Pauillac De Lynch-Bages 2015

Pauillac De Lynch-Bages 2015 - Oferta

Vinho tinto francês

Volume: 750 mL
Região: Pauillac
Safra: 2015
Boca: Médio corpo, boa acidez, taninos presentes, final longo
Produtor: Château Lynch-Bages
Uvas: Cabernet Sauvignon (74%), Cabernet Franc (3%) e Merlot (23%)
Teor alcoólico: 13%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 10 anos
Nariz: Frutas negras, frutas vermelhas, caixa de charuto, amadeirado, especiarias
Visual: Rubi
Amadurecimento: 12 meses em barricas de carvalho de primeiro uso
Decantação: 40 minutos
Harmonização: Cordeiro assado em crosta de mostarda Dijon, lombo suíno com farofa de damasco, mignon ao molho de nozes com purê de mandioquinha, cupim no bafo ao chimichurri, risoto de gorgonzola e pera e mix de queijos maduros

Breve descrição:

Pauillac de Lynch-Bages é o terceiro vinho do conceituado portfólio da vinícola Château Lynch-Bages, que passa por uma rigorosa seleção de uvas.

Os cuidados e atenção dados à vinificação e ao envelhecimento do Grand Cru Classé e do segundo vinho, Echo, são os mesmos dados a este exemplar.

O que muda, é o fato dos vinhedos que originam este tinto são mais jovens comparado aos de onde vieram o primeiro e o segundo vinho.

 

Sobre a vinícola:

O Chateau Lynch Bages é famoso por seu exuberante proprietário, Jean-Michel Cazes, e por seu clarete superlativo e duradouro. De fato, a própria menção ao nome Lynch Bages sempre traz um sorriso no rosto de todos os amantes de Bordeaux; afinal é uma das propriedades mais adoradas do Médoc, produzindo vinhos soberbamente excelentes, independentemente das condições da safra.

Cazes, apesar de seus anos avançados, é um embaixador orgulhoso dos vinhos de Bordeaux há décadas e dos não iniciados. Ele também estabeleceu um restaurante com estrela Michelin, estabeleceu uma escola de vinhos e cria a melhor padaria da região.

No entanto, no papel Lynch Bages continua sendo uma vinícola classificada como “quinta categoria”. Mas os fãs de longo prazo sempre souberam desse nome icônico; seus vinhos navegam muito acima do ranking de 1855 e hoje ninguém discute que Lynch Bages oferece vinhos muito superiores a alguns castelos de terceira e até segunda categoria.

Bernard Dejean vendeu a propriedade a Pierre Drouillard, que morreu tristemente em 1749. Aqui começa a associação da propriedade com a família Lynch, quando a irmã de Drouillard se casou com descendente de irlandeses, Thomas Lynch.

De fato, essa propriedade é considerada uma das famosas propriedades dos “gansos irlandeses”. Posteriormente, o castelo mudou de mãos muitas vezes, até que chegou à posse de um general chamado Felix deVial, na década de 1920.

DeVial tinha pouco interesse no dia a dia da propriedade e portanto contratou o agente de seguros Jean-Charles Cazes para administrá-lo para ele.

No momento em que Cazes se viu envolvido com vinhos, ele decidiu comprar a propriedade da DeVial em 1939. Ele fez melhorias dramáticas em todos os aspectos, incluindo replantio de vinhedos e restauração dos prédios em decomposição.

Seu filho, Andre, assumiu o cargo em 1968, mas no início dos anos 70, ele estava achando difícil dedicar o tempo que Lynch Bages merecia. Então o filho de Andre, Jean-Michel, se mudou de Paris em 1973 e prontamente colocou o castelo no caminho de uma grandeza sem paralelo, investindo em grandes projetos turísticos e reformando a vinícola arcaica.

Cazes também contratou o talentoso enólogo Daniel Llose, um movimento que ele não se arrependeu. Sua direção e carisma são, sem dúvida, as razões pelas quais hoje Lynch Bages é tão respeitado pelos aficionados de Bordeaux em todo o mundo.

Seu filho, Jean-Charles, assumiu as rédeas com admirável facilidade, mas é com Jean-Michel que teremos uma excelente representação dessa propriedade.

Os vinhos de Lynch Bages são muito amados por quem tiver a sorte de prová-los. E por uma boa razão. O vermelho exibe todas as características por excelência de um Pauillac superlativo: poderoso, estruturado, frutado e de longa duração.

Mas, ao contrário de outros vinhos claret, o vinho pode ser apreciado no lançamento, economizando uma espera meticulosa. O branco é igualmente excelente, um Bordeaux branco elegante, com frutas, a um preço atraente.

Como seu primo tinto, ele nunca decepciona e, mesmo em dificuldades, a família Cazes sempre parece criar um vinho que agrada a todos, amado por apreciadores e críticos – enfim um garoto-propaganda adequado para os lendários vinhos tintos de Bordeaux

Referência: https://www.cellartours.com/france/french-wineries/chateau-lynch-bages

Veja a seguir mais 2 rótulos de Château Lynch-Bages: o Echo de Lynch-Bages A.O.C. Pauillac 2014 e o Château Lynch-Bages 2015

Para comprar no site parceiro, clique aqui

Ofertas Relacionadas

Rolar para cima