Hoje vamos a um prato muito especial: Panacota ou Panna Cotta, sobremesa típica da região de Piemonte, na Itália, é elaborada a partir da nata do leite, daí o nome Panna Cotta, que em italiano significa literalmente “nata cozida”.
Primeiro, vamos aprender a fazer a saborosa Panna Cotta: Vamos aos ingredientes:
- 1 xícara e meia de chá de leite
- 1 lata de creme de leite
- Meia xícara de chá de açúcar
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 5 colheres de sopa de água fria filtrada
- 1 envelope de gelatina em pó incolor e sem sabor
Modo de fazer
Vamos juntar o leite, o creme de leite e o açúcar e dissolver e vamos aquecer ao fogo baixo. No início da fervura, retire do fogo e acrescente a baunilha. Deixe reservado.
Em seguida, em outro recipiente, vamos preparar a gelatina com cinco colheres de sopa de água.
Vamos misturar tudo em um só recipiente: a gelatina e o creme que estava reservado.
Aí, é só colocar em taças e gelar até ficar firme.
Vamos acrescentar a calda de vinho
Ingredientes para calda de vinho suave:
- 1 xícara de chá de vinho tinto suave
- Meia xícara de chá de água filtrada
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de sopa e meia de amido de milho
Modo de preparo
Vamos colocar todos os ingredientes numa panela em fogo baixo e vamos mexer até engrossar. Deixe esfriar e coloque na Panna Cotta na hora de servir.
Ingredientes para calda de vinho suave
- 50 ml de vinho tinto seco
- 1 colher de sopa rasa de açúcar
- ½ colher de chá de essência de baunilha
- 300 gramas de morangos
- 300 gramas de framboesas ou amoras
Ingredientes para calda de vinho seco
- 50 ml de vinho tinto seco
- 4 colheres de sopa rasas de açúcar
- ½ colher de chá de essência de baunilha
- 300 gramas de morangos
- 300 gramas de framboesas ou amoras
Modo de preparo
Em uma panela, coloque o vinho e o açúcar. Leve ao fogo e espere ferver e engrossar. Acrescente a essência de baunilha e retire do fogo. Em seguida, adicione as frutas. Mexa e espere chegar naturalmente à temperatura ambiente. Guarde a calda na geladeira até o momento de servir a panna cotta.
3 vinhos suaves para sua calda de vinho suave
1. Vinho tinto brasileiro – Aurora Colheita Tardia Tinto Suave, um vinho que combina com sobremesas como torta de chocolate, como cheesecake de frutas vermelhas, mil folhas e crème Brúlèe. Muito bom também com castanhas e frutas secas.
2. Vinho tinto brasileiro – Pérgola Vinho de Mesa Tinto Suave, um vinho que combina com pratos leves, massas pouco condimentadas, frangos, peixes e sobremesas cítricas.
3. Vinho tinto português – Olaria Suave Alentejo 2017, um vinho que combina com massas leves.
3 vinhos para sua calda de vinho seco
4. Vinho tinto uruguaio – Tierra del Mar Cabernet Sauvignon 2022, um vinho que combina com carnes vermelhas, pizzas e massas ao molho vermelho, queijos.
5. Vinho tinto uruguaio – Tierra del Mar Reserva Tannat 2021, um vinho que combina com carnes vermelhas, pizzas e massas ao molho vermelho, queijos.
6. Vinho tinto argentino – Perdigón Malbec 2021, um vinho que combina com pratos de média estrutura, carnes vermelhas assadas ou cozidas, carnes brancas mais intensas, molhos à base de ervas, tomate ou queijos.
Leia mais sobre estes vinhos
1. Aurora Colheita Tardia Tinto Suave
Produzido na região da Serra Gaúcha pela Aurora, na boca tem gosto doce, encorpado, persistente, um vinho com muito equilíbrio entre álcool, acidez e doçura. Ao nariz, traz aroma com tipicidade pronunciada, notas de cacau, menta, uvas passas, frutas vermelhas como mirtilo e jabuticaba. A partir da Cabernet Sauvignon e Alicante Bouschet, com teor alcoólico de 12% e serviço entre 12°C a 14°C. Este vinho tem um vermelho intenso, com tonalidade violácea e dará um belo visual a sua calda. Classificação: Doce
2. Pérgola Vinho de Mesa Tinto Suave
Produzido na região da Vacaria (Rio Grande do Sul) pela Vinícola Campestre. Este saboroso vinho tem na boca um paladar equilibrado, doce e harmonizado. Ao nariz, traz aromas de frutas vermelhas e frescos. A partir de um blend de uvas, tem teor alcoólico de 10,2% e serviço entre 8° a 10° C. Vermelho violáceo, dará um toque bem requintado à calda. Classificação: Doce.
3. Olaria Suave Alentejo 2017
Produzido na região do Alentejo pela Carmim, este vinho, na boca, é levemente adocicado, devido ao açúcar residual da fruta, e com taninos macios. Ao nariz, frutas vermelhas e especiarias. A partir da Aragonez, Castelão e Trincadeira, tem teor alcoólico de 13%, serviço entre 14° a 16°C. Granada profundo, trará um cor especial à calda. Classificação: Doce.
4. Tierra del Mar Cabernet Sauvignon 2022
Produzido na região de Canelones pela Aurora Uruguai. Na boca, este vinho é encorpado, com taninos redondos e aveludados, acidez equilibrada e final longo. Ao nariz, traz frutas maduras como cassis, cereja e ameixa, e toques de alcaçuz. Um Cabernet Sauvignon com teor alcoólico de 12,5% e serviço a 18°C. Com visual vermelho-rubi profundo com reflexos violáceos, dando um belo tom para a calda da Panna Cotta. Classificação: Seco.
5. Tierra del Mar Reserva Tannat 2021
Produzido na região de Canelones pela Aurora Uruguai. Este saboroso vinho, na boca, é agradável, saboroso, marcante, com taninos macios e final longo. Ao nariz, é expressivo, com notas de frutas pretas, tostado e especiarias. A partir da Tannat, com teor alcoólico de 13,5% e serviço a 18°C. Um belo vermelho-rubi intenso e brilhante que vai dar um belo tom a uma calda de Panna Cotta. Classificação: Seco.
6. Perdigón Malbec 2021
Produzido na região de Canelones pela Aurora Uruguai, este saboroso vinho na boca é agradável, saboroso, marcante, com taninos macios e final longo. Ao nariz, é expressivo, com notas de frutas pretas, tostado e especiarias. Um belo Tannat com teor alcoólico de 13,5% e serviço a 18°C. Com seu vermelho rubi intenso e brilhante, sua calda vai ficar belíssima. Classificação: Seco.
Conclusão
A Panna Cotta é uma sobremesa bem sofisticada. É para aqueles que querem transformar sua mente em um novo universo de luxo e riqueza. Não perca tempo, venha agora comprar seu vinho e fazer sua receita. Venha experimentar com a gente.