Introdução
A moqueca, também conhecida como muqueca ou poqueca, tem origem no termo quimbundo um’keka, que quer dizer caldeirada de peixe. Geralmente é preparada com peixe e outros ingredientes que variam com a região.
No Brasil, o Pará, a Bahia e o Espírito Santo são localidades de origem. O mar é o diferencial, abundando peixes, mariscos, crustáceos. Embora existam receitas com galinhas ou ovos.
Existem moquecas vegetarianas, como as produzidas com jaca, banana, palmitos, entre outros ingredientes.
O Brasil é notabilizado pelas diferentes influências em sua culinária. A Moqueca não é diferente. A peixada, trazida pelos portugueses, se uniu a elementos africanos.
Entre os índios, o peixe se associava à farinha. E, como sabemos, em um bom restaurante, a moqueca vem sempre com um bom pirão.
Receita
Ingredientes
· 4 postas de cação ou garoupa (700 gramas)
· suco de 1 limão
· 1 cebola grande cortada em rodelas
· 1 pimentão vermelho cortado em rodelas
· 1 pimentão verde cortado em rodelas
· 2 tomates maduros cortados em rodelas
· 2 colheres (sopa) de coentro
· 200 ml de leite de coco
· 1 colher (sopa) de azeite de dendê
· 2 tabletes de caldo de camarão
Modo de preparo
Lave bem o peixe, regue com o suco de limão e deixe descansar por cerca de 1 hora. Em uma panela grande, coloque o peixe, a cebola, os pimentões, os tomates e polvilhe coentro. Esfarele os tabletes de caldo de camarão, misture-os ao leite de coco e regue o peixe. Leve ao fogo baixo, com a panela parcialmente tampada, por 20 minutos. Mexa algumas vezes até que esteja cozido. Junte o azeite de dendê e adicione sal. Retire do fogo e sirva bem quentinha.
Harmonizações especiais para você
Quando se trata de pratos elaborados, como é a moqueca, com média estrutura, a boa pedida começa sempre com um bom espumante francês, como o Champagne Montaudon Réserve Première Brut 1,5 L. Harmonioso, bem estruturado, corpo médio, volumoso, frutado com toques de panificação, acidez vibrante, agradável frescor, final longo.
Abrir com este espumante me leva a não decepcionar na próxima pedida. Em matéria de moqueca, vou homenagear a Semana de Arte Moderna: Vinho rosé brasileiro – 22 Tarsila Pinot Noir Rosé 2020, Saboroso, complexo, acidez marcante, toques frutados e minerais. Também aconselho o vinho branco brasileiro – 22 Tarsila Chardonnay 2020, saboroso, complexo, com excelente volume em boca e acidez marcante.
Bom, se o prato tem origens portuguesas, então, pelo terroir, vou aconselhar o vinho branco português – Villa do Mar Branco Atlântico. Um vinho fresco, ácido e delicado. Bom, para a moqueca de camarão, vou dar duas dicas infalíveis: o vinho rosé português – Boca mar Regional Algarve Rosé 2021. Vinho jovem, leve, frutado com nuances minerais, bom volume em boca, acidez média, agradável frescor. Aqui também ressalto o vinho rosé francês – Château LEsparrou Intense IGP Pays dOc Rosé 2020. Vinho jovem, leve, frutado, acidez média para alta, agradável frescor.
Por fim, aos nossos vegetarianos de plantão. Para a moqueca de grão de bico, vão duas dicas: o vinho rosé chileno – Casas del Toqui Rosé 2021. Um vinho jovem, leve, frutado, rico, acidez agradável. Aos que preferem o os vinhos brancos: vinho branco italiano – Tenuta SantAntonio Fontana DOC Soave 2021. Vinho jovem, leve, frutado, delicado, cítrico e refrescante.
Conclusão
A moqueca é um prato que remonta às origens deste país, sua miscigenação e os efeitos na culinária. Este prato, cheio de brasilidade com toques africanos e portugueses, traz aos nossos encontros um raro prazer. Venha, faça a nossa receita, escolha um vinho e desfrute de todos esses sabores.
E veja abaixo mais vinhos para harmonizar com a sua moqueca:
⇒ O rosé Malbec argentino
Partridge Flying Malbec Rosé 2022:
Vinho jovem, leve, frutado, boa acidez, refrescante; Produtor: Viña Las Perdices; Teor alcoólico: 13%; Uva: Malbec (vinho varietal); Nariz: Frutas vermelhas como cereja e ameixa, sutil floral; Harmonização: Temaki de salmão sanduíche de lombo de porco, moqueca, macarrão ao pesto com tomate cereja
Compre aqui
⇒ O branco Chardonnay chileno
Aves Del Sur Chardonnay Valle del Loncomilla DO 2022:
Intenso, refrescante, frutado, persistente, com acidez marcante; Produtor: Viña del Pedregal; Teor alcoólico: 13,5%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Expressivo, com notas de frutas tropicais, manga, banana e abacaxi; Harmonização: Queijo Brie empanado, moqueca de camarão, tabule
Compre aqui