Vinho tinto argentino
Volume: 750 mL
Região: Luján de Cuyo
Safra: 2017
Boca: De paladar franco e fresco, com bom corpo e caráter especiado. Final persistente, aparecendo os defumados pela maturação no carvalho
Produtor: Luigi Bosca
Uva: Cabernet Sauvignon
Teor alcoólico: 14,3%
Serviço: 18°C
Potencial de guarda: 10 anos
Nariz: Seus aromas são sutis e equilibrados, com notas de frutas vermelhas maduras, especiarias e cedro
Visual: Vermelho rubi profundo
Amadurecimento: 14 meses em barricas de carvalho francês e americano
Harmonização: Carnes vermelhas, massas com molho vermelho, carne suína, queijos
Breve descrição:
Luigi Bosca, vinícola muito conhecida entre os brasileiros, principalmente pelos seus Malbecs, assina esse Cabernet aromático e complexo, que deriva dos seus 14 meses de barricamento.
Encorpado e decerto especiado, com taninos macios, ótima acidez e sutis notas apimentadas.
Um vinho longo e de fato, elegante, e com alto potencial de guarda.
Sobre a vinícola:
Bodegas Luigi Bosca é uma propriedade vinícola em Mendoza, Argentina. Possui vinhedos em toda a região de Mendoza, aonde se planta principalmente a variedade Malbec, mas também Cabernet Sauvignon, Chardonnay e Pinot Noir, entre outros.
A vinícola está localizada em Luján de Cuyo, mas existem vinhedos em Maipú e no Vale do Uco.
Todas as vinhas estão em alta altitude, o que inegavelmente é uma das características mais importantes de Mendoza – as temperaturas noturnas mais frias, características das maiores altitudes, tornam a viticultura possível na região desértica e ensolarada.
Como resultado, as vinhas de Luigi Bosca produzem uvas com sabor rico e varietalmente expressivas, mas com um equilíbrio de acidez.
Todas as vinhas são plantadas com uma quantidade grande de variedades, exceto a vinha Finca los Miradores, já que é aonde se planta exclusivamente Malbec.
As vinhas mais antigas – com até 90 anos – podem ser encontradas nos solos arenosos e de baixo rendimento da vinha Finca los Nobles, e produzem uvas que são usadas dessa forma nos melhores vinhos.
As vinhas de Luigi Bosca são irrigadas com neve derretida nos Andes, que foi canalizada com o propósito de servir como canais de irrigação.
Luigi Bosca produz vinhos para diferentes níveis aquisitivos, do nível de entrada ao super premium. O vinho principal, Icono, é uma mistura Cabernet – Malbec e é proveniente das melhores parcelas da vinha Finca los Nobles.
As variedades são envelhecidas separadamente em carvalho para posteriormente serem misturadas e envelhecidas em barricas novas de carvalho francês por mais 12 meses. Este vinho é engarrafado sem ser filtrado e assim tem o potencial para envelhecer por pelo menos 20 anos após a safra.
Referência: www.wine-searcher.com
Veja a seguir mais rótulos da vinícola Luigi Bosca
Para comprar no site parceiro, clique aqui