Vinho branco francês
Volume: 750 mL
Região: Borgonha
Safra: 2015
Boca: Cremoso, elegante, com boa acidez e final limpo
Produtor: Maison Louis Jadot
Uva: Chardonnay
Teor alcoólico: 13%
Serviço: 10°C
Potencial de guarda: 2023
Nariz: Frutas brancas e amarelas maduras, avelã, com toques de especiarias
Visual: Amarelo-dourado brilhante
Amadurecimento: 15 meses em barrica de carvalho
Tipo de fechamento: Rolha
Harmonização: Carnes brancas, aperitivos, queijos e frutos do mar
Premiações/Pontuações: pontuado com 92 pontos pela revista Wine Enthusiast, pontuado com 92 pontos pela revista Wine Spectator, pontuado com 90 pontos pelo portal CellarTracker
Gradação de 0 a 10
Doçura: 0
Tanino: 0
Acidez: 6
Frutado: 8
Breve descrição:
Meursault é uma comuna assim como uma Denominação de Origem na região de Borgonha, e é famosa por seus vinhos brancos charmosos e expressivos, como este Louis Jadot.
Um vinho barricado, e sendo assim quando jovem possui personalidade fina, frescal e mineral, e vai adquirindo com o tempo riqueza e uma maravilhosa complexidade, com goles cremosos e elegantes.
Inegavelmente aclamado pela crítica especializada internacional, com altas pontuações das mais importantes publicações.
O Louis Jadot é uma experiência única e inesquecível, principalmente se servido em companhia de aperitivos ou frutos do mar.
Sobre a vinícola:
A Maison Louis Jadot foi fundada em 1859, a princípio como uma casa negociante; as aquisições de vinhedos famosos da Borgonha, como Corton Charlemagne e Chevalier Montrachet Les Demoiselles, ocorreram sob a direção de Louis Jean Baptiste Jadot logo após 1900.
Posteriormente, em 1954, André Gagey se tornou o diretor da empresa, e hoje seu filho Pierre-Henry atua como presidente, cargo que assumiu em 1992. Em 1985, a empresa foi vendida para seu importador americano Kobrand, que continua então a comercializar os vinhos até hoje.
Enquanto Jadot comprou um domaine em Oregon chamado Résonance Vineyard em 2013, toda a sua produção restante é da Borgonha, com uma divisão 50/50 entre vinhos brancos e tintos. Para os brancos, a maioria é da Côte d’Or, com o restante de Maconnais.
Para vinhos tintos, 50 por cento é da Côte d’Or, com o restante do Beaujolais. Jadot possui um total de 85 hectares de vinhedos cru Beaujolais, 18 hectares em Pouilly-Fuisse e 140 hectares na Côte d’Or, um total portanto de 243 hectares. Em termos de classificação, 50 desses hectares são 50 Premier Cru e 8 Grand Cru.
Entre as participações mais premiadas estão aquelas rotuladas como Domaine des Héritiers Louis Jadot, que respondem por aproximadamente 15 hectares de vinhedos em denominações como Corton, Corton-Charlemagne (adquirido em 1914) bem como Beaune Clos des Couchereax Premier Cru, comprado em 1836.
Hoje, a vinícola é considerada a melhor de Borgonha, e o uso das leveduras naturais, presentes nas cascas das uvas, é ainda mais um diferencial.
A localização, no sul da Côte de Beaune, a altitude das vinhas, que variam através de encostas suaves que ficam entre 230 e 360 metros acima do nível do mar, bem como a orientação leste, favorável a insolação máxima, são fatores que privilegiam as vinhas.
Referência: https://www.wine-searcher.com
Veja a seguir mais 1 rótulo de Maison Louis Jadot: o Louis Jadot Chablis AOC 2017
Para comprar no site parceiro, clique aqui