Il Poggione Brunello di Montalcino DOCG 2016
*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto italiano – Il Poggione Brunello di Montalcino DOCG 2016
Para comprar no site parceiro, clique aqui
Volume: 750 mL
Região: Toscana
Safra: 2016
Boca: Intenso, aromático e equilibrado, com taninos macios e aveludados
Produtor: Tenuta Il Poggione
Uva: Sangiovese
Teor alcoólico: 14,5%
Serviço: 18°C
Nariz: Aroma intenso e persistente, com notas de frutas vermelhas maduras, especiarias e violetas
Potencial de guarda: 2030
Visual: Vermelho-rubi
Amadurecimento: 24 meses em barricas de carvalho francês
Tipo de fechamento: Rolha de cortiça
Harmonização: Carnes vermelhas, carnes de caça, queijos maduros
Premiações/Pontuações: 96 pontos Wine Spectator, 96 pontos Decanter, 96 pontos Wines Critic, 95 pontos Robert Parker, 94 pontos Wine & Spirits Magazine, 93 pontos Wine Enthusiast, 92 pontos CellarTracker, 17.5|20 Vinum, Vinho Vegano, Vinícola Sustentável
Gradação de 0 a 10
Doçura: 0
Tanino: 8
Acidez: 8
Frutado: 8
Breve descrição:
Conforme diz Eric Guido, crítico da célebre publicação de vinhos Vinous: “Il Poggione consegue se manter no topo entre os maiores produtores de Brunello, entregando um nível de qualidade alto e produzindo alguns dos melhores vinhos da safra ano após ano. Este Brunello di Montalcino 2016 é um exemplo magnífico disso”.
Um Brunello que é um verdadeiro clássico da Itália, totalmente feito com a casta Sangiovese. Assim, temos um exemplar que oferece uma maravilhosa experiência sensorial com aromas de frutas vermelhas maduras, especiarias e violetas.
Essa experiência é completada em seguida por um paladar intenso e equilibrado, com taninos macios e aveludados.
Sobre a vinícola:
Tenuta Il Poggione é uma propriedade na denominação Montalcino DOCG da Toscana, particularmente conhecida por seus ricos bem como densos vinhos Brunello equilibrando frutas maduras, elementos saborosos e uma estrutura clássica.
Sem dúvida, eles são considerados alguns dos melhores vinhos produzidos na Itália, e a safra de 2010 ficou em 4º lugar no ranking dos 100 melhores vinhos de 2015 da Wine Spectator.
A propriedade cobre 600 hectares, com 125 hectares plantados com videiras. Uma nova vinícola foi construída em 2004, mas a vinificação é uma mistura de modernidade e tradição com foco em grandes barris de carvalho francês envelhecidos em caves subterrâneas.
O Brunello standard envelhece três anos em barricas de carvalho francês de 3000-5000 litros. Ao mesmo tempo em que Riserva Vigna Paganelli só é produzida nos melhores anos a partir da vinha mais antiga da quinta, plantada em 1964. Envelhece da mesma forma mas durante mais um ano.
Sendo assim, o material das vinhas Paganelli é usado para quaisquer novos plantios. As vinhas mais jovens Brunello – com menos de 20 anos – fornecem o fruto do Rosso di Montalcino, que então envelhece 12 meses em carvalho.
Il Poggione produz uma variedade de vinhos fora do Brunello DOCG também, incluindo uma mistura Cabernet – Sangiovese assim como uma mistura Merlot – Sangiovese sob a designação IGT Toscana, e um vin santo chamado Sant’Antimo.
A propriedade foi fundada no final do século 19 por Lavinio Franceschi, um proprietário de terras nas colinas acima de Florença, que comprou terras e começou a plantar vinhas Sangiovese e a introduzir métodos agrícolas modernos. Il Poggione permanece propriedade de seus descendentes.
Referência: www.wine-searcher.com
Veja a seguir mais rótulos da vinícola Tenuta Il Poggione
Para comprar no site parceiro, clique aqui