Ice Cattin Crémant d’Alsace AOC Demi-Sec

Ice Cattin Crémant d'Alsace AOC Demi-Sec - Oferta

Espumante francês

Volume: 750 mL
Região: Alsácia
Boca: Cremoso, persistente, com acidez moderada e final fresco e adocicado
Produtor: Cattin
Uva: Pinot Auxerrois
Teor alcoólico: 12%
Serviço: 9°C
Potencial de guarda: Pronto para beber
Nariz: Toques de fermento, mel e tostados, complementados por um final levemente cítrico
Visual: Amarelo-ouro com perlage persistente
Amadurecimento: 5 meses em taques de aço inox + 12 meses em garrafa com as borras
Classificação: Meio Seco/Demi-Sec
Harmonização: Pad thai, frutos do mar, lagosta

Gradação de 0 a 10

Doçura: 8
Tanino: 0
Acidez: 6
Frutado: 6

Breve descrição: Para ser classificado como Crémant d’Alsace o espumante precisa ser produzido através do método tradicional, o que significa um tempo maior em contato com as borras, o que resulta nos intensos aromas de pão e mel. A uva Pinot Auxerrois, da qual é elaborada este espumante, é uma das principais castas cultivadas na região da Alsácia, e ela é bem rara no Brasil. Sendo assim, coloque-o na taça junto com algumas pedrinhas de gelo para ter uma viagem garantida nos solos dessa fascinante região francesa.

Sobre a vinícola: No final do século XVII, François Cattin, nascido em Porrentruy, na Suíça, chegou a se instalar nesta pequena vila alsaciana de Voegtlinshoffen, localizada a 10 quilômetros ao sul de Colmar. Em 1720, François Cattin decidiu se tornar um enólogo, além de seu trabalho como construtor. As 11 gerações seguintes continuaram seu legado e foi assim que os negócios da família começaram!

Por volta de 1850, Antoine Cattin decidiu se concentrar exclusivamente na profissão de enólogo. Ele marcou o início da especialização, realizada por todos os seus descendentes. Joseph, um de seus filhos, assumiu a propriedade da família. No final do século XIX, a praga da filoxera começou a danificar seriamente a vinha da Alsácia. Joseph Cattin, tendo estudado com sucesso, dedicou seu tempo lutando contra essa praga. Ele se tornou um dos pioneiros da viticultura da Alsácia, sendo recompensado com o diploma de Vignoble modèle. Seu irmão, Théodore, buscou a gastronomia criando o restaurante La Cigogne, em Paris. Este lugar, conhecido por sua famosa gastronomia alsaciana, é muito frequentado pela classe alta parisiense e por muitos convidados estrangeiros. Este lugar tornou-se então uma excelente frente de loja para expor os vinhos da Alsácia de seu irmão Joseph. Joseph Cattin como marca nasceu!

Após a morte de Joseph, seu filho, Antoine, assumiu a empresa cercada por 7 hectares de videiras. Enólogo de renome pela qualidade de seus vinhos finos, Antoine realmente se preocupou em preservar o corpo e a singularidade que criam a originalidade dos vinhos da Alsácia.

Em 1978, Jacques e Jean-Marie, netos de Joseph Cattin, assumiram a propriedade da família; Jacques, como gerente, e Jean-Marie, administrando as operações da vinha. Jacques começou a modernizar a Vinícola Cattin; uma nova dinâmica foi criada. Em 25 anos, os meios de produção foram completamente transformados e a vinha se espalhou por 60 hectares.

Em 2007, Jacques Junior ingressou na empresa após ter estudado engenharia em agronomia e vinificação. Em colaboração com o pai, Jacques Cattin Senior, Jacques Junior assumiu o comando da produção de vinho e do departamento financeiro. Sua esposa, Anaïs, se formou em uma prestigiada escola de negócios e com fortes experiências em comércio internacional, ingressou na empresa em 2012. Atualmente, ela é responsável pelo departamento de vendas internacionais.

Referência: https://www.cattin.fr/en/la-maison/une-famille-de-vignerons/

Veja a seguir mais 1 rótulo de Cattin: o Ice Cattin Rosé Premium Demi-Sec Crémant d’Alsace AOC

Para comprar no site parceiro, clique aqui

Ofertas Relacionadas

Rolar para cima