Introdução
Caldo verde é uma sopa feita a base de batatas e couve. Nasceu no século XV no norte de Portugal, principalmente no Minho e Douro. Era um preparado de trabalhadores do campo. Caldo Verde é uma receita que foi se adaptando ao longo do tempo em diferentes regiões. Portanto, uma boa harmonização de vinho com caldo verde é perfeita para honrar a memória da nossa herança portuguesa e bem aproveitar o inverno brasileiro.
Fazer um caldo verde é muito fácil. Nesta variação, vamos usar: 500 g de carne moída, 6 batatas grandes, 2 xícaras de couve manteiga cortada em tirinhas finas, 2 tabletes de caldo de carne, bacon a gosto cortado em cubinhos e pimenta-do-reino e sal a gosto.
Assim, vamos colocar numa panela de pressão as batatas, os tabletes de caldo, pimenta-do-reino e sal. Depois, vamos cobrir tudo com água e cozinhar por 15 minutos após pegar pressão. Após cozido, colocamos tudo no liquidificador (junto com a água do cozimento) e batemos. Depois, reservamos.
Em outra panela, fritamos a carne moída com um pouco de azeite, adicionamos o bacon e é só fritar bem até secar a água da carne. Vamos Despejar o líquido do liquidificador na panela com a carne e misturar deixando ferver um pouco. É hora de acertar o sal se necessário. Depois, Colocamos a couve manteiga e desligamos o fogo.
O melhores vinhos para harmonizar:
1. Vinho branco português – Vallado Três Melros Branco Douro DOC 2019, um vinho de boa estrutura, refrescante, mineral, com sabor equilibrado e persistente.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/45hC9Sp”]Compre aqui[/button]
2. Vinho branco italiano – Santa Cristina Amabile Casasole Classico Orvieto DOC 2019, um vinho levemente doce, fresco e fácil de beber.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3WufT3O”]Compre aqui[/button]
3. Vinho branco português – Flor de Sal IV Bronze Antão Vaz Sémillon Vinho Regional Alentejano 2020, um vinho refrescante, jovem, com acidez marcante, final longo e frutado.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3MQzU1g”]Compre aqui[/button]
4. Vinho rosé espanhol – Castilla Real Tempranillo Rosé Joven La Mancha DO 2021, um vinho refrescante, agradável, fácil de beber, com acidez vibrante, corpo médio e frutado.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3OyYzZs”]Compre aqui[/button]
5. Vinho tinto chileno – Miguel Torres Hemisferio Sur Reserva Cabernet Sauvignon 2019, um vinho de corpo entre leve e médio, frutado com nuances herbáceas e de especiarias, taninos macios, acidez agradável.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/45qbsek”]Compre aqui[/button]
6. Vinho tinto argentino – Salentein Killka Cabernet Sauvignon 2021, um vinho jovem, corpo médio, frutado, boa estrutura, taninos sedosos.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3WvldUj”]Compre aqui[/button]
7. Vinho tinto australiano – John Duval Annexus Barossa Valley Grenache 2018, a cereja do bolo, um vinho de corpo médio, frutado com nuances herbáceas e de especiarias, complexo, bem estruturado, taninos aveludados, acidez vibrante, excelente frescor, final persistente e agradável.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3q3M11W”]Compre aqui[/button]
Leia mais sobre estes vinhos abaixo
1. Vallado Três Melros Branco Douro DOC 2019
Vallado Três Melros Branco Douro DOC 2019 – Vinho branco português
Um vinho com notas intensas de frutas brancas maduras com toques cítricos e florais. Parte deste vinho estagia durante 6 meses em cubas de aço inoxidável e o restante estagia em barricas usadas de carvalho francês sofrendo periodicamente a operação de batonnage. Possui uma cor amarelo-palha brilhante.
2. Santa Cristina Amabile Casasole Classico Orvieto DOC 2019
Um vinho de Aroma intenso de maçãs, bananas e raspas de laranja. Com cor amarelo-palha claro, vem das deliciosas uvas Procanico, Grechetto, Verdelho, Drupeggio e Malvasia.
3. Flor de Sal IV Bronze Antão Vaz Sémillon Vinho Regional Alentejano 2020
Flor de Sal IV Bronze Antão Vaz Sémillon Vinho Regional Alentejano 2020
Produzido a partir das uvas Antão Vaz e Sémillon, este vinho amarelo ouro possui notas intensas de frutas tropicais com toques minerais.
4. Castilla Real Tempranillo Rosé Joven La Mancha DO 2021
Castilla Real Tempranillo Rosé Joven La Mancha DO 2021 – Vinho rosé espanhol
Este é um Tempranillo de aroma Intenso, com notas de geleia de morango, framboesa, e nuances herbáceas. Este vinho possui um visual rosa salmão intenso e brilhante.
5. Miguel Torres Hemisferio Sur Reserva Cabernet Sauvignon 2019
Miguel Torres Hemisferio Sur Reserva Cabernet Sauvignon 2019 – Vinho tinto chileno
Produzido a partir da saborosa Cabernet Sauvignon, este é um vinho com aromas de frutas negras maduras, especiarias, vegetal, tostado, alcaçuz. Com coloração rubi, 40% deste vinho amadureceu por 6 meses em carvalho francês.
6. Salentein Killka Cabernet Sauvignon 2021
Salentein Killka Cabernet Sauvignon 2021 – Vinho tinto argentino
Um especialidade de los hermanos, a Cabernet Sauvignon, produz este vinho com aromas de frutas vermelhas, especiarias, um toque de baunilha; proveniente dos seus 6 meses em barricas de carvalho. Possui um tom rubi profundo.
7. John Duval Annexus Barossa Valley Grenache 2018
John Duval Annexus Barossa Valley Grenache 2018 – Vinho tinto australiano
Como já disse, a cereja do bolo! Este é um vinho produzido a partir da Grenache. Com 12 meses em barricas de carvalho francês, este vinho vermelho rubi, traz intensos aromas de frutas vermelhas acompanhadas por notas florais, alcaçuz, de ervas e de especiarias doces. Este é um Grenache delicioso e distinto, que te faz ansiar pelo próximo gole.
Conclusão
O frio vem trazer aconchego e marcar seus encontros com maior intimidade. Nada como um saboroso caldo verde e um excelente vinho para harmonizar. Bom, te damos a receita e a harmonia, a melhor parceria para esta harmonia, você escolhe.