Vinho tinto italiano
Volume: 750 mL
Região: Campania
Safra: 2016
Boca: Equilibrado, persistente, potente, com taninos macios e redondos
Produtor: Feudi di San Gregorio
Uva: Aglianico
Teor alcoólico: 13,5%
Serviço: 15°C
Potencial de guarda: 2023
Nariz: Frutas vermelhas com toques de alcaçuz e especiarias doces
Visual: Vermelho-rubi intenso
Amadurecimento: 6 meses em barricas de carvalho francês
Tipo de fechamento: Rolha de cortiça
Harmonização: Massas, risotos, sopas de legumes e carnes
Premiações/Pontuações: 90 pontos pela revista Wine Enthusiast
Gradação de 0 a 10
Doçura: 0
Tanino: 6
Acidez: 4
Frutado: 8
Breve descrição: Vindo da aglianico, uma uva ícone da região italiana de Campania, esse tinto foi elaborado com maestria pela vinícola Feudi di San Gregorio. E com os 6 meses de maturação em barricas de carvalho, o resultado foi um vinho equilibrado, potente e persistente e com complexidade de aromas, explorando ao máximo todo o potencial da variedade e do terroir da região. Uma recomendação é harmonizá-lo com pratos da culinária italiana.
Sobre a vinícola: A Feudi di San Gregorio é a vinícola líder no sul da Itália que trouxe a região da Campania de volta à vanguarda dos amantes de vinho em todo o mundo. Foi fundada em 1986 em Sorbo Serpico, uma pequena vila na região de Irpinia, na Campania, perto do Monte Vesúvio. A vinícola Feudi di San Gregorio reside nas suaves colinas de Sorbo Serpico e tem mais de 300 hectares de vinhedos em todo o Irpinia DOCG e Sannio DOC.
Na época do pontificado de Gregorio Magno (590-604 d.C.), as terras de Sannio e Irpinia, localizadas ao longo da Appia e sempre cultivadas em videiras, constituíam a base sannítica do Patrimonio (patrimônio) de São Pedro. Inspirado na memória viva de São Pedro da era gregoriana, Feudi di San Gregorio homenageia essa rica história com vinhedos de até 180 anos e videiras de até 150 anos e incentiva as pessoas a redescobrir a identidade dos sabores do Mediterrâneo por meio de uvas indígenas como Falanghina, Fiano Di Avellino, Greco di Tufo e Aglianico. Eles são conhecidos por trazer uma abordagem moderna de vinificação à tradição dessas uvas nativas, resultando em elogios internacionais por seus vinhos e vinícolas, incluindo mais de 90 aclamações críticas, 25 prêmios Tre Bicchieri de Gambero Rosso e Vinícola do ano pela AIS (2011 e 2013).
Referência: https://www.terlatowines.com/brands/italy/feudi-di-san-gregorio
Veja a seguir mais 2 rótulos de Feudi di San Gregorio: o Tempa di Zoe Diccioto e o Feudi di San Gregorio Pietracalda Fiano di Avellino DOCG 2018
Para comprar no site parceiro, clique aqui