Festas: O guia definitivo de vinhos para eventos

Publicado em:

FESTAS E VINHOS

Bons vinhos tornam as festas ainda mais especiais. Saiba como escolher e calcular a quantidade certa para seu evento.

Que festas são incríveis e uma das melhores formas de dividir nossas alegrias e conquistas, não temos dúvidas. Mas, fato é, que a hora de planejar um evento e determinar a quantidade de comes e bebes para uma celebração, não é tão divertida assim, concorda? No entanto, apesar de não ser uma ciência exata, calcular a quantidade de vinhos para eventos é uma missão possível! Para isso, o Center Gourmet preparou um guia completo. A partir de agora, você vai descobrir o que fazer antes de escolher os vinhos e fechar a conta do bar para as suas festas. Ou seja, você vai entender como calcular a proporção entre convidados e garrafas de vinhos. Em seguida, como escolher o vinho certo para o seu cardápio. Para fechar, vamos te revelar uma dica incrível para você não errar na hora de comprar os vinhos para sua festa. Então, leia até o final!

Calcular bebidas para festa: o que fazer para não faltar nem sobrar?

festas e vinhos

Cada evento pede um tipo de buffet. Cada buffet pede o vinho certo. Para acertar em cheio nas bebidas, confira nosso guia!

Geralmente, a maior preocupação de quem organiza festas é o que servir aos convidados. Aliás, quando se fala em festa, já pensamos nos grandes banquetes e na alegria depois de uma taça ou outra de vinho, certo? Então, nada mais justo do que se planejar com antecedência e oferecer o suficiente para que os convidados fiquem satisfeitos. Essa conta, porém, depende de vários fatores. Confira alguns a seguir.

A festa será de manhã, à tarde ou à noite?

Nesse caso, o horário tem influência direta na quantidade de vinho que você deve ter à disposição. Em geral, em festas realizadas à noite o consumo de bebidas é bem maior do que em outros horários e pedem vinhos mais encorpados e secos, por exemplo. Por outro lado, festas que acontecem pela manhã ou à tarde, podem ser regadas a vinhos leves e refrescantes.

Quantos convidados estarão presentes?

Logicamente, quanto mais pessoas, mais bebidas. Além disso, estar na companhia de quem bebe bastante pode levar outros a beberem também. Por isso, pense bem nos hábitos de quem estará presente às festas.

Eles são mais jovens ou mais velhos?

Quanto mais jovens os convidados, mais bebidas são consumidas. Então, o perfil dos convidados é um fator importante na hora de calcular a quantidade de bebidas para festas, sejam elas grandes ou pequenas.

Qual a quantidade de crianças entre os convidados?

De início, parece óbvio. No entanto, é um detalhe que costuma passar batido em alguns eventos. Então, tire tempo para especificar na lista de convidados quantos ainda são crianças. Afinal, você talvez se surpreenda ao notar que em um evento com 150 pessoas, um terço delas não consome bebidas. Consequentemente, o cálculo muda.

Qual o tipo de evento?

Se o evento é mais formal ou corporativo, com hora para começar e hora para acabar, por exemplo, o ambiente não é tão descontraído. Por outro lado, se é uma festa de família ou um evento super descontraído, os convidados se sentem mais à vontade. Consequentemente, consomem mais bebidas.

Qual o cardápio escolhido? Vai ter refeição completa ou apenas bolo e Champagne?

Mais à frente, você vai encontrar todos os detalhes para escolher o vinho certo para cada tipo de cardápio e a média da quantidade de bebidas por convidado. Mas, já vamos adiantar que, se decidir servir bolo e Champagne, você deve ter 01 garrafa para cada 02 pessoas. Por outro lado, se for apenas para o brinde, será 01 garrafa para cada 08 pessoas. A partir de agora, vamos entrar nos detalhes das proporções para tirar todas as suas dúvidas quanto a como calcular a quantidade certa de bebidas por pessoa em festas.

Relação entre vinho e número de pessoas em festas

FESTAS E VINHOS

Fazer as escolhas certas resultam em economia e no sucesso do seu evento.

Para começar, vamos falar sobre como calcular a quantidade de vinho por pessoa em festas e eventos. Afinal, essa é uma preocupação real para quem quer garantir que vai ter vinho, cerveja, drinks, Whisky e água até o final da festa.

Como determinar quais tipos de vinho servir em um encontro?

Quando o assunto é vinhos, existem dicas excelentes para que você harmonize os rótulos com o cardápio escolhido para o evento. De fato, você pode oferecer diferentes tipos de vinhos, brancos, rosés, tintos e espumantes ou qualquer outro durante o mesmo evento. Tudo depende do prato ou aperitivo que está sendo servido.  Então, vamos ao que interessa e veja aqui os tipos de vinhos e quantidades para diferentes festas e eventos.

Happy Hour com amigos

Normalmente, em um Happy Hour são servidos diversos tipos de comidinhas e aperitivos. Então, o mais indicado é servir um espumante. Na verdade, ele é um curinga. Mas, se você prefere um vinho tranquilo, brancos e tintos também vão super bem nesse momento descontraído. E a quantidade?

  • Vinho tinto: 01 garrafa (750ml) serve, em média, 02 pessoas.
  • Vinho branco: 01 garrafa (750ml) serve, em média, 04 pessoas.
  • Espumante: 01 garrafa (750ml) serve, em média, 02 pessoas.

Jantar com vinhos

Nesse caso, o evento é dinâmico e os convidados experimentam vinhos que harmonizam com cada prato, da entrada à sobremesa. Veja quanto disponibilizar para cada pessoa.

  • Vinho para socializar e entrada: 01 garrafa (750ml) serve, em média, 03 pessoas. Nesse caso, você pode servir o mesmo vinho para as duas situações.
  • Prato principal: 01 garrafa (750ml) serve, em média. 04 pessoas.
  • Sobremesa: 01 garrafa (750ml) serve, em média, 08 pessoas.

Churrasco

Entre as festas mais animadas, mais longas e que todo mundo ama, o churrasco ganha disparado! Organizar tudo e fazer um bom churrasco de família está no sangue do brasileiro. Fazer um evento para muitos convidados envolvendo um churrasco, porém, já é outra história. Afinal, como dito, churrasco é uma festa por si só. Ele não precisa nem de motivo para acontecer e não tem hora para acabar. Nesse caso, o lado bom é que não é preciso mudar o tipo de vinho durante o evento. Ou seja, o mesmo vinho tinto que for servido no início, pode ir até o final. No entanto, vale lembrar que os espumantes são mais consumidos que os vinhos tranquilos. Para saber tudo sobre um dos melhores vinhos para acompanhar o churrasco, veja nossas dicas no blog.

  • Para churrasco: 01 garrafa (750ml) serve, em média, 02 pessoas.

infográfico vinho por pessoa

Casamentos e grandes festas

Nesses casos, costumamos servir vinhos tintos e espumantes. Pois, eles vão bem com praticamente todo tipo de cardápio. Então, você pode calcular a quantidade levando em conta o tempo de duração da festa. Assim, nossas dicas são para um festa com duração de 06 horas e variam caso sirvam outras bebidas também:

  • Espumante: considere 500ml por pessoa, ou seja, 02 garrafas a cada 03 pessoas.
  • Vinho tinto: 01 garrafa (750ml) serve, em média, 05 pessoas.
  • Se você contratar um bar para oferecer drinks e decidir servir cerveja ou Whisky também, essa quantidade muda:
  • Espumante: 01 garrafa (750ml) serve, em média, 03 pessoas.
  • Vinho tinto e vinho de sobremesa: 01 garrafa (750ml) serve, em média, 08 pessoas.
  • Vinho do Porto na mesa de saída da festa: 01 garrafa (750ml) serve, em média, 20 pessoas.

Como o clima influencia o consumo de vinhos em festas?

É fácil entender que no frio, tendemos a escolher um vinho tinto para acompanhar refeições quentes e aconchegantes. Por outro lado, em dias e noites quentes, os vinhos leves e frescos ganham destaque. Por isso, festas realizadas durante o dia e na primavera ou no verão tendem a ter um consumo maior de vinhos rosés, brancos e espumantes, que ficam deliciosos geladinhos.

Qual o melhor vinho para festas

festas

Será que existe um tipo certo de vinho para cada festa?

A resposta é: depende. Até aqui, você já viu que cada evento tem características próprias e que exigem diferentes tipos de vinhos. Então, o melhor a fazer na hora de escolher o vinho ideal para uma festa é degustar. Isso mesmo! Afinal, antes de fazer uma recepção, celebrar um aniversário ou organizar um evento para muitos convidados, é comum experimentar os pratos que serão servidos. Por isso, faça o mesmo com os vinhos e observe qual deles encaixa melhor no cardápio eleito para a celebração. Daqui a pouco, vamos entrar nos detalhes dos tipos de carnes e vinhos do cardápio. Mas, agora, entenda de forma breve a como esses ingredientes conversam entre si.

Os vinhos tintos, por exemplo, costumam ser os melhores para acompanhar jantares. Afinal, nessas refeições você pode servir carnes mais fortes. Mas, se o prato principal for uma massa, um vinho branco também pode casar muito bem. Por outro lado, se quiser fazer do evento um sucesso, divirta os convidados. Para isso, contrate um barman e ofereça diferentes drinks de espumante. Ou então, sirva vinhos da região e deixe claro para os convidados esse detalhe. Dessa forma, seu evento ganha um tom pessoal, mostra que os detalhes foram pensados para a alegria dos presentes.

Relação entre cardápio e vinhos

Antes de escolher o vinho para seu evento, lembre-se que menos é mais. Ou seja, um bom vinho tinto, um bom vinho branco, ou rosé, e um espumante delicioso são suficientes para fazer a festa dos convidados. Isso significa que não é necessário oferecer diferentes rótulos de cada tipo de vinho na mesma festa. Para começar, existem alguns vinhos considerados curingas na harmonização, aqueles que você pode levar tranquilo para o jantar na casa de amigos e ter certeza de que não ficará perdido na mesa.

Entre eles estão os vinhos tintos de uvas Pinot Noir, os vinhos brancos de uvas Chardonnay e os espumantes brut. Os tintos vão bem com carnes vermelhas e são os queridinhos dos brasileiros. Já os brancos, combinam perfeitamente com saladas, massas e carnes mais leves, como peixe. Vinhos rosés não ficam para trás e são os melhores para a hora dos aperitivos. Mas, a partir de agora, você vai saber como harmonizar tipos diferentes de carnes com os vinhos mais indicados.

Tipos de buffet para festas e eventos

festas

Seja em um coquetel ou em um banquete, os detalhes fazem toda diferença!

A moda é cíclica, em qualquer universo da vida. Com relação às grandes festas, atualmente, a moda oferece opções de buffet. Normalmente, os mais comuns são:

Brunch

Uma refeição que é o meio termo entre o café da manhã e o almoço (breakfast + lunch), o brunch (se lê brânt) deve ser servido entre as 10h e as 15h. Nesse caso, uma grande mesa cheia de pães, bolos, tortas, frutas e outras delícias, fica à disposição dos convidados. Normalmente, esse estilo de festa acontece em dias de clima mais ameno ou quente, quando dá para ficar ao ar livre. Então, nossa dica é escolher vinhos leves, frescos, sejam eles tintos ou brancos. Mas, uma boa ideia para um brunch, é servir um vinho rosé. Para terminar, quando o bolo for servido, um espumante brut pode acompanhar.

Coquetel

Nesse caso, os vinhos são super importantes! Afinal, em um coquetel os convidados são servidos por garçons, que oferecem todo tipo de comidas que podem ser comidas de uma vez só. Canapés, finger foods e pequenas porções de massas ou risotos que já vêm com o talherzinho, por exemplo, são as comidas típicas de um coquetel. Então, não é comum servir outras bebidas nesse tipo de evento. Ou seja, invista em vinhos curinga, como o branco Chardonnay, o tinto Pinot Noir e em vinhos rosés.

Festas com almoço ou jantar

Via de regra, festas com almoço ou jantar, começam com aperitivos, passam para a refeição principal e terminam com o bolo. No caso dos aperitivos, vinhos brancos e rosés costumam combinar com comidinhas leves. Mas, se você tiver queijos como opção, é melhor pensar em vinhos específicos para cada tipo de vinho. Daqui a pouco, você vai ver algumas sugestões para harmonizar queijos e vinhos em festas. Mas, antes disso, veja tudo o que você precisa saber sobre harmonias entre vinhos e pratos principais.

festas

Ao combinar vinhos com e pratos em um evento, lembre-se dos diferentes tipos de taças.

Carne de caça

Coelho, cordeiro, pato e javali, por exemplo, são carnes de caça maravilhosas. No entanto, ainda não são tão utilizadas em festas. Mas, se no evento que você organizar, for possível incluir no cardápio, opte por vinhos de sabor intenso e que tenham estrutura. Ou seja, vinhos que não vão sumir na boca ao encontrarem os sabores marcantes das carnes. Então, sirva vinhos tintos feitos nos Estados Unidos, Argentina, Chile e Brasil, que têm a estrutura necessária para o feito. Mas, se você prefere os franceses, sirva vinhos Bordeaux.

Carne brancas

Normalmente, as carnes mais comuns em festas são aves, como frango e peru. Elas pedem vinhos com menos estrutura, pois não têm gosto tão forte. Por isso, você pode servir vinhos tintos Carménère ou Pinot Noir. Mas, os brancos também são opções, como os vinhos Sauvignon Blanc ou Chardonnay (nosso curinga, lembra?). Se optar por um espumante, escolha um Prosecco. Ele é o equivalente italiano do Champagne.

Carne vermelha

Na verdade, a carne vermelha e o vinho tinto são os preferidos nas festas Brasil afora. E não é para menos. Afinal, eles se completam muito bem e proporcionam uma experiência muito agradável para todos os gostos. Então, sugerimos as seguintes combinações para não errar:

  • Bife de chorizo e vinho argentino de uvas Malbec.
  • Costela e vinhos de uvas Pinot Noir
  • Rosbife e vinhos de uvas Carménère ou Merlot
  • Carnes mais suculentas e pesadas, prefira vinhos de uvas Syrah, Cabernet ou Malbec.
Peixes e frutos do mar

Nesse caso, os brancos são os mais indicados. Portanto, pode apostar em vinhos de uvas Riesling, Chablis ou Pinot Grigio. Mas, se o peixe for atum, você pode escolher um tinto mais leve como os feitos de uvas Pinot Noir. Para salmão, prefira vinhos rosés. Aliás, como muitas festas oferecem buffet de comida japonesa também, os rosés são excelentes escolhas para harmonizar.

Massas

Festas e massas também funcionam muito bem juntas. Então, como introduzir um vinho nessa receita de sucesso? Já que as massas têm origens italianas, é bem fácil combinar com elas um vinho italiano. Para isso, você pode escolher um vinho de uvas Sangiovese, como um típico Chianti, para massas que levam molhos vermelhos. Por outro lado, massas servidas com molhos brancos, que levam muito queijo e são bem cremosos, pedem vinhos que quebrem essa untuosidade do prato. Assim, se o queijo usado na massa for um parmesão, sirva vinhos de uvas Malbec (argentinos) ou italianos de uvas Primitivo. Mas, se for muçarela ou provolone, pode apostar sem medo em vinhos Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc ou Merlot.

Doces e sobremesas

Como de costume, logo depois da refeição, vários doces são servidos antes do bolo. Nesse momento, é importante levar em conta que o açúcar presente neles torna qualquer bebida amarga na boca. Sendo assim, o ideal é servir espumante para acompanhar. De preferência, escolha um espumante brut ou demi-sec. Assim, eles terão dulçor suficiente para equilibrar com o açúcar da sobremesa.

Bolo com Champagne

Para quem decide servir bolo com Champagne, ou espumante, vale a mesma dica das sobremesas. Experimente o bolo com um espumante demi-sec ou brut. Dessa forma, ele vai destacar o sabor doce do bolo, sem ficar enjoativo no paladar.

Como comprar vinhos para festas e eventos

Até aqui, está tudo certo. Para começar, você já sabe como calcular a quantidade de vinho para os convidados. Em seguida, viu que existem diferentes formatos de eventos e que para cada um deles, existem vinhos que encaixam melhor. Além disso, você já entendeu como escolher os vinhos certos para cada tipo de prato principal em uma festa. Mas, agora chegamos á parte mais importante na hora de organizar um evento: o orçamento!

Para facilitar sua vida, vamos fazer um cálculo para 100 convidados, levando em conta as quantidades que você viu anteriormente. Sendo assim, você precisaria de 12 garrafas de vinho branco e 18 garrafas de vinho tinto. Se cada garrafa custa R$55,00, em média, o valor total gasto em vinhos brancos e tintos seria de R$3.300,00.

Para espumantes, a quantidade depende de se ele será a única bebida da festa ou se será servida apenas para o brinde. Apesar de os valores variarem muito, você encontra excelentes rótulos com preços muito bons. Falando nisso…

Conheça o Center Gourmet e os kits da Wine Eventos

festas

O Center Gourmet, em parceria com a Wine Eventos, facilita seu trabalho e te oferece o que há de melhor em vinhos para festas e eventos.

Se você é cerimonialista ou promove eventos, sabe como é importante fechar parcerias sólidas com fornecedores confiáveis. Afinal, são esses detalhes que tornam um bom cerimonialista no profissional mais requisitado. Você precisa ter diversas opções de vinhos sempre à mão, com preços justos e qualidade indiscutível, certo?

Pensando nisso, o Center Gourmet fechou uma parceria incrível com a Wine Eventos. Assim, podemos prestar o melhor serviço para facilitar o seu trabalho ao organizar festas e eventos como formaturas, encontros gourmet, vernissages, casamentos, aniversários etc.

Aliás, a variedade de produtos disponíveis é enorme, para que você possa escolher o que melhor atende às necessidades de seus clientes. Além disso, você conta com até 15% de desconto, pagamento facilitado em até 6x e taxa de entrega gratuita para todo o Brasil! Você não quer perder todas as vantagens de contar com os kits para eventos da Wine, certo? Então, clique aqui e aproveite!

Esse artigo foi útil para você? Saiba mais em nosso Instagram e confira nossas incríveis ofertas.

 

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados:

Petiscos - Sugestões de harmonias com vinhos
Quem não ama petiscar? E se for na companhia agradável dos amigos e de bons vinhos, então? Descubra...
Canapés - Receitas e dicas de harmonização com vinho
A elegância e a praticidade se encontram na combinação de vinhos e canapés.  Você está preparando um coquetel,...
Dieta mediterrânea e vinhos
Cheia de sabor, a dieta mediterrânea nutre e protege a saúde. Dieta mediterrânea e vinhos – História e...
Salmão - Receitas fantásticas e harmonia com vinhos
Além de rico em nutrientes, o salmão é rico em sabor. Além de ser delicioso, combina com quase...
Vinho rosé francês
Precisamos falar sobre o vinho rosé francês. Afinal, apesar de ser uma bebida tão deliciosa quantos suas versões...
Pastel e vinho combinam? Receitas e harmonização com vinho
Quem diria que o famoso pastel de feira seria uma boa companhia para um vinho… pois você precisa...

Cadastre Para receber