Enófilo - Qual você é?

Publicado em:

enófilo

Passar de simples admirador de vinhos para enófilo é uma linha muito fina e que pode ser facilmente cruzada. Saiba como acontece a evolução do enófilo

Como em qualquer especialidade da vida, o meio dos vinhos possui termos próprios, facilmente entendidos por quem aprecia o produto da uva, mas que acabam sendo um mistério para o resto do mundo.

De fato, todo esse rigor acaba intimidando quem ainda não tem muita desenvoltura na área. Mas, saiba que tudo precisa começar em algum lugar. Ou seja, se você quer entender o mundo dos rótulos e tipos de uvas, é preciso dar um passo por vez.

Para começar, que tal descobrir se você é um enófilo? Calma! Essa palavra tem um significado maravilhoso e você vai gostar. A partir de agora, você vai saber o que é um enófilo e quais são os tipos diferentes de enófilos. Vai ser divertido e você vai se ver em algum deles. 

Enófilo, você é um?

enófilo

O enófilo é movido por sua paixão. Mas, cada enófilo está em uma etapa diferente de sua jornada pelo maravilhoso mundo dos vinhos

Antes de mais nada, você sabe o que significa a palavra “enófilo”? Bom, o termo vem de duas palavras gregas: οἶνος (lê-se oínos) – vinho e filía – amor. Ou seja, o enófilo é aquele que ama o vinho. E quem não ama?

Na verdade, o difícil é não se apaixonar por esse mundo vasto e cheio de histórias, sabores, aromas e prazer. Afinal, ninguém pensa em abrir um vinho às pressas, na correria, pensando em matar a sede. Muito pelo contrário. Se você é um enófilo, sabe que vinho lembra tranquilidade, um momento de descontração com amigos, um momento de reflexão e paz sozinho, ou um momento de amor a dois. 

Por isso, à medida que o seu conhecimento sobre castas, safras, terroir e outros assuntos aumenta, seu amor pelo vinho acompanha. Dessa forma, é bem possível que você percorra um verdadeiro caminho, por onde você passa por diferentes tipos de enófilos. 

Então, se o bichinho da adega já te picou, descubra que tipo de enófilo é você.

Que tipo de enófilo você é?

Assim como cada vinho tem sua personalidade, cada enófilo tem suas características próprias. Cada um prefere um tipo de vinho, tem um ritual para beber esse escolhido, tem formas diferentes de encontrar novos rótulos e até de compartilhar as boas experiências. 

Então, veja a lista de tipos de enófilos que encontramos pela estrada da vida entre vinhos e descubra com qual deles você mais se identifica. Divirta-se!

Os novatos

enófilo

Primeira categoria de enófilos, os novatos, amam sair por aí comprando vinhos a torto e a direito. Mas, isso não chega a ser um problema

Geralmente, o enófilo novato é o que mais gasta dinheiro sem ter muita certeza do que está fazendo. Mas, nem sempre isso é ruim. Afinal, às vezes, a ignorância é uma bênção. Nesse caso, o enófilo novato costuma ser também o mais divertido e descontraído, que só quer um motivo para sentar com os amigos e beber um vinho bom. Mas, às vezes, nem ele sabe se o vinho é bom ou não… pelo menos, não ainda.

Provavelmente, sua paixão pelos vinhos começou através de algum amigo. Com o tempo, seguindo especialistas e canais no YouTube, você passou a entender que tem um gosto específico para vinhos e descobre o que gosta e o que não gosta. 

Mas, ainda não tem todo o conhecimento para explicar porque prefere um tinto ou um branco, por exemplo. Além disso, um enófilo iniciante dificilmente vai saber o tipo certo de taça para cada tipo de vinho. Aliás, os rótulos são simples e que não custam muito caro. Mas, saiba que se você está nessa fase, seu mundo está prestes a mudar. 

O enófilo aventureiro

enófilo

Em seguida, o aventureiro, que já compra de forma consciente. Dessa forma, ele sabe exatamente onde guardar seus rótulos e em que condição deve mantê-los

Em seguida, o novato evolui e chega a ponto de entender de vinhos o suficiente para discernir os melhores vinhos e colecionar os mais promissores. Sendo assim, ele prepara uma adega para sua bebida preferida. 

Além disso, cada rótulo é uma oportunidade para entender mais sobre a bebida e refinar seu paladar. Para isso, está sempre chamando os amigos para uma conversa regada a vinhos. 

Provavelmente, o enófilo aventureiro sempre traz uma garrafa de onde quer que ele venha. Por isso, a adega precisa ser bem cuidada e a cada dia chegam rótulos novos.

O enófilo turista

enólogo

Esse respira uvas e vinhos. É aquele amigo que está sempre pensando no próximo turismo enológico, em qual vinícola ele quer passar o feriado ou qual o roteiro ele pretende fazer nas férias para visitar diferentes locais de produção

Nesse caso, é um aventureiro que viaja pensando em como conhecer e comprar novos vinhos. Então, ele sempre dá um jeito de ir parar em um vinhedo, ou em uma vinícola, para conhecer cada etapa dos processos. Em resultado, está sempre carregando uma garrafa nova, enquanto descobre novos sabores.

O tradicional

enólogo

O tradicional já tem anos e anos de aventuras no mundo do vinho. Por isso, ele busca a perfeição e fica mais exigente com o tempo também

Então, o turista cresceu e também aprendeu mais sua paixão. Daí, a coisa ficou séria e ele já não aguenta tomar os vinhos escolhidos pelos amigos. Ou seja, ele (para não dizer você) é daqueles que já chega com o próprio vinho quando é convidado para uma refeição. Mas, o resultado é que a experiência de acompanhá-lo em um vinho é inesquecível. Além disso, escutar o que ele sabe dos vinhos é um passatempo legal e agregador. 

Por outro lado, o enófilo tradicional não tolera desrespeito aos vinhos. Por isso, nem pense em servir um vinho tinto na taça errada. Afinal, ele tem todos os tipos, um para cada estilo de vinho.

O harmonizador

enólogo

Você já fica tentando decifrar o vinho quando vai a um restaurante? Não consegue mais entender como as pessoas conseguem beber vinho tinto com peixe? Então, esse papel é seu!

O tradicional e o harmonizador quase sentam na mesma mesa. Pois, têm perfis bem parecidos. Nesse caso, o enófilo precisa que o vinho combine com o prato a ser servido. Ou seja, se ele chegar para comer peixe, de qualquer tipo, e o vinho for tinto… ele não consegue beber. 

Afinal, ele quase pensa na comida para representar o vinho. Nesse caso, é bem provável que ele sempre chegue na casa dos amigos com um Chardonnay ou um Pinot Noir nas mãos. Pois, já sabe que os curingas vão bem com praticamente tudo.

Os termos para o mundo do vinho?

enólogo

Termos e tipos de enófilos não devem te impedir de aumentar seu conhecimento e amor

Lá no início, falamos sobre termos que todas as áreas têm. Aqueles que acabam se tornando um código entre os que os conhecem. Na verdade, cada termo tem um objetivo. Geralmente, eles visam facilitar a comunicação e padronizar um certo tipo de comportamento ou uma categoria. Então, confira aqui alguns dos termos mais comuns no meio dos vinhos.

Enófilo

Como vimos, o enófilo é um apaixonado pelo produto da uva e que vê seu mundo passar a girar ao redor de rótulos e rolhas. Aqui, estamos falando de um consumidor atento aos detalhes e que busca aumentar seu conhecimento na área. No entanto, a parte legal é que para ser um enófilo, você não depende de um diploma, basta amar os vinhos. 

Enólogo

Por outro lado, o enólogo é um enófilo com faculdade e diploma. Nesse caso, ele é o profissional que faz uma verdadeira mágica usando uvas, técnicas de fermentação e produção. O produto é uma joia, que apresenta características únicas e que podem ser reconhecidas bem longe dali. Diferente do enófilo, o enólogo precisa estudar, e muito, para entender todos os fatores ligados ao plantio, colheita, produção e envase da bebida. Mais do que isso, ele deve saber dosar com maestria as diferentes cepas de uvas usadas em cada processo. 

Sommelier

Na próxima etapa, com a bebida já disponível para consumo, é a vez do Sommelier mostrar suas habilidades. Após muito estudo, testes, provas e experiência, o Sommelier sabe harmonizar com perfeição um vinho com os ingredientes de um prato. Assim, quando tiver um Sommelier à sua disposição, seja no mercado ou numa loja online, aproveite as dicas que ele dá e experimente as combinações que ele faz. De fato, essa é uma profissão que demanda investimento e passagem por uma faculdade de Hotelaria ou Gastronomia anteriormente.  

Viticultor

Na outra ponta, oposto ao enófilo, está o viticultor, o produtor. Ele é quem faz todo o trabalho pesado para que todos os amantes do vinho tenham o que apreciar. Para isso, ele estuda e aprende a manejar a terra e todas as condições climáticas e topográficas a favor da sua bebida, tirando o máximo proveito.

E aí, descobriu que tipo de enófilo é você ou então alguém que você conhece? Então, vá lá no Instagram e conta pra nós qual o seu perfil, aproveite e marque os amigos que precisam aprender que tipo de enófilo são eles.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados:

Cupom de descontos em vinhos especiais para pessoas especiais
Cupom de desconto em vinhos – Como usar? QUERODENOVO – 5% OFF Válido somente para compras e acima...
Rótulos premium ganham espaço no Brasil
Rótulos premium estão cada vez mais presentes nas taças brasileiras O mercado de vinhos mudou no Brasil. Se...
Vins de France - Denominações de vinhos franceses
Conheça melhor parte da história dos mais famosos vinhos do mundo Os Vins de France estão no centro...
Vinhos, comprar pela Internet oferece vantagens
Comprar vinhos pelo celular é sinônimo de rotina para muitos brasileiros. Aliás, você sabia que o Brasil registrou...
Taça para espumante - Existe mesmo uma certa?
Será que existe mesmo a taça certa para servir espumante? E se alguém disser que tudo o que...
Rótulo do vinho - Como ler um rótulo e comprar vinho sem errar
Você já se pegou no meio do mercado ou de uma loja especializada com uma garrafa ou duas...