*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto romeno
Volume: 750 mL
Região: Dealu Mare
Safra: 2018
Boca: Macio e elegante, com notas de frutas vermelhas e toques picantes
Produtor: Domaine Tohani
Uva: Pinot Noir
Teor alcoólico: 12,5%
Serviço: 13°C
Potencial de guarda: 2023
Nariz: Notas intensas de frutas vermelhas maduras e especiarias doces
Visual: Vermelho-rubi brilhante
Tipo de fechamento: Rolha
Classificação: Meio Seco/Demi-Sec
Harmonização: Pratos à base de frango, macarrão, queijos finos
Gradação de 0 a 10
Doçura: 4
Tanino: 4
Acidez: 6
Frutado: 6
Breve descrição:
A Pinot Noir é conhecida pelos apreciadores como “a queridinha da França”, principalmente devido ao seu sabor delicado.
Agora ela vai sem dúvida alguma te surpreender neste Domeniile Tohani, que carrega também a tipicidade do terroir de Dealu Mare, renomada denominação de origem da Romênia.
Em outras palavras, este vinho vai te entregar o que de melhor o sudeste europeu tem a oferecer em goles elegantes, macios e bem frutados, além de leque surpreendente de aromas.
Para, afinal, tirar o máximo de proveito desse vinho único, a dica é harmonizar com uma refeição protagonizada por frangos.
Sobre a vinícola:
Os Domínios Tohani ganharam fama, não apenas pela excepcional qualidade dos vinhos, como também por uma história de amor imortal entre um príncipe e uma mulher de origens modestas.
Em 1931, o príncipe Nicolae, irmão do rei Carol II da Romênia, correndo o risco de perder os direitos reais, casou-se secretamente com Ioana Doletti, uma mulher muito bonita em Tohani.
Os Domínios Tohani possuem documentos atestados desde 1773, mas após a queda do regime comunista a empresa Tohani Winery foi criada em seguida, em 2003.
A empresa cobre, a saber, uma área de 500 hectares e possui 6% do total de vinhos engarrafados na Romênia, sendo o Grupo Tohani o maior produtor de vinho da área de Dealu Mare.
As plantações da empresa incluem 7 colinas, com microclima mediterrâneo, e dessa forma as uvas aproveitam o sol 14 dias a mais que em outra região. A produção anual é de 5 toneladas de uvas e 3,5 milhões de litros de vinho.
O enólogo sul-africano Albertus Van Der Merwe traz para a Tohani a experiência do novo mundo no mercado de vinhos romeno em misturas certamente surpreendentes.
As variedades de uvas tradicionais romenas cultivadas aqui são: Fetească Albă, Fetească Regală, Tămâioasă Românească, Busuioacă de Bohotin e Fetească Neagră – bem como são cultivadas as internacionais: Sauvignon Blanc, Chardonnay, Merlot e Cabernet Sauvignon.
Os nomes de alguns vinhos lembram decerto a Casa Real Romena: Prince Radu, Cuvée Nicolae ou Cuvée Dolette.
Os Domínios Tohani são famosos por suas coleções: Maestro, Príncipe Radu, Siel, Flori de gheata (Flores de Gelo), Arum, Propriedade da Reserva Especial Tohani, Princiar, Propriedade Tohani, Domínios Tohani e enfim Sangue de Touro.
Por fim, o turista ávido por vinho e conhecimento pode encontrar no Tohani Domains uma experiência única onde o vinho é degustado na terra onde é produzido, acompanhado de produtos específicos da gastronomia tradicional romena do restaurante.
Referência: www.imperialtransilvania.com
Veja a seguir mais rótulos da vinícola Domaine Tohani
Para comprar no site parceiro, clique aqui