Domaine Tariquet Réserve Côtes de Gascogne IGP 2019
*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho branco francês
Volume: 750 mL
Região: Côtes de Gascogne
Safra: 2019
Boca: Complexo, profundo e intenso, com acidez vibrante, e notas frutadas e refrescantes
Produtor: Château du Tariquet
Uvas: Gros manseng (40%), Chardonnay (30%), Sauvignon Blanc (20%) e Sémillon (10%)
Teor alcoólico: 12%
Serviço: 9°C
Potencial de guarda: 2022
Nariz: Complexo e intenso, com notas de frutas brancas, pêssego e baunilha
Visual: Amarelo-palha intenso e brilhante
Amadurecimento: 6 meses em barricas de carvalho
Tipo de fechamento: Rolha sintética
Harmonização: Vieiras cremosas com camarão, costeleta de vitela grelhada, ravioli de cogumelos
Gradação de 0 a 10
Doçura: 0
Tanino: 0
Acidez: 8
Frutado: 8
Breve descrição:
Um branco com goles complexos, intensos, profundos e que exalam um amplo leque aromático, já que se trata de um líquido que passou 6 meses em barricas.
Com as características das castas brancas Gros Manseng, Chardonnay, Sauvignon Blanc e Sémillon e a tipicidade do terroir de Côtes de Gascogne.
Assim temos uma amostra da grande maestria da família Grassa quando se trata de elaborar vinhos franceses únicos.
Sobre a vinícola:
O Château du Tariquet é uma propriedade situada no sudoeste da França. A propriedade vinícola de 900 hectares foi comprada pela família Artaud em 1912 e hoje é principalmente conhecida por seu portfólio de aguardentes Bas Armagnac e vinhos brancos Côtes de Gascogne IGP.
Jean Pierre Artaud fundou a propriedade em 1912 com seu pai, a saber, um domador de ursos. Após a Segunda Guerra Mundial, o Château du Tariquet ficou sob o controle da filha de Artaud, Hélène, bem como de seu marido Pierre Grassa, que renovaram os vinhedos que haviam sido devastados pela epidemia de filoxera.
Posteriormente, em 1972, a própria empresa foi fundada por Pierre e seus filhos adultos, Maïté e Yves Grassa.
A propriedade dedicou a totalidade da sua produção às aguardentes Bas Armagnac até 1982, e desde então uma gama de vinhos brancos foi adicionada ao portfólio.
Yves Grassa foi o iniciador desta mudança e foi portanto um dos primeiros enólogos da região de Côtes de Gascogne a plantar Chardonnay, Sauvignon Blanc e Chenin Blanc. Hoje a propriedade é administrada por Armin e Rémy Grassa.
Château du Tariquet produz um portfólio de vinhos brancos com base em variedades de uvas, incluindo Ugni Blanc, Colombard, Sauvignon Blanc, Gros Manseng, Chenin Blanc, Sémillon e Chardonnay, assim como produz um único vinho rosé de Merlot, Syrah e Tannat.
A gama Château du Tariquet Armagnac é, enfim, amplamente dedicada ao Bas Armagnac, feito a partir de várias combinações de Baco Blanc e Ugni Blanc. No entanto, a propriedade também faz uma seleção de Armagnacs à base de Folle Blanche, incluindo Blanche Armagnac e um único Bas Armagnac, bem como licores Floc de Gascogne.
Referência: www.wine-searcher.com
Veja a seguir mais rótulos da vinícola Château du Tariquet
Para comprar no site parceiro, clique aqui