Vinho tinto argentino
Volume: 750 mL
Região: Valle de Uco
Safra: 2019
Boca: Agradável, estruturado, com boa concentração, notas de especiarias e pimenta preta, e final longo
Produtor: Cuvelier Los Andes
Uva: Cabernet Sauvignon
Teor alcoólico: 14,5%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 2024
Nariz: Intenso, com notas frutas pretas e pimenta vermelha, com toques tostados
Visual: Vermelho-rubi intenso
Tipo de fechamento: Rolha de cortiça
Harmonização: Fondue de carne, tábua de queijos maduros, tagliatelle com molho de calabresa
Premiações/Pontuações: Vinho orgânico
Gradação de 0 a 10
Doçura: 0
Tanino: 6
Acidez: 6
Frutado: 8
Breve descrição:
Anteriormente a criação da vinícola Cuvelier Los Andes em solos argentinos, em 1998, a família Cuvelier já tinha acumulado 190 anos de experiência na França.
As vinhas Cabernet Sauvignon do Valle de Uco que deram vida a este La Petite Cuveé receberam cuidados especiais, aos moldes do Velho Mundo, de acordo com o método de cultivo de videira chamado pelo produtor de “Bordeaux Grand Cru”.
O que resultou em um tinto agradável, estruturado e persistente, exalando em taça aromas de frutas pretas, pimenta vermelha além de toques tostados.
Harmonize-o com um um fondue de carne ou uma tábua de queijos maduros para a experiência de degustar esse exemplar ficar completa.
Sobre a vinícola:
A história começa em 1804, no momento em que Henri Cuvelier se propõe a compartilhar sua grande paixão pelo bom vinho com seus amigos da grande burguesia que residem nas cidades ricas e dinâmicas do norte da França (Lille, Boulogne Sur Mer, Arras, Valenciennes …).
A fim de atingir esse objetivo, ele criou a H Cuvelier And Fils, uma empresa de comércio de vinhos cujo rápido sucesso continuou a se desenvolver ao longo do século XIX.
No início do século XX, Paul Cuvelier e seu jovem irmão Albert, antecipando o inevitável aumento dos “vinhos engarrafados em castelo” em detrimento das misturas “feitas sob medida” dos comerciantes de vinho, decidiram então comprar propriedades de alta qualidade na região de Bordeaux.
Eles compraram o Château Le Crock em 1903, depois o Château Camensac em 1912 e, por fim, o prestigioso Château Léoville Poyferré em 1920. É sem dúvida interessante notar que, no início de 1914, Paul Cuvelier já havia chegado à Argentina para descobrir os vinhos de Mendoza.
Ele os achou “agradáveis de beber”, embora não fossem adaptados ao gosto francês da época, e recomendou que se observasse atentamente o desenvolvimento deles.
Posteriormente, em 1946, o grupo familiar pediu a Max Cuvelier para criar um segundo comerciante de vinhos finos com sede em Bordeaux.
Como era de esperar, era decerto essencial ter um endereço no Pavé des Chartrons, se alguém quisesse fazer parte do mundo do vinho de Bordeaux. Desde então, essa empresa floresceu na França e no mundo.
Em 1998, Bertrand Cuvelier fez a feliz escolha de acompanhar pessoalmente Michel Rolland em seu grande projeto argentino, que se tornaria em seguida o grupo “Clos de Los Siete”.
Três anos depois, Jean-Guy Cuvelier decidiu se juntar a seu primo Bertrand a fim de de construir uma vinícola e produzir bons vinhos dignos da tradição familiar. O acordo entre Bertrand e Jean-Guy Cuvelier foi simbolicamente assinado no grande escritório de seu ancestral comum, Henri Cuvelier, em Lille-Haubourdin, no norte da França.
Desde então, a vinícola foi construída e a cada ano as videiras de Cuvelier Los Andes contribuem com 50% de sua produção para o “Clos de Los Siete”, o vinho assinado por Michel Rolland. O sucesso deste vinho é mundial devido certamente ao excepcional valor pelo dinheiro que oferece.
O rendimento de 2003 também permitiu a produção da primeira edição do “Cuvelier Los Andes-Coleccion”. Então, a colheita de 2004 viu a chegada da nossa primeira edição do “Cuvelier Los Andes – Grand Vin”.
Logo depois, em 2005, a Cuvelier Los Andes S.A., além de sua contribuição significativa ao “Clos de Los Siete”, agora pode apresentar três vinhos, produzidos com a ajuda e o conselho de Michel Rolland (com a coleção “Coleccion – Grand Vin – Grand Malbec”).
A qualidade destes vinhos, produzidos a partir de vinhos jovens, estava muito além das esperanças originais. Os primos argentinos rivalizarão no futuro com os vinhos finos de Bordeaux, só que isso cabe aos consumidores decidirem. O tempo vai dizer.
E a nova geração decidiu, enfim, se juntar à equipe, assumindo as vendas e o marketing dos vinhos Cuvelier Los Andes S.A. A vinha Cuvelier Los Andes S.A. foi plantada em 1999 com uma densidade de 5500 plantas por hectare. Hoje, a vinha se estende por mais de 55 hectares, com 10 hectares ainda a serem plantados.
A principal variedade de uva é o Malbec. Assim como são plantadas Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah e Petit Verdot, o que permite criar vinhos próprios combinados e contribuir com os de Clos de los Siete.
Aproveitando o clima quente e seco de Mendoza, resfriado pelo ar noturno refrescante dos Andes, as videiras estão idealmente situadas para expressar o caráter de suas várias variedades de uvas neste solo pedregoso e aluvial de cascalho.
Referência: http://stellinarestaurant.com
Veja a seguir mais 2 rótulos de Cuvelier Los Andes: o Cuvelier Los Andes La Petite Cuvée Malbec 2016 e o Pavillon de Cuvelier Los Andes Malbec 2015
Para comprar no site parceiro, clique aqui