Château Troplong Mondot Grand Cru Classé Saint-Émilion AOC 2012

Château Troplong Mondot Grand Cru Classé Saint-Émilion AOC 2012 - Oferta

Vinho tinto francês

Volume: 750 mL
Região: Bordeaux
Safra: 2012
Boca: Frutado, saboroso, textura macia e densidade marcante
Produtor: Chateau Troplong Mondot
Uvas: Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc
Teor alcoólico: 14%
Serviço: 16°C
Nariz: Amora e alcaçuz com notas sutis de tosta e grafite
Visual: Vermelho-granada
Amadurecimento: 12-24 meses em barricas de carvalho
Tipo de fechamento: Rolha
Harmonização: Risoto de queijo parmesão, cordeiro assado
Premiações/Pontuações: 96 pontos pelo crítico Robert Parker, 93 pontos pela revista Wine Spectator, 92 pontos pela revista Wine Enthusiast, 92 pontos pelo crítico Tim Atkin, 17,5/20 pontos pelo guia Gault & Milliau, 2/3 pontos no pelo guia Le Guide Hachette des Vins

Breve descrição: Este Grand Cru conquistou raríssimos e incríveis 96 pontos do renomado crítico Robert Parker. Troplong Mondot é o primeiro vinho de um Cru Classé, ou seja, é um fruto de uma parcela especial de terra do vinhedo que se origina; uma exclusiva e pequena fração de terra, com características geográficas muito peculiares que agregam muita elegância e personalidade aos seus vinhos. Além do mais, ter obtido o título Grand Cru Classé no rótulo é um atestado de excelência literalmente garantida por lei.

Sobre a vinícola: O Château Troplong Mondot foi fundado no final do século XIX, quando Raymond-Theodore Troplong comprou e expandiu a propriedade Mondot. É uma vinícola localizada nas colinas de Saint-Émilion, na margem direita da Gironde, em Bordeaux. Tipicamente para a região, Merlot é a variedade de uva dominante. Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc também são usados ​​em proporções menores. O Troplong Mondot é classificado como Premier Grand Cru Classe B na classificação Saint-Émilion. Isso foi atualizado mais recentemente em 2012.

Sob os proprietários anteriores, e seu consultor enólogo Michel Rolland, o vinho era conhecido por sua cor profunda, concentração e estilo encorpado. No entanto, em 2017, a propriedade foi vendida. Os novos proprietários, o grupo francês de seguros SOCR, trouxeram Aymeric de Gironde – anteriormente de Pichon Baron e Cos d’Estournel – para administrar a propriedade, com novos consultores de vinificação. Muitas mudanças foram implementadas.

Duas parcelas de vinha vizinhas foram adicionadas. Seis hectares foram adquiridos da Clos Labarde e 4 hectares da Bellisle Mondot. Inicialmente, eles contribuirão para o segundo vinho, Mondot. As vinhas pré-existentes cobrem 33 hectares. Os solos drenam calcário e argila, intercalados com giz e sílex. Troplong Mondot tem um clima mais frio, em uma altitude mais alta, do que a maioria de Saint-Émillon. Sob os proprietários anteriores, foi um dos últimos a colher uvas a cada ano.

A fruta será agora colhida mais cedo e as técnicas de extração anteriores substituídas por processos mais tradicionais. O vin é amadurecido em 60% de carvalho novo, que é tostado, para oferecer um estilo menos abertamente de carvalho do que antes. Relatórios positivos de 2018 sugerem que o vinho se tornará mais fresco com caracteres mais minerais, mantendo uma textura sedosa.

Referência: https://www.wine-searcher.com/merchant/51778

Para comprar no site parceiro, clique aqui

Ofertas Relacionadas

Rolar para cima