Château Margaux 2014 - Vinho tinto francês

Publicado em:

Château Margaux 2014 - Oferta

*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima

Vinho tinto francês – Château Margaux 2014

Para comprar esse vinho no site parceiro, clique aqui

Volume: 750 mL
Região: Margaux (Bordeaux)
Safra: 2014
Boca: Complexo, encorpado, boa acidez, taninos macios, final longo
Produtor: Château Margaux
Uvas: Cabernet Sauvignon (90%), Merlot (5%), Cabernet Franc (3%) e Petit Verdot (2%)
Teor alcoólico: 13%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 23 anos
Nariz: Ameixa, figo em compota, groselha madura, anis-estrelado, herbáceo, pimenta-do-reino, chá
Visual: Rubi profundo
Amadurecimento: 24 meses em barricas de carvalho
Decantação: 60 minutos
Classificação: Seco
Harmonização: Paleta de cordeiro confitada com cuzcuz marroquino, risoto trufado com ossobuco, wagyu na brasa com ratatouille, prime rib de red angus, parmentier de canard, mix de queijos curados
Premiações/Pontuações: 95 pontos pelo crítico Robert Parker, 97 pontos pela revista Wine Enthusiast, 97 pontos pelo crítico James Suckling, 95 pontos pela revista Wine Spectator, 17 pontos pela crítica Jancis Robinson

Breve descrição:

Este exemplar muitíssimo aclamado pela crítica especializada é um dos conhecidos Premier Grand Cru Classé no mundo: o Château Margaux.

A apelação Margaux possui um terroir único, que junto com o talentoso trabalho das sucessivas gerações, resultou na elaboração de um dos vinhos mais desejados do planeta. Complexidade, frescor, elegância, delicadeza e intensidade definem bem este rótulo.

 

Sobre a vinícola:

O Château Margaux é uma das mais famosas vinícolas de Bordeaux, localizada a leste de Margaux, no Médoc. Juntamente com Lafite, Latour e Haut-Brion, foi classificado como Premier Cru na Classificação Bordeaux original de 1855 do Médoc. Geralmente, Margaux é considerado o mais elegante dos Premier Crus e produz alguns dos vinhos mais caros do mundo.

La Mothe de Margaux existia como uma propriedade distinta no século XII e foi criada como uma propriedade vinícola na década de 1570, quando os agricultores do Médoc começaram a abandonar as colheitas de cereais em favor das vinhas. Em 1705, o London Gazette anunciou o primeiro leilão de 230 barris de “Margose” e, em 1787, Thomas Jefferson fez sua famosa visita a Bordeaux e identificou Margaux como uma das “quatro vinhas de primeira qualidade”. Em 1800, a propriedade ocupava 265 hectares. O icônico castelo neo-paladiano, apelidado de “O Versalhes do Médoc”, foi construído no início de 1800 para combinar com a reputação da vinha.

As vinhas do Château Margaux têm uma combinação complexa de solos únicos na região. Eles consistem em argila calcária sob uma camada superior de cascalhos grossos e finos, o que é adequado para o Cabernet Sauvignon, responsável por cerca de 75% dos plantios. Merlot representa mais 20%, com o restante plantado em Cabernet Franc e Petit Verdot. Como é típico nas principais propriedades de Bordeaux, a vinha é densamente plantada a 10.000 videiras por hectare. Há também 12 hectares de Sauvignon Blanc para fazer a oferta branca da Margaux, Pavillon Blanc, que deve ser vendida como AOP de Bordeaux, não Margaux. Os vinhos tintos são fermentados em uma mistura de cubas tradicionais de madeira e aço inoxidável; o grand vin fica entre 18 e 26 meses envelhecendo em barricas novas de carvalho.

Em 1977, o Château Margaux foi comprado pelo comerciante de cereais nascido na Grécia e proprietário da cadeia de supermercados André Mentzepoulos. Em um momento de crise econômica, ele iniciou um grande programa de investimentos, que foi continuado após sua morte em 1980 por sua filha Corinne e o enólogo Paul Pontallier (que entrou em 1983). Essa revisão permitiu que a Margaux se beneficiasse totalmente da recuperação econômica global e da excelente safra de 1982. Desenvolvimentos mais recentes incluem a introdução de 2009 de um terceiro vinho, Margaux du Château Margaux, para complementar o grand vin e o segundo vinho, Pavillon Rouge.

Referência: www.wine-searcher.com

Veja a seguir mais 2 rótulos de Château Margaux: o Pavillon Rouge du Château Margaux 2010 e o Château Margaux Premier Grand Cru Classé A.O.C. Margaux 2008

Para comprar no site parceiro, clique aqui

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados:

Esquinas de Argento Pinot Grigio 2019 - Oferta
*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima Vinho branco argentino – Esquinas de Argento Pinot Grigio...
Esquinas de Argento Viognier 2019 - Oferta
*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima Vinho branco argentino – Esquinas de Argento Viognier 2019...
Estate 1958 Sangiovese Terre Siciliane IGT 2020 - Oferta
*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima Vinho tinto italiano – Estate 1958 Sangiovese Terre Siciliane...
Partridge Unfiltered Sauvignon Blanc 2021 - Oferta
*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima Vinho branco argentino – Partridge Unfiltered Sauvignon Blanc 2021...
Terra dUro DO Toro Verdejo 2020 - Oferta
*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima Vinho branco espanhol – Terra dUro DO Toro Verdejo...
Marchesi del Salento Primitivo Puglia IGT 2021 - Oferta
*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima Vinho tinto italiano – Marchesi del Salento Primitivo Puglia...