Château de La Rivière A.O.C. Fronsac 2016 - Vinho tinto francês

Publicado em:

Château de La Rivière A.O.C. Fronsac 2016 - Oferta

*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima

Vinho tinto francês – Château de La Rivière A.O.C. Fronsac 2016

Para comprar esse vinho no site parceiro, clique aqui

Volume: 750 mL
Região: Fronsac
Safra: 2016
Boca: Potente, taninos presentes, boa acidez, notas do amadurecimento, final longo
Produtor: Château de La Rivière
Uvas: Merlot (84%), Cabernet Franc (8%), Cabernet Sauvignon (6%) e Malbec (2%)
Teor alcoólico: 14%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 12 anos
Nariz: Ameixa, cereja, amora, mirtilo, pimenta-do-reino, tostado, ervas, alcaçuz
Visual: Rubi
Amadurecimento: 15 meses em barricas novas de carvalho (40% do vinho), o restante (60% do vinho) amadurece durante 12 meses em barricas de carvalho de segundo uso
Decantação: 30 minutos
Harmonização: Bistecca alla fiorentina, ancho na parrilla, carré de cordeiro, bucatini com ragu de cordeiro, risoto de funghi porcini, queijos maduros

Breve descrição:

Um tinto de Bordeaux, mais especificamente na apelação de Fronsac, localizada à margem direita do rio Dordogne, assinado pela vinícola Château de La Rivière, cuja história remonta o século VIII.

Vinho ainda jovem que possui um grande potencial de envelhecimento, é potente, possui taninos presentes, boa acidez, notas de amadurecimento e um longo final. Barricado e com aromas complexos, é um blend feito majoritariamente pela uva Merlot.

A recomendação para aproveitar o máximo desse grande vinho é harmonizá-lo com carnes finas, seja bovina ou de cordeiro.

 

Sobre a vinícola:

Château de La Rivière é decerto uma das propriedades mais antigas da denominação de Fronsac, cuja história da propriedade pode ser datada de 769, quando o imperador Carlos Magno ordenou a construção de um forte no local.

Antes de 769, a terra era anteriormente usada pelos antigos romanos como um monte de enterro. O castelo em uso hoje foi construído posteriormente, em 1577, pelo prefeito de Bordeaux, Gaston de L´Isle.

Antes da venda de La Riviere, a propriedade então era de propriedade da família L´Isle há mais de 500 anos! O Château de La Rivière leva o nome do rio Dordogne, que atravessa a região de Fronsac.

O Château de La Rivière é a maior propriedade da denominação de Fronsac, já que possui quase 59 hectares de videiras plantadas. No entanto, a propriedade também inclui belos jardins e terrenos florestais, elevando o tamanho total da propriedade em até 65 hectares.

Aqui você também encontra uma variedade impressionante de pedreiras subterrâneas de calcário, que fornecem sem dúvida condições perfeitas de armazenamento para seus vinhos. O Château de La Rivière passou por reformas periódicas ao longo dos anos.

Em 1962, a propriedade da margem direita foi completamente modernizada, mas não pela última vez. A vinícola foi comprada em 1995 por Jean Leprince, que mais uma vez modernizou a propriedade. Em seguida, tragicamente, Jean Leprince foi morto em um acidente aéreo em 2002.

Logo após sua morte, a propriedade foi vendida para James Edmond Gregoire, que ganhou sua riqueza como um dos principais fabricantes de máquinas para colheita de uvas.

Porém, em uma trágica reviravolta do destino, James Gregoire também morreu em um acidente aéreo. Ele foi morto quando seu helicóptero caiu em dezembro de 2013. Infelizmente, o acidente ocorreu apenas um dia depois que James Gregoire concordou em vender o negócio ao bilionário chinês Lam Kok.

Este acordo foi considerado como certamente o maior investimento de um asiático ainda em uma vinha de Bordeaux, superando o do Chateau Bon Pasteur no início do mesmo ano! O comprador, Lam Kok, também estava no helicóptero e morreu no mesmo acidente. Logo depois, os filhos de James Gregorie compraram o Chateau Ripeau em St. Emilion no ano seguinte.

A grande vinha de Château de La Rivière, com 65 hectares, é desse modo plantada em 82% Merlot, 13% Cabernet Sauvignon, 4% Cabernet Franc e 1% Malbec em 53 parcelas separadas em argila, calcário e solos arenosos.

Isso mostra um aumento acentuado nos plantios de Cabernet Sauvignon. As vinhas têm videiras velhas, algumas com até 80 anos. Assim sendo, Château de La Rivière adota uma abordagem ambiental séria às suas técnicas de gerenciamento de vinhedos.

Em 2012, enfim, eles se tornaram um dos primeiros palácios de Bordeaux a obter certificação por alto valor ambiental.

O vinho tinto do Chateau de la Riviere é fermentado em cubas de aço inoxidável com temperatura controlada e envelhecido em 30% de carvalho francês novo por um período de 12 a 18 meses, dependendo do caráter e estilo da safra.

Além disso, a propriedade produz um vinho branco, o Chateau de La Riviere Blanc, a partir de uma mistura única de 67% Sauvignon Blanc e 33% Sauvignon Gris. O que torna essa mistura incomum pois é a porção extremamente alta do Sauvignon Gris. O vinho branco é vinificado em cubas de cimento.

Ademais, Chateau de La Riviere também faz uma Cuvée especial de luxo, Aria. Aria é um vinho de pequena produção produzido a partir de uma mistura dominada por Merlot que vem de algumas das mais antigas vinhas Merlot da propriedade em um único lote de 1,5 hectare. Este é um estilo de vinho muito mais rico que vê muito mais carvalho novo.

De fato, envelhece em barris de carvalho francês 100% novos. Cerca de 1.000 caixas de ária são produzidas a cada safra. Como todos os vinhos do Chateau La Riviere, Michel Rolland é o enólogo consultor. A produção de La Riviere varia de 15.000 a 18.000 caixas de vinho de Bordeaux por ano. Eles também fazem um segundo vinho, Les Source Chateau de La Riviere.

Referência: www.thewinecellarinsider.com

Veja a seguir mais rótulos da vinícola Château de La Rivière

Para comprar no site parceiro, clique aqui

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados:

Almaviva 2019 - Oferta
*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima Vinho tinto chileno – Almaviva 2019 Para comprar no...
Château Les Croisille Rosé 2020 - Oferta
*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima Vinho rosé francês – Château Les Croisille Rosé 2020...
Wine Festival San Javier Merlot Valle Central DO 2021 - Oferta
*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima Vinho tinto chileno – Wine Festival San Javier Merlot...
Wine Festival San Javier Carménère Valle Central DO 2021 - Oferta
*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima Vinho tinto chileno – Wine Festival San Javier Carménère...
Wine Festival San Javier Cabernet Sauvignon Valle Central DO 2021 - Oferta
*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima Vinho tinto chileno – Wine Festival San Javier Cabernet...
Château Terre Blanque AOC Bordeaux Rouge 2020 - Oferta
*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima Vinho tinto francês – Château Terre Blanque AOC Bordeaux...