Château Cos d’Estournel Grand Cru Classé Saint-Estèphe AOC 2010

Château Cos d'Estournel Grand Cru Classé Saint-Estèphe AOC 2010 - Oferta

*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima

Vinho tinto francês

Volume: 750 mL
Região: Saint-Estèphe (apelação de Bordeaux)
Safra: 2010
Boca: Recheado de camadas de frutas pretas e vermelhas, com uma espinha dorsal de taninos maduros e granulosos. Muito concentrado e persistente
Produtor: Château Cos D’Estournel
Uvas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Petit Verdot
Teor alcoólico: 14,5%
Serviço: 17°C
Potencial de guarda: 2060
Nariz: Cerejas e groselhas maduras, toques de hortelã, caixa de charuto, chocolate amargo, grafite e café expresso
Visual: Vermelho-rubi profundo com reflexos púrpura
Amadurecimento: 18 meses em barricas novas de carvalho francês
Tipo de fechamento: Rolha de cortiça
Harmonização: Carnes de caça, ossobuco, bife wellington
Premiações/Pontuações: 99+ pontos Robert Parker 2019, 98 pontos James Suckling 2015, 98 pontos Tim Atkin, 92 pontos Jean-Marc Quarin 2012, 97 pontos Wine Spectator, 95 pontos Wine Enthusiast 2013, 98 pontos Falstaff Magazin 2013, 94 pontos Gilbert & Gaillard 2011, 18,5 Jancis Robinson 2011, 97 pontos Jeannie Cho Lee 2015

Gradação de 0 a 10

Doçura: 0
Tanino: 8
Acidez: 8
Frutado: 8

Breve descrição:

Este Château Cos d’Estournel é o primeiro vinho desta vinícola de Saint-Estèphe, e sendo que a vinícola é classificada como um Deuxièmes – ou seja, segundo – Grand Cru Classé segundo a lendária classificação de 1855.

A excepcional safra de 2010 foi celebrada como uma das melhores das últimas décadas e portanto conquistou raríssimos e impressionates 99+ pontos do crítico Robert Parker.

A opulência, riqueza e concentração é o principal diferencial deste Cos, como resultado de um solo com menos areia e mais cascalho em comparação com as outras propriedades de Saint-Estèphe.

É um vinho que, por consequência de um grande potencial de guarda, evoluirá por décadas.

 

Sobre a vinícola:

Cos d’Estournel é um vinhedo e vinícola na denominação Saint-Estèphe do Médoc. Na Classificação de 1855, foi classificado como um segundo cultivo e, sendo assim, continua sendo um dos vinhos mais proeminentes e procurados de todos os Bordeaux.

Historicamente, o Grand vin com predominância de Cabernet Sauvignon teve uma alta porcentagem de Merlot em comparação com outros produtos Médoc, embora isso tenha diminuído nos últimos anos. Cos d’Estournel é dessa forma escuro, taciturno e tânico quando jovem, desenvolvendo complexidade e intensidade com o tempo.

A propriedade está situada, a saber, no extremo sul de Saint-Estèphe, ao norte de Lafite Rothschild de Pauillac. O vinhedo voltado para o sul desce então suavemente até o riacho Jalle du Breuil que o separa de Lafite.

No antigo Gascão, “cos” significa “colina de seixos”, e o vinhedo consiste em cascalhos profundos do Quaternário e argila sobre rocha calcária, cobrindo assim 91 hectares e é plantada 60% com Cabernet Sauvignon e o restante com Merlot.

Outros três vinhos tintos completam o portfólio. O segundo vinho, Les Pagodes de Cos, foi a princípio lançado em 1994 e é feito a partir de vinhas mais jovens em áreas de vinha designadas para o grand vin.

O Château Marbuzet foi historicamente obtido a partir de vinhas mais jovens, mas, desde 1994, tem sido feito a partir dos 7 hectares de vinhas que rodeiam a adega.

O último vinho enfim, o Goulée, foi feito pela primeira vez em 2003 e vem de uma vinha em Port de Goulée no Médoc do Norte. Além disso, desde 2005, dois vinhos brancos, Cos d’Estournel Blanc e Goulée Blanc, foram adicionados ao portfólio.

A nova adega, construída em 2012, possui quatro cubas que podem ser levantadas para permitir a alimentação dos processos por gravidade.

O grand vin é envelhecido durante 18 meses em barricas novas de carvalho; Les Pagodes vive 12 meses em carvalho novo, enquanto o Marbuzet e o Goulée rouge são amadurecidos em 50 por cento de madeira nova. A produção anual dos vários vinhos varia entre 200.000 e 380.000 garrafas.

Referência: www.wine-searcher.com

Veja a seguir 3 rótulos do Château Cos D’Estournel: o Pagodes de Cos Saint-Estèphe AOC 2016, o Goulée by Cos d’Estournel Médoc AOC 2016 e o Pagodes de Cos 2015

Para comprar no site parceiro, clique aqui

Ofertas Relacionadas

Rolar para cima