Champagne Dom Pérignon Oenothèque 1975

Publicado em:

Champagne Dom Pérignon Oenothèque 1975 - Oferta

*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima

Espumante francês

Volume: 750 mL
Região: Champagne
Safra: 1975
Boca: Cremoso, sutil, muito macio e persistente
Produtor: Dom Pérignon
Uvas: Chardonnay e Pinot Noir
Teor alcoólico: 12,5%
Serviço: 11°C
Potencial de guarda: 44 anos
Nariz: Maçã desidratada, favo de mel, camomila
Visual: Amarelo ouro
Amadurecimento: 15 anos em barricas de carvalho
Harmonização: Lagosta grelhada, vitela grelhada em molho de vinho branco levíssimo, frutos do mar com trufas brancas, camarões à provençal
Premiações: 97 pontos pelo crítico Robert Parker e 97 pontos pela revista Wine Spectator

Breve descrição: Vinho com incrível vigor aos mais de quarenta anos. Maçã desidratada, favo de mel, marmelo seco, camomila. Em boca é muito macio, sutil, cremoso e persistente. Um brinde aos sentidos! Essa safra foi pontuada por renomados críticos especializados, entre os quais Robert Parker.

Sobre a vinícola: Dom Pérignon remonta à Abadia de Saint Pierre d’Hautvillers, no norte da França – o chamado local de nascimento de Champagne.

O monge beneditino do século XVII, Dom Pierre Pérignon, é creditado com sua invenção depois de assumir a posição de procurador da abadia em 1668. Pierre Pérignon passou os 47 anos restantes de sua vida tentando criar o “melhor vinho do mundo”, com o seu vinho até enfeitando as mesas da corte do rei Luís XIV, o rei do sol. Até hoje, a Abadia de Saint Pierre d’Hautvillers abriga o “Traité de la cultura des vignes de Champagne”, ou o “Tratado sobre a cultura das vinhas de Champagne”, que é um manuscrito escrito por um aluno e sucessor de Dom Pierre Pérignon.

A marca Dom Pérignon foi registrada pela primeira vez por Eugène Mercier, fundador da Mercier Champagne. Posteriormente, ele vendeu a marca para a casa Moët & Chandon Champagne, que usou o nome Dom Pérignon pela sua prestigiada cuvée lançada pela primeira vez em 1937. Tanto a Moët & Chandon quanto a Dom Pérignon agora fazem parte do grupo LVMH, com Richard Geoffroy no comando, chef de cave desde 1990.

Dom Pérignon estabeleceu seus princípios orientadores de vinificação em um manifesto. Este documento declara o compromisso de Dom Pérignon com o vinho vintage misturado com as uvas Chardonnay e Pinot Noir. Geoffroy, de fato, conseguiu o feito raro de supervisionar o lançamento de cinco safras consecutivas, de 2002 a 2006. Cada safra é única, com uvas provenientes apenas das melhores vinhas de Champagne. Ao contrário da maioria dos produtores de champanhe que colhem as uvas mais cedo, Geoffroy prefere esperar que as uvas amadureçam lentamente.

A partir de 2014, Dom Pérignon abandonou o termo enoteca para descrever seus Champagnes de lançamento tardio, mas substituiu-o pelo termo Plénitude. Este estilo é alcançado quando o vinho é deixado em contato com as borras para uma maturação lenta, mas ativa. Esse processo ocorre em etapas e é cuidadosamente monitorado pelo chef de cave.

Cada safra tem três plenitudes. O primeiro ocorre após aproximadamente nove anos e é chamado Dom Pérignon Vintage. O vinho atinge a sua segunda Plénitude em aproximadamente 12 a 15 anos e é o Dom Pérignon P2, anteriormente conhecido como a primeira enoteca. A Plénitude final, Dom Pérignon P3, ocorre após aproximadamente 25 anos.

Para comprar no site parceiro, clique aqui

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados:

Chateau Terrasson Bordeaux Côtes de Francs AOC 2006 - Oferta
*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima Vinho tinto francês – Chateau Terrasson Bordeaux Côtes de...
Emiliana Adobe Gewürztraminer 2020 - Oferta
*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima Vinho branco chileno – Emiliana Adobe Gewürztraminer 2020 Para...
Bodega Vieja Tinto Suave - Oferta
*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima Vinho tinto chileno – Bodega Vieja Tinto Suave Para...
Les Hauts de Barville Châteauneuf-du-pape 2017 - Oferta
*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima Vinho tinto francês – Les Hauts de Barville Châteauneuf-du-pape...
Las Perdices Malbec 2019 - Oferta
*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima Vinho tinto argentino – Las Perdices Malbec 2019 Para...
Altos del Plata Malbec 2018 - Oferta
*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima Vinho tinto argentino – Altos del Plata Malbec 2018...