*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto espanhol
Volume: 750 mL
Região: Castilla y León
Safra: 2016
Boca: Encorpado, vivaz, frutado e estruturado, com taninos marcados, acidez equilibrada e final longo
Produtor: Bodegas Carmen Rodriguez Mendez
Uva: Tempranillo
Teor alcoólico: 15%
Serviço: 17°C
Potencial de guarda: 2024
Nariz: Perfumado, com notas intensas de frutas maduras e tabaco, e toques delicados de chocolate e café
Visual: Vermelho-granada profundo com reflexos violáceos
Amadurecimento: 15 meses em barricas de carvalho francês
Tipo de fechamento: Rolha de cortiça
Decantação: 30 minutos
Harmonização: Carnes vermelhas e de caça, tortilla de setas e pan tumaca, pizza de pepperoni, queijos maduros
Gradação de 0 a 10
Doçura: 0
Tanino: 6
Acidez: 6
Frutado: 8
Breve descrição:
Conforme diz a vinícola Carodorum Bodegas, “os vinhos são nascidos e criados na cidade de Toro, que de forma autêntica personificam a nossa terra, cultura, família e trabalho”.
Assim é criado este Vino de Autor, feito com a uva autóctone Tinta de Toro — conhecida também como Tempranillo, Aragones e Tinta Roriz.
E a uva se expressa nesse exemplar em goles encorpados, vivazes, frutados e estruturados. Paladar antecedido em taça por um delicioso e complexo leque aromático, que vai de frutas maduras até tabaco, chocolate e café, já que o líquido estagiou por um bom tempo em barricas.
Para uma experiência ainda mais rica, decante-o por 30 minutos antes da degustação, e harmonize-o com pratos típicos da culinária local, como tortillas de setas e pan tumaca.
Sobre a vinícola:
A vinícola Carmen Rodríguez Méndez, com sua produção anual de apenas 20.000 garrafas, é a menor das registradas no D.O. Toro, mas em termos de qualidade não tem nada a invejar aos consagrados.
As suas dimensões diminutas significam que o cuidado, a dedicação e, sobretudo, o carinho e o amor pelo mundo do vinho estão presentes em cada um dos produtos da sua gama.
A Adega, nestes tempos de empresas familiares com dimensões multinacionais, é de fato uma empresa artesanal e familiar.
O projeto, iniciado por Carmen Rodríguez e agora continuado por um de seus filhos, se cristalizou em um pequeno e coquete espaço, capaz então de aproveitar ao máximo os vinhedos centenários de propriedade da família plantados na região.
O resultado, que veio em seguida depois de muitas horas de trabalho de todos os membros do núcleo familiar, tem sido mais do que satisfatório. Em apenas três anos, a adega conseguiu colocar no mercado dois vinhos irrepreensíveis bem como ter outros dois prontos.
Os vinhos da vinícola Carmen Rodríguez são rotulados Caro Dorum. A maior parte da produção da empresa é produzida por um carvalho Crianza, muito apreciado pelos provadores. É um vinho de cor cereja com vermelhão e pregas roxas.
Na taça, Caro Dorum Crianza destaca-se pela delicadeza da madeira assim como pela presença de aromas picantes como o cravo e o cacau amargo. No momento em que é degustado, surge o seu caráter frutado, com notas de compota de framboesa e frutos silvestres pretos. Na boca é delicado e amigável com um toque resinoso.
A curto prazo, a família pretende dessa forma expandir as atuais instalações para construir novas salas de fermentação e um espaço para degustações especializadas para apreciadores de vinho. Além disso, nos próximos anos a expectativa é atingir a cifra de 30 mil garrafas de produção média.
O crescimento da vinícola não implicará de forma alguma uma variação nos processos artesanais seguidos por Carmen Rodríguez e seu filho.
Do tradicional cuidado da vinha, em que trabalham de acordo com as orientações dos viticultores de toda a vida da região de Zamora, à seleção quase manual da uva e à meticulosa elaboração do vinho, tudo ficará na adega.
Referência: www.laesenciadelvino.com
Para comprar no site parceiro, clique aqui