Vinho tinto chileno
Volume: 750 mL
Região: Valle Central
Safra: 2019
Boca: Frutado, taninos macios, acidez agradável, corpo de leve para médio
Produtor: Viña Canepa
Uva: Carménère
Teor alcoólico: 12%
Serviço: 15°C
Potencial de guarda: 4 anos
Nariz: Frutas vermelhas, vegetal
Visual: Rubi
Amadurecimento: Breve passagem por barricas de carvalho
Classificação: Meio Seco/Demi-Sec
Harmonização: Espaguete à bolonhesa, churrasco, arroz carreteiro, panqueca de carne, pizza de calabresa, frango recheado
Breve descrição:
Produzido com a uva Carménère, de origem francesa, mas que se tornou a uva emblemática do Chile, foi feito para quem está iniciando no mundo do vinho.
Fácil de beber, de leve para médio corpo, frutado, de taninos macios e acidez agradável, este tinto teve um breve estágio em barricas. É versátil na hora de harmonizar, sendo também uma boa pedida apreciá-lo sozinho.
Sobre a vinícola:
O italiano e patriarca Giuseppe Canepa Vaccarezz chegou ao Chile em 1914 e, logo após, em 1930, cria a sua primeira vinícola no porto de Valparaíso e ela só iria ganhar o nome atual, Viña Canepa, em 1960.
No princípio e a partir de então, Giuseppe e família desempenharam um papel muito importante na modernização da produção vinícola chilena, sendo pioneiros no cultivo das uvas Chenin Blanc, Pinot Noir e Zinfandel no país
Em 1979, o Canepa Finísimo é reconhecido como o “Quinto melhor vinho no mundo” pela inegavelmente prestigiada revista French Gault & Millau, sendo superado apenas pelos mais exclusivos vinhos franceses.
E logo depois, já na década de 80, a vinícola fez a enologia no país andino passar por uma grande revolução e a Canepa foi a pioneira na importação e implantação de tanques de aço inox para vinificação, e a produção a partir de então passou a ter monitoramento de temperatura e controle rigoroso de higiene.
Passando-se os anos e o reconhecimento sendo adquirido, a vinícola Canepa se expandiu, aliando-se dessa forma ao grupo Concha y Toro.
As vinhas hoje encontram-se em quatro terroirs chilenos: Curicó, Maipo, Rapel e Casablanca. A vinícola é agora comandada por José Canepa, da terceira geração da família, bem como conta com a expertise do enólogo Javier Solari.
A produção anual, de 2 milhões de litros de vinhos, assim como a exportação para o mundo todo, mostra o quão intenso foi o crescimento da empresa.
Referência: http://canepawinery.com/
Veja a seguir mais 6 rótulos de Viña Canepa: o Canepa Novísimo Pinot Grigio 2019, o Canepa Novísimo Chardonnay 2019, o Canepa Novísimo Cabernet Sauvignon 2019, o Canepa Magnificum D.O. Valle del Maipo Cabernet Sauvignon 2013, o Canepa Novísimo Pinot Grigio 2018 e o Canepa Reserva Famiglia Chardonnay 2018
Para comprar no site parceiro, clique aqui