C.O.S 1960 Primitivo di Manduria DOP 2020

C.O.S 1960 Primitivo di Manduria DOP 2020 - Oferta

*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima

Vinho tinto italiano

Volume: 750 mL
Região: Puglia
Safra: 2020
Boca: Corpo médio, sabor frutado e acidez equilibrada
Produtor: Cantolio
Uva: Primitivo
Teor alcoólico: 14%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 2026
Nariz: Frutas vermelhas maduras
Visual: Vermelho-rubi profundo
Tipo de fechamento: Rolha de cortiça
Harmonização: Nhoque com ragu de calabresa, fogazza de queijo, costela no bafo

Gradação de 0 a 10

Doçura: 4
Tanino: 8
Acidez: 6
Frutado: 8

Breve descrição:

A nova safra do C.O.S 1960 Primitivo di Manduria nos mostra como a vinícola Cantolio conseguiu, de fato, manter manter as características desde o ano estampado no rótulo.

Ou seja, um vinho que é a expressão clássica da uva Primitivo quando cultivada no célebre terroir de Manduria.

Fruto do trabalho de pequenos viticultores que prezam pelo respeito ao meio ambiente, é um exemplar que exala em taça notas de ameixa, cereja madura e toques de canela.

Em seguida a este aroma vem um paladar sedoso, de corpo médio, com um final frutado.

 

Sobre a vinícola:

A adega foi fundada, a princípio, no início dos anos sessenta por um pequeno e estreito grupo de corajosos viticultores.

Começaram a transformar as suas uvas, visando um mercado que começava então a valorizar e a procurar vinhos encorpados, robustos e de grande carácter. Isso no momento em que haviam apenas alguns produtores de vinho associados.

Hoje são mais de 700, e com perícia consumada dão continuidade ao know-how, “vinculado à tradição”, para produzir o Vinho Primitivo di Manduria das províncias de Taranto bem como Brindisi.

Estes vêm parcialmente das áreas costeiras e parcialmente das vinhas tradicionais treinadas no mato, expostas não só ao calor do sol, como também às propriedades benéficas do Mar Jônico.

Chegando então pela estrada de Lecce, se vê uma enorme placa que está colocada na entrada de um antigo povoado messapiano. É uma terra que sempre se dedicou à produção das uvas Primitivo.

Registros escritos das antigas tradições vitivinícolas da região podem ser encontrados no parque arqueológico das muralhas messapianas, pois estão, a apenas um quilômetro de distância, dentro da vinícola Cantolio; sem dúvida imperdível para uma experiência de degustação de vinhos agradável.

Logo no interior, há uma loja de vinhos inteligente e convidativa, equipada com dispensadores úteis para servir os vinhos. Desde 2008, toda a produção do Cantolio é processada com energia de fontes renováveis ​​(Fotovoltaica).

Ademais, Cantolio produz ainda um excelente azeite virgem extra, fruto de um processo que segue fielmente as antigas tradições: colhido manualmente e prensado a frio. A tradição é sustentada por métodos modernos de trabalho que garantem as qualidades absolutas e genuínas do produto final.

Referência: www.cantolio.it

Veja a seguir mais 1 rótulo de Cantolio: o C.O.S Manduria 1960 Primitivo di Manduria DOP 2019

Para comprar no site parceiro, clique aqui

Ofertas Relacionadas

Rolar para cima