*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho licoroso italiano – Barolo Chinato Marchesi di Barolo
Para comprar esse vinho no site parceiro, clique aqui
Volume: 750 mL
Região: Piemonte
Boca: Caráter intenso, concentrado, e com final doce e persistente
Produtor: Marchesi Di Barolo
Uva: Nebbiolo
Teor alcoólico: 16,5%
Serviço: 18°C
Potencial de guarda: 2030
Nariz: Perfume intenso e aromático, destacando especiarias, flores e casca de laranja
Visual: Vermelho granada com reflexos alaranjados
Amadurecimento: Em barricas de carvalho
Tipo de fechamento: Rolha
Harmonização: Chocolate amargo, Tiramisú, torta de chocolate com caramelo salgado
Gradação de 0 a 10
Doçura: 8
Tanino: 10
Acidez: 8
Frutado: 6
Breve descrição:
Barolo Chinato é um vinho bastante distinto de um típico Barolo, já que ele é licoroso, fortificado e doce. O processo de vinificação começou de acordo com as regras de produção de um DOCG Barolo, tendo como origem uvas Nebbiolo.
Logo após o amadurecimento, foi adicionado álcool, açúcar e ervas aromáticas, e o líquido estagiou por pelo menos mais um ano em barris de carvalho.
Como resultado, temos um vinho bem aromático e intenso, com nota de flores, casca de laranja e especiarias, com um sabor concentrado e final doce.
Sobre a vinícola:
Marchesi di Barolo é uma propriedade histórica no Piemonte, conhecida principalmente por sua vinha única e vinhos Riserva da uva Nebbiolo. A vinícola lança frequentemente safras mais velhas, que demonstram dessa forma a antiguidade dos vinhos.
A propriedade controla cerca de 120 hectares de vinhas e assim produz um amplo portfólio de vinhos de todas as principais castas da região. Sem dúvida, Barolo constitui o coração da gama, e o vinho de vinhedo único carro-chefe é o Barolo Cannubi, de uma grande propriedade no famoso vinhedo.
Já o Barolo Riserva é feito a partir de várias parcelas vinificadas separadamente e em seguida misturadas após envelhecimento.
A vinificação combina o moderno bem como o tradicional: dependendo do vinho, grandes barricas de carvalho eslavo entre 3.000 e 18.000 litros podem ser combinadas para fins de envelhecimento com barricas ou tanques de aço inoxidável.
A empresa foi fundada no início de 1800, no momento em que o Marquês de Barolo se casou com a nobre francesa Juliette Colbert. Ela então deu o ímpeto ao desenvolvimento da propriedade que levava o nome de seu marido. Mais recentemente, cinco gerações da família Abbona foram proprietárias e administraram a empresa.
Referência: www.wine-searcher.com
Veja a seguir mais rótulos da vinícola Marchesi Di Barolo
Para comprar no site parceiro, clique aqui