*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto italiano
Volume: 750 mL
Região: Valpolicella (Denominação de Vêneto)
Safra: 2017
Boca: Médio corpo, taninos macios, boa acidez, delicada doçura
Produtor: Tenuta Sant’Antonio
Uvas: Oseleta, Corvinone, Rondinella e Croatina
Teor alcoólico: 14%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 10 anos
Nariz: Frutas vermelhas maduras, especiarias, amadeirado
Visual: Rubi intenso
Amadurecimento: 12 meses em barricas de carvalho de 500 litros
Decantação: 30 minutos
Classificação: Meio Seco/Demi-Sec
Harmonização: Steak au poivre, costelinha suína ao molho barbecue, filé ao molho de morangos, nhoque de abóbora com cogumelos na manteiga de sálvia, espaguete à putanesca, queijos semiduros
Breve descrição:
Com o fim de agregar aromas e sabores sedutores, um típico Ripasso é refermentado com as cascas das uvas do Amarone, uma classe de vinhos ícone da Itália.
Um Valpolicella assinado pela Tenuta Sant’Antonio, vinícola que nasceu da paixão de quatro irmãos pelo mundo do vinho.
Sobre a vinícola:
Tenuta Sant’Antonio é uma vinícola localizada na área de Monti Garbi, em Verona, perto do Lago Garda, e sendo assim, é propriedade de quatro irmãos: Armando, Paolo, Tiziano e Massimo Castagnedi, e produz vinhos Soave, Valpolicella e Amarone.
Com efeito, a propriedade é composta por 50 hectares de vinhedos – 30 hectares ao redor de Mezzane e 20 hectares em San Zeno di Colognola ai Colli, no distrito de Valpolicella. As variedades de uva cultivadas nessas vinhas incluem as variedades regionais clássicas Corvina, Molinara, Rondinella, Garganega e Trebbiano di Soave, assim como variedades internacionais como Chardonnay.
Os vinhos tinto e branco são envelhecidos em contato com as borras e misturados em frascos de aço inoxidável e posteriormente através do método tradicional de barragem em barril. Eles são clarificados, dessa forma, apenas alguns dias antes do engarrafamento.
O principal vinho da Tenuta Sant’Antonio, de fato, é o Amarone della Valpolicella Riserva chamada Lilium Est. O vinho é produzido pelo processo de appassimento, onde após a colheita as uvas são secas por várias semanas em prateleiras de bambu ou tapetes de palha, a fim de concentrar açúcares para aumentar o corpo e a intensidade do sabor.
Por fim, a Sant’Antonio produz uma variedade de outros vinhos sob vários outros títulos DOC e IGT, incluindo a linha Scaia e a linha sem sulfito Telos.
Referência: www.wine-searcher.com
Veja a seguir mais rótulos da vinícola Tenuta Sant’Antonio
Para comprar no site parceiro, clique aqui