*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto francês
Volume: 750 mL
Região: Borgonha
Safra: 2017
Boca: Delicado, frutado, com boa acidez e corpo leve
Produtor: Vignerons de Buxy
Uva: Pinot Noir
Teor alcoólico: 13,5%
Serviço: 15°C
Potencial de guarda: 2023
Nariz: Frutas vermelhas frescas como morango e cereja
Visual: Vermelho-rubi brilhante
Tipo de fechamento: Rolha de cortiça
Harmonização: Pizza de cogumelos, risoto de shitake, frutos do mar
Gradação de 0 a 10
Doçura: 0
Tanino: 2
Acidez: 6
Frutado: 8
Breve descrição:
Este típico Pinot Noir de Borgonha foi elaborado em Côte Chalonnaise, ou seja, sob uma Denominação de Origem de uma pequena área no coração de Borgonha.
Com alguns dos vinhedos mais valorizados de Borgonha, foi então a denominação escolhida pela vinícola Vignerons de Buxy para a elaboração desse exemplar.
Um tinto com goles com muita fruta, leves e delicados. Para uma degustação ainda mais saborosa, harmonize-o com frutos do mar, ou algum prato com cogumelos.
Sobre a vinícola:
Caves de Vignerons de Buxy – como The Society – é inegavelmente uma cooperativa com uma história distinta. Com sede na Côte Chalonnaise, fundada em 1931 e se expandido ao longo dos anos, de tal forma que agora 120 famílias trabalham nas vinhas, cada uma com a sua parcela de vinhas para cuidar com o máximo cuidado.
Eles agora formam o maior produtor da Côte Chalonnaise e respondem então por dois terços da produção de Montagny.
As cooperativas de maior sucesso têm visão de futuro e estão certamente comprometidas com a qualidade. Desde a década de 1980, eles classificam a qualidade de cada vinhedo bem como empregam padrões elevados para seus membros seguirem.
O preço que os produtores recebem varia de acordo com a qualidade de suas uvas: estes são julgados por uma série de critérios, incluindo visitas regulares aos vinhedos (uma vez em junho, quando eles aconselham os produtores sobre a saúde e os rendimentos da videira, e novamente pouco antes da colheita quando cada vinhedo é recebeu uma pontuação de 100) para garantir que a qualidade permaneça consistente.
Eles também monitoram rigorosamente a colheita: usando então técnicas modernas como a colheita mecanizada, cada variedade de uva é colhida separadamente, normalmente começando com pinot noir, seguido por gamay, chardonnay e depois aligoté.
No momento em que as uvas chegam à adega, cada lote é novamente avaliado quanto à qualidade e as suas uvas são vinificadas separadamente com diferentes qualidades mantidas à parte. A maioria desse modo é fermentada em tanques, antes de ser envelhecida em foudres, barricas ou tanques.
Todos os anos, provamos uma seleção de cuvées com o adega Alain Pierre, a fim de montar nosso próprio blend para o Red Burgundy da The Society, que é engarrafado para nós na cooperativa. O bom Burgundy básico é tão evasivo quanto o narceja que apresentamos no rótulo, mas nossa oferta é modesta, com aroma de cereja, fresca e fiel às suas origens.
Referência: https://www.thewinesociety.com
Veja a seguir mais 2 rótulos de Vignerons de Buxy: o Buissonnier Grand Vin de Bourgogne Mercurey AOC 2018 e o Buissonnier Crémant de Bourgogne Brut AOC
Para comprar no site parceiro, clique aqui