Vinho tinto argentino
Volume: 750 mL
Região: Tolombóm, Salta
Safra: 2019
Boca: Boa estrutura, médio corpo, intenso e taninos finos
Produtor: Estancia Los Cardones
Uva: Malbec
Teor alcoólico: 13,4%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 5 anos
Nariz: Frutas negras, especiarias e um toque mineral
Vinificação: Maceração a frio por 7 dias. Fermentação com leveduras naturais por 14 dias. Fermentação malolática completa
Amadurecimento: 6 meses em barricas de carvalho francês, 20% novas
Harmonização: Embutidos secos (copa, salame milano), ossobuco de vitela
Premiações/Pontuações: 90 pontos pelo crítico James Suckling
Breve descrição:
100% Malbec, este vinho salteño é elaborado na Estancia Los Cardones, um lugar inegavelmente lindíssimo e dos mais altos da Argentina onde se plantam uvas.
Nas palavras de James Suckling, que já o elegeu como um dos 10 Malbecs que “custam 15 dólares, mas parecem custar 50”, este é um vinho “firme, de caráter”, com taninos finos e corpo médio-intenso. Os amantes de vinhos de Mendoza irão sem dúvida adorar este diferente Malbec, que conta com o frescor, convidando a tomar a próxima taça, como grande aliado.
Anko Malbec, por seu frescor e complexidade, especialmente a aromática, é bastante versátil na hora de combinar com comida. Harmoniza bem com embutidos, como salame milanês e copa, produtos com boa gordura e notas de especiarias, e pratos de com carnes como ossobuco de vitela.
Sobre a vinícola:
Situada em Tolombón, na província de Salta, na zona mais setentrional da Argentina, Estancia Los Cardones é um projeto inegavelmente novo e ousado dos experimentados empreendedores do vinho Jeff Mausbach e Alejandro Sejanovich, antigos colegas de trabalho na Catena Zapata e parceiros também em outros projetos, como o Manos Negras.
Seus vinhedos, também em Tolombón, estão plantados a cerca de 1700 metros acima do nível do mar, originando então vinhos complexos em aromas e sabor e que carregam um distinto toque mineral aportado pelo pedregoso terreno da região.
Dessa forma, os Malbecs da Los Cardones têm notas de especiarias que se unem a elementos florais muito delicados, de maior acidez natural e equilíbrio.
Alejandro Sejanovich é o enólogo responsável pelo desenvolvimento dos vinhos do projeto. Desde que deixou a famosa Catena Zapata em 2010, Sejanovich doa-se de corpo e alma a desafios em vinhedos e terroirs inusitados.
Em Estancia Los Cardones, seu desafio é elaborar vinhos elegantes, fáceis de beber e, além disso, diferente das normas tradicionais. Prove e veja que ele conseguiu atingir plenamente seus objetivos.
Referência: https://www.totalvinhos.com.br
Para comprar no site parceiro, clique aqui