Vinho tinto italiano
Volume: 750 mL
Região: Vêneto
Safra: 2017
Boca: Elegante, complexo, intenso, com um final longo e persistente
Produtor: Bennati
Uvas: Corvina, Rondinella, Molinara e Cabernet Sauvignon
Teor alcoólico: 14%
Serviço: 15°C
Potencial de guarda: 2024
Nariz: Frutas vermelhas maduras com toque de tabaco, baunilha e cacau
Visual: Vermelho-rubi intenso
Amadurecimento: 8 meses em barricas de carvalho
Tipo de fechamento: Rolha de cortiça
Classificação: Meio Seco/Demi-Sec
Harmonização: Carnes vermelhas e de caça, embutidos, queijos
Gradação de 0 a 10
Doçura: 2
Tanino: 6
Acidez: 8
Frutado: 8
Breve descrição:
Valpolicella, região que origina os famosos vinhos homônimos, dispensa apresentações. Vinhos esses que se tornaram verdadeiros ícones italianos e bem representa a excelência dos líquidos produzidos em Vêneto, aonde Valpolicella é localizada.
Já o “Ripasso” no nome é referente ao método de vinificação, que consiste em unir o mosto às peles de vinhos Amarone, outro clássico da Itália, agregando mais textura e sabor ao líquido. E as características que melhor descrevem este Soraighe são elegância, complexidade e intensidade.
Em taça exala perfumes de frutas vermelhas maduras com toques de cacau, tabaco e baunilha. Com um final que preenche a boca, longo e persistente, é a pedida perfeita para harmonizar com carnes de caça.
Sobre a vinícola:
Antonio Bennati nasceu em 1870 em Cazzano di Tramigna, a poucos quilômetros de Soave. “Toni Recioto”, como foi chamado em homenagem ao vinho com passas com esse nome, começou cedo a produzir e vender vinho nas famosas garrafas em cestas de palha.
Ele foi seguido por seu filho Annibale, que em 1920 estabeleceu a vinícola Cantine Bennati. Desde então construiu uma longa tradição em vinificação: de fato, quatro gerações contribuíram para a melhoria qualitativa dos vinhos.
A vinícola fica em Cazzano di Tramigna, ou seja, na fronteira entre as maravilhosas colinas de Soave e a renomada região de Valpolicella.
Hoje, a maior expressão desse caminho de crescimento é a linha Soraighe, mas o amplo sucesso da linha tradicional I Gadi e Cornalè mostra que a família sempre esteve focada em um princípio: produzir vinhos com uma boa relação custo-benefício.
A variedade das linhas I Gadi e Cornalè é composta por variedades locais e internacionais; Os vinhos “I Gadi” são mais estruturados e complexos, enquanto o “Cornalè” é feito com vinhos mais modernos, perfeitos para todos os dias.
A quarta geração, composta pelos irmãos Giorgio e Paolo e seu primo Claudio, presta assim uma homenagem a Valtramigna com um projeto que envolve a produção limitada de vinhos de qualidade superior, que através de seus buquês, aromas e sabores falam desta terra e de sua história.
Bennati é um ótimo parceiro de negócios para quem:
– deseja a confiabilidade que apenas uma empresa familiar de quase cem anos pode oferecer
– procura vinhos com uma boa relação custo / benefício, não apenas em termos de qualidade, mas também de embalagem e estilo, vinhos que remontam à tradição e a reinterpretam novamente.
Referências: http://www.valpolicellaweb.com, https://www.le-connaisseur.nl
Veja a seguir mais 1 rótulo de Bennati: o Soraighe Ireos Rosso Veronese 2017
Para comprar no site parceiro, clique aqui