*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto português
Volume: 750 mL
Região: Dão
Safra: 2017
Boca: Refrescante, delicado, frutado e macio
Produtor: Caminhos Cruzados
Uvas: Alfrocheiro e Tinta Roriz
Teor alcoólico: 13%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 2022
Nariz: Frutos maduros de morango e cereja
Visual: Vermelho-rubi com tons violeta
Amadurecimento: 6 meses em cubas de aço inoxidável
Tipo de fechamento: Rolha de cortiça
Harmonização: Carnes brancas, sardinha assada
Gradação de 0 a 10
Doçura: 0
Tanino: 4
Acidez: 6
Frutado: 8
Breve descrição:
A renomada região do Dão, também chamada de “Borgonha portuguesa” devido aos exemplares refrescantes e leves que produz, nos brinda com este Coronel Serpa.
Levando a sua taça toda a tipicidade do terroir local, assim como as características das uvas Alfrocheiro e Tinta Roriz, é um tinto aromático – com frutas bem maduras no seu perfume – e como é de se esperar, maravilhosamente leve e fresco.
Sobre a vinícola:
O Caminhos Cruzados vem da iniciativa e vontade da família dos Santos, nascida na pequena vila de Nelas, com o fim de voltar às suas origens para investir em uma paixão antiga, o vinho do Dão.
Uma empresa familiar nasceu em 2012, liderada por Lígia Santos, no momento em que deixa a carreira de advogada em Lisboa e segue para Nelas para direcionar os destinos do projeto do vinho.
Os seus vinhos são feitos a partir de uvas de sua própria produção bem como de produtores selecionados, reconhecidos pela qualidade e excelência de suas castas, tudo na região do Dão.
A filosofia da empresa baseia-se na produção de vinhos de qualidade, onde a tradição se une ao modernismo, garantindo assim o elemento chave que o mercado exige: diferenciação.
O nome da empresa – Caminhos Cruzados – vem da crença de que a vida nem sempre é sobre caminhos retos, mas que sim existem estradas atípicas que nos levam a lugares incríveis.
O lema é que quando dois caminhos se cruzam, por conseguinte algo surpreendente pode acontecer, como acontece hoje em dia com esta família, onde diferentes experiências se reúnem.
Posteriormente, em 2015, a empresa foi premiada como “Melhor Novo Produtor de Vinho 2015” pela Revista de Vinhos, que foi outro motivo para continuar produzindo vinhos únicos.
A Companhia (vinhedos e adega) está localizada na região do Dão, mais especificamente em Nelas. Em seguida, em 2017, foi inaugurada a nova vinícola, com uma arquitetura arrojada que emerge das vinhas da Quinta da Teixuga.
A vinícola é inspirada no logotipo da empresa, dois caminhos que se cruzam e, portanto, está perfeitamente integrado ao ambiente. A vinícola foi construída levando em consideração não apenas a estética, mas também a sustentabilidade e permite a prática do enoturismo.
Referência: www.caminhoscruzados.net
Veja a seguir mais 3 rótulos de Caminhos Cruzados: o Coronel Serpa Tinto Dão 2018, o Encostas do Vilar Colheita Tinto e o Malva Vinho Regional Terras do Dão 2018
Para comprar no site parceiro, clique aqui