Vinho tinto francês
Volume: 750 mL
Região: Saint-Émilion (Apelação de Bordeaux)
Safra: 2014
Boca: Corpo de médio para encorpado, taninos macios, boa acidez, notas do amadurecimento, elegante
Produtor: Château Angélus
Uvas: Merlot e Cabernet Franc
Teor alcoólico: 13%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 9 anos
Nariz: Frutas negras maduras, tostado, mentol, couro
Visual: Rubi com reflexos granada
Amadurecimento: 12 meses em barricas de carvalho de segundo uso
Decantação: 30 minutos
Harmonização: Costeletas de cordeiro com lentilhas, t-bone com legumes grelhados, magret de pato ao molho de framboesas, coelho à camponesa, finger foods variados, mix de queijos maduros e embutidos
Breve descrição: A vinícola Château Angélus possui um vinhedo localizado em um anfiteatro natural delimitado por três igrejas, na região de Saint-Émillion. A uva Merlot, que compõe de 85% a 90% desse tinto, se desenvolveu muito bem nesse local, entregando fruta e maciez, assim como a Cabernet Franc, que compõe o restante deste exemplar excepcional e exclusivo, além de versátil na hora de harmonizar.
Sobre a vinícola: O Château Angélus é uma propriedade Premier Grand Cru Classé A nas encostas do sul de Saint-Émilion, na margem direita do Gironde, em Bordeaux. O castelo recebeu esse nome devido à presença de sinos das igrejas que podiam ser ouvidos tocando nas parcelas originais das vinhas, amplificadas pelo anfiteatro natural que a colina de Saint-Émilion cria.
O local que agora é o Château Angélus foi adicionado à pequena propriedade da família de Boüard de Laforest em 1920 e, em 1985, a propriedade possuía 20 hectares de vinha. Hubert de Boüard de Laforest, assumiu as rédeas da empresa nesse momento e começou a introduzir maneiras mais modernas de fazer as coisas. Ele começou a mudar as vinhas para trabalhar da maneira mais sustentável possível, algo que era incomum para um enólogo de Saint-Émilion na época.
Em 1996, o Château Angélus, classificado como Grand Cru Classé na Classificação Saint-Émilion de 1954, foi promovido a Premier Grand Cru Classé. Em 2012, o castelo foi promovido mais uma vez ao topo do Premier Grand Cru Classe A, juntando-se a apenas três outros, castelos Ausone, Pavie e o famoso Cheval Blanc.
O Château Angélus Grand Vin é feito de uma mistura de Cabernet Franc e Merlot e envelhecido em carvalho novo por 18 meses. Ele passa pelo menos cinco anos em garrafa antes de ser liberado, mas pode ser envelhecido por muito mais tempo. A concentração, o peso e a estrutura de Angélus permitem que o vinho resista à prova do tempo. A produção anual é de cerca de 100.000 garrafas. O segundo vinho do castelo, Le Carillon d’Angélus, foi produzido pela primeira vez em 1987 e representa cerca de 30% da produção total.
Hubert de Boüard aumentou suas campanhas de marketing para reintroduzir no mundo o Château Angélus, especialmente depois de subir às alturas do Premier Grand Cru Classé A. Tornou-se associado aos filmes de James Bond, uma safra de 1982 exibida no Casino Royale e uma de 2005 em Espectro. Em 2016, a filha de De Boüard, Stéphanie, comprou as ações de seu pai na propriedade, tornando-se a única proprietária. Seu pai permanece como co-diretor.
Referência: https://www.wine-searcher.com/merchant/17008
Veja a seguir mais 2 rótulos de Château Angélus: o Carillon d’Angélus 2015 e o Château Angelus 2015
Para comprar no site parceiro, clique aqui