Receitinha básica
Separe 2 l de vinho tinto demi-sec, 1 copo de água 200 ml, meio copo de cachaça, 1 copo e 1/2 de açúcar, 2 pauzinhos de canela, 12 cravos (ou a gosto) e 8 rodelinhas de gengibre (ou a gosto). Misture todos os ingredientes ao fogo em uma panela. Depois que levantar fervura, deixe por mais 10 minutos. Está pronto é só servir a bebida quente.
Lista de vinhos:
1. Vinho tinto italiano – Casato Mastino Amarone della Valpolicella DOCG 2018, um vinho complexo, encorpado, aveludado, com toques de cerejas e amêndoas, taninos maduros e sedosos, e final persistente e agradável.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3qFPNP9″]Compre aqui[/button]
2. Vinho tinto português – Travessia By Santos Lima IG Lisboa 2018, um vinho de excelente estrutura e taninos aveludados.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3WXiG5s”]Compre aqui[/button]
3. Vinho tinto italiano – Schola Sarmenti Critera IGT Salento Primitivo 2020, um vinho de corpo médio para encorpado, frutado, equilibrado, intenso, redondo, taninos macios e final longo.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3NkUW8b”]Compre aqui[/button]
4. Vinho tinto italiano – Nero Reale Primitivo di Manduria DOC 2021, um vinho concentrado, marcante e com taninos redondos.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3qyKD7R”]Compre aqui[/button]
5. Vinho tinto americano – Carnivor Cabernet Sauvignon 2019, um vinho de corpo de médio para encorpado, bem integrado, frutado com nuances da barrica, taninos presentes e macios, boa acidez, final longo.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3OZnFAR”]Compre aqui[/button]
6. Vinho tinto italiano – Cardilla Nero DAvola DOC Sicilia 2021, um vinho fresco, com taninos macios e saboroso retrogosto.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/42wkVxN”]Compre aqui[/button]
Leia mais sobre estes vinhos abaixo
1. Casato Mastino Amarone della Valpolicella DOCG 2018
Casato Mastino Amarone della Valpolicella DOCG 2018 – Vinho tinto italiano
Este é um toque de luxo. Um vinho premiadíssimo de Vêneto da Mabis Wine, um aroma expres-sivo e persistente, com notas de compota de frutas pretas e vermelhas, e nuances de especiarias e carvalho, graças ao seu tempo em barricas. É um demi-sec que dará ao seu quentão um ar de nobreza.
2. Travessia By Santos Lima IG Lisboa 2018
Travessia By Santos Lima IG Lisboa 2018 – Vinho tinto português
Um demi-sec da Casa Santos Lima, com aromas de frutas vermelhas em compota, baunilha, com toque de chocolate e especiarias; esse blend da terrinha de visual rubi com reflexos violáceos, com seus quatro meses estágio parcial em carvalho, vai fazer do seu quentão o sabor de velho mundo a uma plateia de bom gosto.
3. Schola Sarmenti Critera IGT Salento Primitivo 2020
Schola Sarmenti Critera IGT Salento Primitivo 2020 – Vinho tinto italiano
Outro demi-sec que vem do velho mundo. Este é um Schola Sarmenti, de Salento (Puglia) , com aromas de frutas pretas e vermelhas maduras, sutis notas de especiarias. É um rubi intenso e profundo da Primitivo. Tem um amadurecimento de temperatura controlada. Este, realmente, a meu ver, é um vinho muito especial para seu quentão.
4. Nero Reale Primitivo di Manduria DOC 2021
Nero Reale Primitivo di Manduria DOC 2021 – Vinho tinto italiano
Também da Puglia, outro primitivo, só que da Angelo Rocca e Figli Srl. Adoro o seu aroma de fru-tas vermelhas e toques de baunilha e especiarias. Sem dúvida um demi-sec vermelho-rubi intenso, pontuadíssimo e que vai fazer do seu quentão uma bebida de outro planeta.
5. Carnivor Cabernet Sauvignon 2019
Este Demi-sec da Califórnia, produzido pela Carnivor Wines, com seu histórico de barricas de carvalho, surpreende. Um Cabernet Sauvignon, com tons de frutas pretas e vermelhas maduras,
chocolate, amadeirado, toques de baunilha e sutis notas de café torrado, coloração rubi intenso, vai dar um tom de luxo e nobreza ao seu quentão chique.
6. Cardilla Nero DAvola DOC Sicilia 2021
Cardilla Nero DAvola DOC Sicilia 2021 – Vinho tinto italiano
Esse Carlo Pellegrino da região da minha amada Sicília, com seus aromas de frutas vermelhas, com toques de violeta e seu rubi com reflexos violáceos; com histórico de 4 meses em tanques de aço inox, tem tudo para fazer um quentão chique para lá de convidativo.
Conclusão
Um quentão é uma bebida popular. Bom, nem por isso deve ser menosprezado em nossa mesa. Hoje, meu convite é para preparar um quentão chique para convidados especiais. Venha nessa nossa aventura.