*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto italiano – Schola Sarmenti Cubardi IGT Salento Primitivo 2019
Para comprar este vinho no site parceiro, clique aqui
Volume: 750 mL
Região: Salento (Puglia)
Safra: 2019
Boca: Encorpado e aveludado, frutado com nuances de barrica, estruturado, bem integrado, com taninos presentes e macios, final longo
Produtor: Schola Sarmenti
Uva: Primitivo
Teor alcoólico: 15%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 7 anos
Nariz: Frutas pretas maduras, frutas secas, especiarias, toques de tabaco, chocolate e leve toque final de café
Visual: Rubi profundo
Amadurecimento: 6 meses em barricas de carvalho francês tostado médio. E mais 8 meses de afinamento na garrafa
Decantação: 40 minutos
Classificação: Meio Seco/Demi-Sec
Harmonização: Opte por pratos mais estruturados, como carnes vermelhas assadas, cozidas, grelhadas ou defumadas, carnes brancas mais intensas, molhos concentrados, apimentados ou à base de tomate, especiarias e queijos. Dicas: costela suína ao molho barbecue, sanduíche de brisket, pulled pork, quibe assado de abóbora com especiarias
Breve descrição:
Este vinho Primitivo é feito a partir de uma seleção de uvas locais cultivadas em Puglia, Itália. As videiras com mais de 65 anos produzem bagos pequenos com altos níveis de açúcar, produzindo vinhos com alto teor alcoólico e estrutura tânica.
O sabor do Cubardi é aveludado e envolvente, com taninos capazes de se expandir agradavelmente, deixando um acabamento agradável e persistente na boca. Com excelente compatibilidade alimentar, este vinho é ideal para emparelhar com carnes grelhadas e defumadas.
Sobre a vinícola:
A princípio com uma história de 200 anos, a história moderna da Schola Sarmenti começa em 1999, quando surgiu como uma cooperativa moderna e de alta qualidade composta por 5 agricultores e 20 hectares.
Agora então com 20 produtores e 77 hectares, a vinícola ainda está ferozmente comprometida com uma expressão autêntica do precioso terroir de Salento na Apúlia, com foco em variedades nativas como Negroamaro, Malvasia Nera, Susamaniello e Primitivo.
As vinhas, que chegam pois aos 85 anos, são cultivadas com o antigo sistema de treino apuliano, o albarello. Assim sendo, as videiras são podadas cuidadosamente na primavera, deixando apenas alguns cachos em cada planta, limitando a quantidade para qualidade.
Todos os vinhedos estão a poucos passos do mar, recebendo os benefícios de suas influências atenuantes, e as uvas são cultivadas organicamente, isto é, sem o uso de fertilizantes químicos.
Os cachos são colhidos manualmente, individualmente, antes de serem colocados em caixotes rasos e transportados para a adega, onde são selecionadas as melhores uvas para serem transformadas por tecnologias inovadoras em vinhos de elevada qualidade, vários deles aliás com reconhecimento internacional pela sua qualidade e autenticidade.
A Schola Sarmenti nasceu dessa forma da união de sonhos, paixão e orgulho. As famílias Marra e Calabrese sempre tiveram inegavelmente uma forte ligação com a terra e a produção de vinho, e vários dos mais preciosos vinhedos antigos treinados em albarello foram plantados por seus ancestrais.
Somente quando as duas famílias se uniram graças a um casamento, o sonho de realizar suas próprias vinícolas foi obtido portanto para os cunhados Lorenzo Marra e Alessandro Calabrese. Em 2000, esse sonho tornou-se um perfume intenso de vinho, o cheiro da primeira uva colhida.
Houve uma verdadeira mudança no ar e não foi só porque a uva se transformou em vinho, mas sim por um coração cheio de paixão. Hoje, em suma, esse sonho continua vivo através dos vinhos excepcionais da Schola Sarmenti.
Referência: www.massanois.com
Veja a seguir mais rótulos da vinícola Schola Sarmenti
Para comprar no site parceiro, clique aqui