*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho branco francês – Domaine De Baronarques Blanc 2016
Para comprar esse vinho no site parceiro, clique aqui
Volume: 750 mL
Região: Limoux
Safra: 2016
Boca: Complexo, suculento, corpo de médio para encorpado, boa acidez, final longo
Produtor: Domaine de Baronarques
Uva: Chardonnay
Teor alcoólico: 13,5%
Serviço: 10°C
Potencial de guarda: 8 anos
Nariz: Pera, pêssego, flores brancas, mel, amadeirado, baunilha, tosta, especiarias
Visual: Amarelo-claro
Amadurecimento: Em barricas novas de carvalho (40%), de segundo uso (40%) e de terceiro uso (20%)
Decantação: 20 minutos
Classificação: Seco
Harmonização: Lagosta gratinada, ostras frescas, lombo de bacalhau com crosta de amêndoas, pappardelle com frutos do mar, camarões na taça com molho cítrico, queijos moles maturados
Premiações/Pontuações: 91 pontos Wine Spectator
Breve descrição:
Domaine Baronarques é uma pequena vinícola francesa que produz apenas três vinhos.
Utilizando um sistema de envelhecimento em barris com diferentes graus de uso, este vinho branco tem uma enorme complexidade e um incrível potencial de envelhecimento, obtendo uma nota de 91 da Wine Spectator.
Sobre a vinícola:
Como resultado do encontro da Baronesa Philippine de Rothschild com uma região vinícola em ascensão nasce, em 1998, o Domaine de Baronarques, localizado no coração do vinhedo de Languedoc, em Saint-Polycarpe, perto de Limoux.
Propriedade histórica da abadia beneditina de Saint-Polycarpe no Aude, fundada no século VIII, Domaine de Baronarques está ancorada pois em um dos berços da viticultura francesa, o Languedoc.
Posteriormente, no século XVII, a vinícola nasce como Domaine de Lambert. Em seguida, houve várias mudanças de propriedade, até que adquirida pela Baronesa Philippine de Rothschild e seus filhos em 1998
Desde 1998, Domaine de Baronarques ocupou seu lugar com dignidade entre os famosos castelos cujos proprietários são, por exemplo, Camille Sereys de Rothschild, Philippe Sereys de Rothschild e Julien de Beaumarchais de Rothschild.
Logo após a aquisição, houve uma extensa renovação do vinhedo e da adega, que agora produz vinhos de alta qualidade.
No encontro de duas influências marítimas, a propriedade, que se estende por 110 hectares, 43 deles plantados com as variedades “atlânticas” (Merlot, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon) assim como “mediterrânicas” (Syrah, Malbec), para os vinhos tintos. No restante da propriedade, se planta Chardonnay para os brancos.
Em 2003, foi concedida enfim à Domaine de Baronarques a denominação AOC Limoux rouge pelo Institut National des Appellations d’Origine (INAO). Afinal, a sua grande variedade de solos e microclimas conferem aos seus vinhos grande complexidade.
Além disso, seu estilo singular combina requinte e elegância com a força característica expressa por seu excepcional terroir, ampliado pelo lendário know-how da família.
Referência: www.bpdr.com, www.ruedesvignerons.com
Veja a seguir mais rótulos da vinícola Domaine de Baronarques
Para comprar no site parceiro, clique aqui