Vinho tinto francês
Volume: 750 mL
Região: Vale do Rhône
Safra: 2016
Boca: É cheio, bem equilibrado, com taninos macios e final longo
Produtor: Lavau
Uvas: Syrah, Grenache e Mourvèdre
Teor alcoólico: 14%
Serviço: 17°C
Potencial de guarda: Pronto para beber
Nariz: Notas de ameixas e cerejas pretas com toque de cacau e cravo
Visual: Vermelho-rubi
Amadurecimento: 12 meses em barricas de carvalho
Harmonização: Pratos com pimentão, carnes defumadas
Premiações/Pontuações: 91 pontos pela revista Wine Enthusiast 2018, 16 pontos pela crítica Jancis Robinson 2016, 91 pontos pelo crítico Robert Parker 2017, 92 pontos pela revista Wine Spectator 2017
Breve descrição:
Châteauneuf-du-Pape carrega no seu nome tradição e renome. Este, elaborado pela Lavau, uma clássica vinícola do Vale do Rhône, foi ainda aclamado pela elite da crítica de vinhos mundial.
A excepcional complexidade aromática e ótimo potencial de guarda são os pontos que impressionam neste exemplar.
Sobre a vinícola:
O nascimento da Maison Lavau remonta a 1964, quando foi fundada pela família Lavau, no momento em que ela já estava familiarizada com o comércio de vinhos quando se mudaram de St. Emilion, na margem direita de Bordeaux, para Violes, para iniciar seu próprio negócio.
Desde 2000, a empresa é gerenciada então pelos irmãos Benoit Lavau e Frederic Lavau. Posteriormente, em 2009, a Lavau SAS havia crescido como empresa o suficiente para começar a vender seu vinho a outros negociantes, para que pudessem produzir e engarrafar o produto como bem entendessem.
Sendo, de fato, um dos maiores negociadores do sul do Rhône naquele momento, eles estavam comprando frutas de quase 350 produtores diferentes! Sua produção naquela época, a saber, era de quase 800.000 caixas de vinho por ano.
Em 2013, a Lavau SAS expandiu sua empresa e comprou o Chateau Maucoil, criando assim uma nova parceria, o Groupe Maucoil Lavau, que é co-propriedade da família Lavau e da família Bonnet.
A Maison Lavau produz vinho a partir de 25 hectares de videiras que possui em Chateauneuf du Pape, bem como possuem 17 hectares cultivados na denominação Cotes du Rhone Villages, onde produzem vinho tinto e branco.
A Maison Lavau Chateauneuf du Pape é produzida a partir de uma mistura de 50% de Grenache, 40% de Syrah e 10% de Mourvèdre de vinhas com idade média de 40 anos. O terroir é um solo arenoso encontrado na vinha de Baratin. As uvas são 100% desengaçadas.
O vinho é envelhecido em uma combinação de 50 e novos barris de carvalho francês ao mesmo tempo que os 50% restantes são envelhecidos em tanque por 12 meses antes do engarrafamento.
A Maison Lavau engarrafa e vende vinho de várias denominações, que, só para exemplificar, são: Chateauneuf du Pape, Gigondas, Vacqueyras, Tavel, Côtes du Rhône e Rasteau. Assim como vendem vários vinhos IGP com preços razoáveis.
Vintages jovens podem ser estourados e derramados, ou decantados por cerca de 1 hora, o que permite dessa forma que o vinho amoleça e abra seu perfume. No entanto, as safras mais antigas podem precisar de muito pouca decantação, apenas o suficiente para remover o sedimento.
A Maison Lavau geralmente é melhor com 1-3 anos de idade da garrafa. Mas isso pode variar um pouco dependendo da safra, tanto que nas melhores safras, o vinho deve ser consumido dentro de 2 a 8 anos após a safra.
Referência: https://www.thewinecellarinsider.com
Veja a seguir mais 1 rótulo de Lavau: o Château Maucoil Châteauneuf-du-Pape Tradition Rouge AOP 2016
Para comprar no site parceiro, clique aqui