*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto italiano – Ponte Lungo Curioso Grande Edizione Toscana 2016
Para comprar esse vinho no site parceiro, clique aqui
Volume: 750 mL
Região: Toscana
Safra: 2016
Boca: Redondo e bem estruturado, com paladar delicado e taninos suaves
Produtor: Barbanera Vini
Uvas: Cabernet Sauvignon, Merlot e Sangiovese
Teor alcoólico: 14%
Serviço: 15°C
Potencial de guarda: Pronto para beber
Nariz: Frutas vermelhas, cerejas e amoras, com toques de especiarias doces e baunilha
Visual: Vermelho-rubi profundo, com reflexos violáceos
Amadurecimento: 6 meses no mínimo em barris de carvalho francês (parte)
Tipo de fechamento: Rolha
Classificação: Meio Seco/Demi-Sec
Harmonização: Bistecca alla fiorentina, espaguete à carbonara, queijos de pasta mole
Premiações/Pontuações: 99 pontos Luca Maroni, Annuario dei Migliori Vini Italiani 2020
Gradação de 0 a 10
Doçura: 4
Tanino: 6
Acidez: 6
Frutado: 8
Breve descrição:
A Ponte Lungo Curioso Grande Edizione Toscana 2016 é o resultado de um projeto da renomada vinícola italiana Barbanera Vini em colaboração com o consultor de vinhos escandinavo Hardes Hagstorm.
A mistura traz para o copo a harmonia entre as uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e Sangiovese quando cultivadas no famoso terroir toscano.
O resultado é um típico vinho tinto italiano, que ganhou raros 99 pontos de Luca Maroni e apareceu em seu Anuário dos Melhores Vinhos Italianos de 2020.
Para uma experiência ainda mais completa, a dica é apostar em pratos típicos italianos para harmonizar, tais como bistecca alla fiorentina ou spaghetti carbonara.
Sobre a vinícola:
Barbanera é uma propriedade vinícola italiana no sul da Toscana, perto da fronteira com a Umbria. Foi fundada pela família Barbanera em 1938 e hoje produz um portfólio que inclui os clássicos vinhos regionais da Toscana, assim como os da Puglia e da Sicília.
A família Barbanera produz vinho na região desde a década de 1930. Em 2008, a empresa expandiu seus vinhedos originais da Toscana para criar a propriedade Vecciano nas encostas do Monte Cetona. Esses vinhedos cobrem aproximadamente 9 hectares (22 acres) de terra e estão situados dentro dos limites da região vinícola de Chianti DOCG.
As encostas viradas a sudoeste da propriedade são compostas principalmente de argila calcária e são plantadas com uma combinação de Sangiovese, Cabernet Sauvignon e Merlot. É a partir destas castas que a propriedade cria o seu vinho emblemático Toscana IGT, o Vecciano.
O portfólio Barbanera consiste em três rótulos de vinho principais: Barbanera, Blackbeard Family Collection e Duca di Saragnano, que leva o nome de uma família com laços estreitos com os Barbaneras. O trio é dominado pelos vinhos mais emblemáticos da Toscana, incluindo Chianti, Vino Nobile di Montepulciano e Brunello di Montalcino.
Fora da Toscana, a propriedade produz uma variedade de vinhos da Puglia com base em variedades de uvas, incluindo Negroamaro, Primitivo e Uva di Troia, bem como vinhos sicilianos feitos de Chardonnay, Inzolia e Nero d’Avola.
Referência: www.wine-searcher.com
Para comprar no site parceiro, clique aqui