Os 7 melhores vinhos portugueses em custo/benefício

Os 7 melhores vinhos portugueses

Apresentação

Muitos brasileiros gostam dos passeios em Portugal. Sou um desses, já que de lá vem toda a minha família. Sempre que posso, passo uma temporada por lá. Bom, a culinária portuguesa é uma indecência, sem dúvida! Bom, sou adepto da boa culinária e, sem dúvida, do bom vinho para acompanhar. Aqui vai mais uma das minhas tantas experiências. Uma bela lista de vinhos portugueses bem honestos. Esse guia de compras não pode se reduzir aos vinhos! Vou trazer harmonizações, para que sua experiência seja tão típica quanto a minha. Confira tudo a seguir.

Lista dos vinhos portugueses mais honestos

1. Vinho tinto português – Grand’Arte Touriga Nacional Vinho Regional Lisboa 2019. Harmoniza muito bem com Alheira, arroz de pato, queijo Pecorino.

Compre aqui

 

2. Vinho tinto português – Vinho Periquita Tinto. Este vinho harmoniza com carnes vermelhas, carnes de caça, queijos duros.

Compre aqui

 

3. Vinho branco português – Portada Winemaker’s Selection Branco 2022. Aqui, pense em carnes brancas, frutos do mar, queijos.

Compre aqui

 

4. Vinho tinto português – Rio de Moinhos Vinho Tinto. Este exemplar de baixíssimo custo é muito saboroso e harmoniza com carnes vermelhas, pizzas e massas de molho vermelho, queijos.

Compre aqui

 

5. Vinho tinto português – Terras de Viriato Reserva Dão DOC 2014. Harmonize este premiado vinho com carnes vermelhas, pizzas e massas de molho vermelho, queijos.

Compre aqui

 

6. Vinho tinto português – Travessia By Santos Lima IG Alentejano 2020. Harmonize com costelinha de porco com geleia em crosta de castanha-de-caju, mix de cogumelos na manteiga de ervas, carne de panela com cenoura e batata.

Compre aqui

 

7. Vinho tinto português – Travessia By Santos Lima IG Lisboa 2018. Aqui, sempre pense em boeuf bourguignon, arroz de pato, batata assada recheada com cogumelos e queijos.

Compre aqui

 

Leia mais sobre estes vinhos abaixo

1. Grand’Arte Touriga Nacional Vinho Regional Lisboa 2019

Grand’Arte Touriga Nacional Vinho Regional Lisboa 2019 – Vinho tinto português

Este premiadíssimo vinho é produzido na região de Lisboa, safrado em 2019, pela DFJ Vinhos. Na boca, esse vinho é saboroso, elegante, agradável, frutado, com final intenso e persistente. Ao nariz é expressivo, com notas de frutas pretas maduras e toques picantes. Tenha certeza, merece cada prêmio que recebeu. A partir da Touriga Nacional, esse vinho vermelho-rubi intenso passa por 3 meses em barricas de carvalho francês e 3 meses em garrafa. É um saboroso Demi-Sec.

2. Vinho Periquita Tinto

Vinho Periquita Tinto – Vinho tinto português

Outro vinho bastante premiado produzido na região da Península de Setúbal pela José Maria da Fonseca. Na boca é um vinho de corpo médio, frutado e com taninos equilibrados. Ao nariz, traz frutas vermelhas maduras, eucalipto, mirtilo, pimenta do reino, café e baunilha. Produzido a partir das uvas Castelão, Trincadeira e Aragonez; é um belo vermelho-rubi brilhante com 6 meses em carvalho francês e americano (carvalho novo e usado). Classificação: Seco.

3. Portada Winemaker’s Selection Branco 2022

Portada Winemaker’s Selection Branco 2022 – Vinho branco português

Produzido na região de Lisboa, safrado em 2022, pela DFJ Vinhos. Na boca é frutado, refrescante, macio e fácil de beber. Ao nariz traz aromas cítricos, com notas de maçã. Um vinho de uvas variadas (Alvarinho, Arinto, Chardonnay, Fernão Pires, Moscatel, Riesling e Verdejo), com um belo amarelo-palha com reflexos dourados, com amadurecimento de 1 mês em garrafa. É um saboroso Demi-Sec.

4. Rio de Moinhos Vinho Tinto

Rio de Moinhos Vinho Tinto – Vinho tinto português

Produzido na Região de Setúbal pela Casa Ermelinda Freitas. Na boca, este vinho é rico, intenso e persistente. Ao nariz, observamos notas de frutas vermelhas maduras com nuances de especiarias. Produzido com a uva Castelão, é um belo vermelho-rubi com estágio em tanques de aço inoxidável. Classificação: Seco.

5. Terras de Viriato Reserva Dão DOC 2014

Terras de Viriato Reserva Dão DOC 2014 – Vinho tinto português

Produzido na região do Dão, safrado em 2014, pela Caves Campelo. Na boca é aveludado, elegante e persistente. Ao nariz, complexo, com notas de frutos silvestres, flores e tosta de carvalho. A partir das uvas: Alfrocheiro, Jaén, Tinta Roriz e Touriga Nacional, tem uma cor vermelho-granada com reflexos castanhos, passando por 1 ano em barricas de carvalho francês e americano. Classificação: Seco

6. Travessia By Santos Lima IG Alentejano 2020

Travessia By Santos Lima IG Alentejano 2020 – Vinho tinto português

Produzido na região do Alentejo, safrado em 2020, pela Casa Santos Lima. Na boca é bastante frutado e de excelente estrutura, equilibrado entre taninos e acidez. Ao nariz, traz aromas de frutas negras maduras, com notas florais. Este vinho é um blend das uvas: Syrah, Touriga Nacional, Petit Verdot e Alicante Bouschet. É um vinho rubi violáceo intenso com estágio em barrica de carvalho francês e americano durante 4 meses. Classificação: Demi-Sec.

7. Travessia By Santos Lima IG Lisboa 2018

Travessia By Santos Lima IG Lisboa 2018 – Vinho tinto português

Produzido na Região de Lisboa, safrado em 2018, pela Casa Santos Lima. Na boca, este vinho tem excelente estrutura, taninos aveludados. Ao nariz, traz aromas de frutas vermelhas em compota, baunilha, com toque de chocolate e especiarias. Um blend das uvas: Syrah, Touriga Nacio-nal, Trincadeira, Camarate e Castelão, rubi com reflexos violáceos, com estágio de 4 meses de envelhecimento parcial em meias pipas de carvalho de 250L. É classificado como Demi-Sec. Decante este vinho por 30 minutos (veja mais sobre como decantar vinhos clicando aqui).

Conclusão

Hoje, vocês, com suas buscas, me levaram de volta a Portugal! Que delícia, uma terra que gosto muito. Trouxe então uma lista bem honesta: bom preço com uma qualidade acima da média. Tenham certeza, são vinhos muitos especiais, premiados, com adegas bem históricas. Vocês irão sentir o aroma das terras lusitanas.

Ofertas Relacionadas

Rolar para cima