No século XVI era comum que se adicionassem aguardente nos vinhos ainda em processo de fermentação. Isso faria com que o produto suportasse várias mudanças de temperatura, além de longas viagens marítimas. Assim, surgiram os vinhos licorosos, uma boa pedida como aperitivo para o outono/inverno.
Lista dos seis vinhos licorosos mais honestos
1. Vinho licoroso italiano – Barolo Chinato Marchesi di Barolo
Caráter intenso, concentrado, e com final doce e persistente:
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/40PFm82″]Compre aqui[/button]
2. Vinho licoroso francês – Domaine de La Rectorie Cuvée Thérèse Reig Banyuls AOC 2017
Rico, com taninos redondos com final longo e frutado:
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3nfUj5C”]Compre aqui[/button]
3. Vinho licoroso italiano – Marsala Superiore Som Secco
Redondo, ligeiramente seco, com leves notas de avelã e mandarim:
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/3lpZTRP”]Compre aqui[/button]
4. Vinho licoroso italiano – Marsala Superiore Ambra Secco
Intenso, saboroso e mais seco do que a média de um Marsala:
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/44bd6Qa”]Compre aqui[/button]
5. Vinho licoroso italiano – Uncle Joseph Marsala Superiore Rubino Dolce DOC 2015
Doce, com toques evidentes de frutas vermelhas, cerejas e romãs:
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3VcLTst”]Compre aqui[/button]
6. Vinho licoroso italiano – Marsala Vergine Soleras DOP
Seco, maduro e harmonioso, com notas evidentes de frutas secas, madeira, mel, especiarias:
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/40Mlymi”]Compre aqui[/button]
Leia mais sobre estes vinhos abaixo
1. Barolo Chinato Marchesi di Barolo
Barolo Chinato, um vinho bastante distinto, é licoroso, fortificado e doce. O processo de vinificação começou de acordo com as regras de produção de um DOCG Barolo, tendo como origem as uvas Nebbiolo.
Após seu amadurecimento, é adicionado álcool, açúcar e ervas aromáticas, e o líquido passa por pelo menos mais um ano em barris de carvalho.
Assim, surge um vinho bem aromático e intenso, com nota de flores, casca de laranja e especiarias, com um sabor concentrado e final doce.
2. Domaine de La Rectorie Cuvée Thérèse Reig Banyuls AOC 2017
Domaine de La Rectorie Cuvée Thérèse Reig Banyuls AOC 2017 – Vinho licoroso francês
Sem dúvida, a vinícola Domaine de La Rectorie nos traz este Cuvée Thérèse Reig como referência em excelência na produção de fortificados de Banyuls.
Este vinho é ao mesmo tempo com um certo frescor e complexidade. Logo após ser fortificado, esse exemplar tem as suas uvas maceradas por um período de 20 dias.
Em seguida, o líquido passa por um estágio em tanques de aço inox, o que preserva aromas de frutas, mostrando mesmo que fortificado, um vinho muito elegante!
3. Marsala Superiore Som Secco
Elaborado a partir das castas Grillo, Catarrato e Inzolia; o Marsala Superiore é um vinho tem uma cor âmbar intensa e é envelhecido em barris de carvalho por aproximadamente 2 anos.
Apresenta um aroma com notas cítricas de tangerina e casca de laranja, um paladar redondo e ligeiramente seco, este vinho é ideal para acompanhar queijos azuis e frutas secas.
4. Marsala Superiore Ambra Secco
Este Marsala é verdadeiramente notável. Marsala Superiore Ambra Secco é um vinho de sobremesa perfeito e, também, um excelente aperitivo ou digestivo.
Feito com uvas Catarratto, Grillo e Inzolia, é fortificado com aguardente de uva e envelhecido em barris de carvalho usados por 30 meses – bem acima das exigências de sua especificação DOC – na tranqüilidade das adegas da Lombardia Marsala. Ele tem uma cor âmbar profunda, um aroma deslumbrante de frutas cítricas e secas e notas balsâmicas e de mel.
5. Uncle Joseph Marsala Superiore Rubino Dolce DOC 2015
Uncle Joseph Marsala Superiore Rubino Dolce DOC 2015 – Vinho licoroso italiano
Um vinho que é inegavelmente uma homenagem ao tio do empresário inglês Joseph Benjamin. Em 1819, Joseph Benjamin se juntou a um amigo e produziram vinhos Marsala, com o intuito de comercializá-los pelos mundo todo usando uma impressionante frota de navios à vela.
Assim, vinho próprio para aperitivos e sobremesas, como homenagem, nasceu o Uncle Joseph Marsala Superiore Rubino Dolce DOC 2015.
6. Marsala Vergine Soleras DOP
Outro vinho assinado pela mesma Cantine Pellegrino é este licoroso seco. Apesar de ter notas de mel (junto com frutas secas, madeira e especiarias) no aroma, o Marsala Vergine Soleras DOP se destaca entre os licorosos por ser um vinho seco.
Mas não deixe de ser um exemplar extremamente saboroso devido a harmonia entre os elementos contidos tanto no paladar, como no aroma. Bem como é um excelente acompanhante de sobremesas, como frutas secas e cheesecake.