Apresentação
É impossível falar em sangrias sem falar na dieta do Mediterrâneo, considerada uma dieta muito saudável, segundo os especialistas. É uma questão amplamente discutida. O cardápio deles tem sempre legumes e verduras e frutas. As frutas são parte importante da dieta mediterrânea. Geralmente são consumidas de várias formas. As formas variam e doces, conservas, cruas são muito típicas. A que me interessa, a transformada em bebida. Aqui entra o vinho e a uva, nosso assunto usual.
Sumário Melhores Vinhos para Sangrias
Bom, na Antiguidade, o vinho nem sempre era servido puro, já que se tratava de uma bebida forte em demasiado. Neste período, era comum inserir água e açúcar no vinho: a famosa sangria, referência a “sangre”, que está intimamente relacionada à cor do vinho e a sangue (sangre é sangue em espanhol). Neste período, a ideia de diluir o sangue se associava ao tratamento da pressão sanguínea.
Esta bebida, então, nasceu nas pequenas casas do povoado pobre da Espanha e invadiu os grandes salões de festas por toda Europa, com o passar do tempo. Tornou-se tão famosa e difundida, que o “The Oxford Companion to Wine” deu-lhe um verbete: “a mistura de vinho tinto, limonada e, às vezes, destilados e frutas frescas, servidos tipicamente na Espanha”.
Segundo o “Mr. Boston Official Bartenders Guide”, a fórmula oficial da sangria é: “: ¼ xícara de açúcar, 1 laranja e 1 lima fatiadas… 1 garrafa de vinho tinto, 1 litro de água gasosa, frutas à vontade e bastante gelo”.
Mas, assim como a Tortilla e a Paella, a sangria também tem uma série de receitas na Espanha, todas originais. Assim, o guia de “Mr. Boston Official Bartenders Guide”, como diz o nome, é um guia.
Mas, algo em especial me interessa, os vinhos. Então, aqui vai uma pequena lista para vocês, com todo meu respeito e admiração aos leitores, vinhos que caem bem na sua sangria:
Lista de vinhos
1. Vinho tinto chileno – Titan God’s Beverages Winemaker’s Collection Pinot Noir Valle Central DO 2022
Produzido na região do Valle Central, safrado em 2022, pela Pewen Wines. Este vinho é suculento e redondo, com taninos sutis e sabores tostados ao final. Ao nariz, traz frutas vermelhas, cravo e tons de couro ao final. É um Pinot Noir com teor alcoólico em 13%. Seu belo visual vermelho-rubi vivo e translúcido fará uma bela e deliciosa sangria. Combina bem carnes brancas, carnes vermelhas, queijos, risoto e massas de molho branco.
Compre aqui2. Vinho tinto português – Cartuxa Monte de Pinheiros Tinto
Produzido na região do Alentejo pela Fundação Eugénio de Almeida. Na boca, é um vinho estruturado, taninos macios com elegância e equilíbrio e um final longo e harmonioso. Ao nariz, traz frutas vermelhas maduras e notas de baunilha e especiarias. Produzido a partir da Aragonez, Alicante Bouschet, Trincadeira e Syrah. Com teor alcoólico de 13,5%, é um belo vermelho granada com estágio em tonéis de aço inox. Combina bem com carnes vermelhas, grelhados, massas e queijos duros.
Compre aqui3. Vinho tinto espanhol – Marqués de Ardoza Tempranillo
Este espanhol Multirregional da Vinigalicia é um vinho que, na boca, é frutado, com equilíbrio entre taninos macios e acidez agradável. Ao nariz, traz aromas de frutas vermelhas frescas. Produzido a partir da Tempranillo, tem teor alcoólico de 12,5%. Com seu vermelho-púrpura com tons violáceos ele fará uma bela e deliciosa sangria. Combina com pizzas e massas de molho vermelho, queijos, risoto e massas de molho branco.
Compre aqui4. Vinho tinto italiano – Trajano Sangiovese Puglia IGT 2022
Produzido na região da Puglia, safrado em 2022, produzido pela Castello di Lozzolo. Um vinho que, na boca, é seco e harmonioso, com taninos macios. Ao nariz, traz aromas delicados de frutas vermelhas. Produzido a partir da Sangiovese, teor alcoólico de 12%, teremos aqui uma bela e saborosa sangria. Combina com carnes vermelhas, pizzas e massas de molho vermelho, queijos.
Compre aqui5. Vinho tinto português – Esporão Pé Tinto
Com certeza os vinhos da região do Alentejo e taninos fios combinam com uma sangria. Safrado em 2019 pela Herdade do Esporão, este belo vinho tem, na boca, uma ótima estrutura porém leve, fresco, frutado, elegante e taninos finos. Ao nariz, tem aromas de frutas vermelhas silvestres com caráter jovem e vibrante, com toques herbáceos. Produzido a partir das uvas Castelão, Moreto e Trincadeira, com teor alcoólico de 13%, este belo bermelho-rubi brilhante combina com carnes vermelhas, massas ao molho vermelho, pizzas, queijos e hambúrguer.
Compre aqui6. Frisante tinto italiano – Villa Fabrizia Lambrusco Rosso Amabile
Produzido na região da Emilia-Romagna pela Villa Fabrizia, sem dúvida um lambrusco é, na boca, doce, possui corpo médio, boa acidez e é agradável. Ao nariz, traz aromas de frutas do bosque e toques florais. Produzido a partir da uva Lambrusco, com teor alcoólico de 8%, é um vinho excelente para sangrias. É vermelho-rubi, com reflexos violáceos e harmoniza com massas, salames e queijos. Cuidado com o açúcar, é o vinho doce da turma.
Compre aquiConclusão
O calor traz muitas vontades. A mim, particularmente, nascido em casa lusitana, a sangria é um desejo intenso. Já vai chegando os dias quentes e, como fazia meus avós, separo as frutas e os vinhos para a mais saborosa sangria refrescar minhas refeições. É um sentimento bem agradável. Experimente você também.
Saiba mais sobre estes vinhos
1. Titan God’s Beverages Winemaker’s Collection Pinot Noir Valle Central DO 2022
2 – Cartuxa Monte de Pinheiros Tinto
3 – Marqués de Ardoza Tempranillo
4 – Trajano Sangiovese Puglia IGT 2022
5 – Esporão Pé Tinto