Introdução
Se você é um apreciador de vinhos, com certeza já ouviu falar dos vinhos Demi-Sec. Esses vinhos possuem um teor de açúcar residual que os tornam mais suaves e menos secos, o que agrada muitos paladares. Pensando nisso, selecionamos os 10 melhores vinhos Demi-Sec que você não pode deixar de provar. Confira abaixo!
1. Casato Mastino Amarone della Valpolicella DOCG 2018
Casato Mastino Amarone della Valpolicella DOCG 2018 – Vinho tinto italiano
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3YUYOj4″]Compre aqui[/button]
Começamos a nossa lista com um dos melhores vinhos Demi-Sec da região de Valpolicella, na Itália. Produzido com as uvas Corvina, Corvinone e Rondinella, ele passou pelo método de appassimento, quando as uvas maduras são deixadas a desidratar por alguns meses. Por isso tamanha intensidade do líquido, com destaque para o sabor da fruta!
Complexo, aveludado, taninos maduros e sedosos, e final persistente e agradável esse vinho possui notas de compota de frutas pretas e vermelhas, e nuances de especiarias e carvalho, já que amadureceu por impressionantes 36 meses em barricas e tanques de aço inox. Ideal para acompanhar carnes vermelhas e de caça, além queijos maduros.
2. Portada Winemaker’s Selection 2020
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3yJUE2P”]Compre aqui[/button]
O premiadíssimo Portada é feito no terroir que circundeia a capital de Portugal com uma quantidade impressioannte de castas de uvas, são 7: Tinta Roriz, Alicante Bouschet, Cabernet Sauvignon, Caladoc, Castelão, Pinot Noir e Touriga Nacional. 5 típicas lusitanas e 2 internacionais. Mais impressionante ainda é a quantidade impressionante dos prêmios que o exemplar, feito também pela premiada DFJ Vinhos, conquistou.
Encorpado, saboroso e frutado, com um leve dulçor no final, e com notas de frutas maduras no aroma, é um exemplar perfeito para ser degustado junto com carnes ou uma tábua de queijos duros.
3. Portada Winemaker’s Selection Rosé 2021
Portada Winemaker’s Selection Rosé 2021 – Vinho rosé português
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3lsHxQj”]Compre aqui[/button]
Seguindo a premidíssima linha de vinhos Portada, temos esta versão rosé, feito com as uvas tintas Tinta Roriz, Castelão, Shiraz, Caladoc. Refrescante, saboroso e macio, é aromático, com com notas de maçã e frutos vermelhos maduros. Ema excelente opção para acompanhar um sushi, saladas, gastronomia vegetariana e também mexicana.
4. Portada Winemaker’s Selection Branco 2021
Portada Winemaker’s Selection Branco 2021 – Vinho branco português
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3ZWmxk6″]Compre aqui[/button]
Para fechar a celebrada linha Portada, apresentamos na lista este branco. Como o exemplar tinto da linha, foi feito com 7 uvas, mas todas brancas: Moscatel, Chardonnay, Alvarinho, Riesling, Fernão Pires, Arinto e Verdelho. Bem fácil de beber, é frutado, refrescante, macio, com aromas cítricos, e notas de maçã.
Uma excelente opção para acompanhar legumes grelhados, queijo coalho assado, filé de frango ao pesto.
5. Montrale Rosso Salento IGT 2020
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3mSnH1g”]Compre aqui[/button]
Esse vinho tinto italiano é produzido com as uvas Negroamaro e Primitivo cultivadas na península de Salento, Puglia (o salto da “bota”). É intenso, complexo, elegante, com taninos macios, e final persistente. O paladar é antecedido em taça por notas de frutas vermelhas maduras, como cereja e framboesa, e toques de especiarias, baunilha e tabaco.
Tal complexidade é derivada de consideráveis 12 meses de amadurecimento em carvalho. A aclamação deste exemplar se expressa nos 98 pontos de Luca Maroni, um mundialmente renomado crítico de vinhos. É uma excelente opção para acompanhar carnes vermelhas, queijos curados e massas à bolonhesa.
6. Biscardo Neropasso Originale Rosso Veneto IGT 2020
Biscardo Neropasso Originale Rosso Veneto IGT 2020 – Vinho tinto italiano
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3JNJtfP”]Compre aqui[/button]
Produzido na região de Veneto, na Itália, esse vinho é produzido com as uvas Corvina, Cabernet Sauvignon e Merlot. Uvas que passaram pelo método de appassimento, o mesmo utilizado no famoso Amarone, resultando num líquido mais concentrado em açúcares, aromas e sabores.
O amadurecimento de 2 anos em tanques de aço inox realçou o caráter frutado do vinho. O resultado é um exemplar aveludado, taninos macios, com final persistente, e notas aromáticas de ameixa em compota, cereja preta, morango e especiarias. Um exemplar perfeito para harmonizar com massas ao molho sugo.
7. Flor de Verão Vinho Verde DOC
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3ZWQvUW”]Compre aqui[/button]
Finalmente um dos melhores representantes dos refrescantes e cobiçados exemplares da região Vinho Verde na lista. Produzido com as uvas típicas Arinto, Trajadura e Azal, e possui notas cítricas e de maçã verde. É refrescante, com acidez marcante e agradável, com uma leve efervescência. Uma excelente opção para acompanhar pratos leves, como saladas, peixes e frutos do mar.
8. Piranha DOC Vinho Verde 2021
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3LxJ8z3″]Compre aqui[/button]
Seguindo em rótulos produzidos na célebre Vinho Verde, temos o famoso “Piranha”. Feito pelas uvas Loureiro e Trajadura é um vinho jovem, leve, frutado, acidez vibrante, refrescante, paladar reforçado por aromas de frutas cítricas, lima e limão
Uma excelente opção para acompanhar pratos leves, como peixes fritos, ou mesmo pratos apimentados que combinam perfeitamente com o leve dulçor do vinho, como um frango com curry.
9. Vieux Papes Red Blend Black Edition
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/42oZD6H”]Compre aqui[/button]
Enfim, um tinto blend da mais famosa produtora francesa, o Grupo Castel, feito de uvas de diversas regiões da França. Este Vieux Papes versão Black Edition é redondo e elegante em boca, com notas de groselha, ameixa e alcaçuz, paladar acompanhado de aromas de cereja, amora e violeta. Exemplar perfeito para acompanhar queijos azuis!
10. Marsala Superiore Ambra Secco
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/3jEDoIq”]Compre aqui[/button]
Produzido na região da Sicília, na Itália, esse vinho é envelhecido em barris de carvalho por longos 2 anos e meio e possui notas de frutas cítricas e secas e notas balsâmicas e de mel. Intenso, [e uma excelente opção para acompanhar sobremesas à base de frutas secas ou queijos azuis.
Conclusão: Esses 10 vinhos Demi-Sec são excelentes opções para quem aprecia vinhos com um toque de doçura. Com diferentes uvas e regiões de produção, cada um possui características únicas que os tornam especiais. Experimente-os e descubra novos sabores e aromas que vão agradar seu paladar. Salut!