Hoje vamos falar um pouquinho sobre a rainha das uvas tintas, a uva Cabernet Sauvignon. Esta é uma uva que se adapta bem a vários e distintos terroirs. Os vinhos a partir da uva Cabernet Sauvignon são apreciados em todo mundo e costumam ser aprovados por diferentes tipos de apreciadores.
A uva Cabernet Sauvignon tem uma casca grossa, o que a destaca entre as uvas viníferas. Esta casca grossa a protege de variações climáticas, tornando-a a variedade mais cultivada no mundo.
Além disso, a casca da uva Cabernet Sauvignon é rica em taninos, exigindo de um enólogo a habilidade de saber lidar com ela, o amadurecimento é parte fundamental neste processo. Por isso, trouxemos o uso da barrica como um ponto forte na produção.
Pensando nisso, vamos trazer hoje uma lista de perfeições feitas a partir da uva Cabernet Sauvignon e com passagem por barricas de carvalho.
Lista dos melhores
1. Vinho tinto argentino – Angelica Zapata Cabernet Sauvignon Alta. Um saboroso vinho com histórico de 16 meses em 85% de barricas francesas (sendo 30% novas), e 15% em carvalho americano novo.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/3Qgc5ln”]Compre aqui[/button]
2. Vinho tinto chileno – Marques De Casa Concha Cabernet Sauvignon 2018. Outra saborosa joia com histórico de 16 meses em barricas de carvalho francês e em foudre piemontês de 5.000 litros.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/3XGXfWX”]Compre aqui[/button]
3. Vinho tinto chileno – Echeverria Reserva Cabernet Sauvignon 2021. Para um perfeito amadurecimento, este vinho passa por 6 meses em barricas de carvalho.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3QjN49a”]Compre aqui[/button]
4. Vinho tinto chileno – Zahir DO Valle de Cachapoal Cabernet Sauvignon 2014. Esta beleza tem histórico de 28 meses em barricas de carvalho francês de 225 L. Depois, mais 36 meses em garrafa antes de ser comercializado.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/452BRha”]Compre aqui[/button]
5. Vinho tinto chileno – Vinho Gato Negro Cabernet Sauvignon. Para o perfeito sabor deste vinho, ele tem curto estágios em barricas de carvalho.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/3ouKYI3″]Compre aqui[/button]
6. Vinho tinto chileno – Los Placeres Reserve Cabernet Sauvignon Central Valley DO 2019. Este belo vinho passa por 8 meses em barricas de carvalho.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/477eJQu”]Compre aqui[/button]
7. Vinho tinto chileno – Paseo Reserva Cabernet Sauvignon Valle del Maule DO 2018. Este vinho tem amadurecimento de 8 meses em barricas de carvalho francês.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3DwYu1F”]Compre aqui[/button]
8. Vinho tinto chileno – Rawen Reserva Cabernet Sauvignon Estate Bottled 2021. Este vinho tem amadurecimento de 6 meses em barricas de carvalho.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/457eZNu”]Compre aqui[/button]
9. Vinho tinto argentino – Finca Piedra Caliza Terroir Hunting Block 9 Cabernet Sauvignon 2018. Este exemplar passou por 12 meses de estágio em barricas de carvalho
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3q65T4V”]Compre aqui[/button]
10. Vinho tinto americano – Woodbridge by Robert Mondavi Cabernet Sauvignon. Este vinho tem breve estágio em barricas de carvalho francês e americano.
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/44ZGHvA”]Compre aqui[/button]
Leia mais sobre estes vinhos abaixo
1. Angelica Zapata Cabernet Sauvignon Alta
Angelica Zapata Cabernet Sauvignon Alta – Vinho tinto argentino
Produzido na Região de Mendoza pela Catena Zapata. Este é um vinho, na boca, complexo, potente, concentrado e bem estruturado, com taninos macios e um longo final. Ao nariz, tem notas de frutas vermelhas, como cerejas e ameixas, groselha, além de notas picantes de cravo e tomilho. Um belo Cabernet Sauvignon vermelho rubi profundo com classificação de vinho seco e que harmoniza com carnes elaboradas, cordeiro e queijos duros.
2. Marques De Casa Concha Cabernet Sauvignon 2018
Marques De Casa Concha Cabernet Sauvignon 2018 – Vinho tinto chileno
Produzido na região do Valle del Maipo pela Concha y Toro. Este vinho, na boca, é concentrado, textura suave, quase sedosa, que mascara a firme estrutura de taninos subjacentes, que realmente aparece no início de seu longo final. Ao nariz, traz cereja, cedro, amora e um toque de alcatrão e fumaça, com notas amadeiradas. Um belo Cabernet Sauvignon vermelho-rubi profundo. Este vinho harmoniza muito bem com carnes, aves, embutidos, queijos e molhos. Premiações/Pontuações: Selo Concha y Toro, Maior vinícola da América Latina, Marca mais admirada do mundo, Vinícola centenária, Agricultura sustentável, The World’s Most Admired Wine Brands Drinks International 2021, Top 100 vinícolas do ano de 2018
3. Echeverria Reserva Cabernet Sauvignon 2021
Echeverria Reserva Cabernet Sauvignon 2021 – Vinho tinto chileno
Produzido na região do Valle de Curicó pela Viña Echeverría. É um vinho, na boca, redondo, vibrante, de corpo médio e equilibrado, com notas intensas de frutas vermelhas. Ao nariz, traz notas intensas de ameixa, morango, pimenta vermelha e especiarias. Um belo Cabernet Sauvignon vermelho-rubi intenso e brilhante. Este vinho harmoniza muito bem com fondue de carne, picanha de javali no alho, costela bovina com molho agridoce. Premiações/Pontuações: Melhor produtora de vinhos do Chile pelo Berliner Wine Trophy 2020
4. Zahir DO Valle de Cachapoal Cabernet Sauvignon 2014
Zahir DO Valle de Cachapoal Cabernet Sauvignon 2014 – Vinho tinto chileno
Produzido na região do Alto Cachapoal pela Calyptra. Na boca, é encorpado, potente, frutado com nuances de especiarias, bem integrado, taninos presentes e macios, textura sedosa, boa acidez, final longo e persistente. Ao nariz, traz aromas de frutas pretas e vermelhas maduras como cereja, ameixa, cassis e framboesa, frutas secas, especiarias como pimenta preta, noz moscada e canela, notas herbáceas e amadeiradas. Um belo Cabernet Sauvignon rubi profundo. Este vinho harmoniza bem com pratos mais estruturados, como carnes vermelhas assadas, cozidas ou defumadas, carnes brancas mais intensas, molhos condimentados ou à base de tomate, especiarias ou queijos. Dicas: bife ancho, lombo de cordeiro ao molho rotie de amora, risoto de funghi, cogumelos salteados. Decante este vinho por 45 minutos. É um vinho com um alto potencial de guarda (15 anos).
5. Vinho Gato Negro Cabernet Sauvignon
Para o perfeito sabor deste vinho, ele tem curto estágios em barricas de carvalho.
Produzido na região do Valle Central pela Viña San Pedro. Na boca é médio corpo, frutado e com taninos macios. Ao nariz, traz notas de frutas vermelhas, cassis, baunilha e chocolate. Um belo Cabernet Sauvignon Vermelho rubi escuro. Um vinho ideal para risotos, massas e pizzas.
6. Los Placeres Reserve Cabernet Sauvignon Central Valley DO 2019
Los Placeres Reserve Cabernet Sauvignon Central Valley DO 2019 – Vinho tinto chileno
Produzido na região do Valle Central pela Bodegas Y Viñedos de Aguirre. Este saboroso vinho, na boca, tem personalidade complexa e intensa, com taninos suaves. Ao nariz, traz notas de frutos maduros, especiarias e chocolate. Um belo Cabernet Sauvignon vermelho-rubi profundo. Harmonização: Carnes vermelhas, massas ao molho sugo e queijos duros e semiduros.
7. Paseo Reserva Cabernet Sauvignon Valle del Maule DO 2018
Paseo Reserva Cabernet Sauvignon Valle del Maule DO 2018 – Vinho tinto chileno
Produzido na região do Valle del Maule pela Viña del Pedregal. Um vinho que, na boca, é rico, poderoso, elegante, equilibrado e persistente. Ao nariz, traz notas de amora, cassis, baunilha, pimenta, cravo e tabaco. Um belo Cabernet Sauvignon vermelho-rubi brilhante. Harmoniza perfeitamente com choripán, pizza fugazzeta, costelas de porco com molho chili, tábua de queijos. Premiações/Pontuações: Vinícola Centenária
8. Rawen Reserva Cabernet Sauvignon Estate Bottled 2021
Rawen Reserva Cabernet Sauvignon Estate Bottled 2021 – Vinho tinto chileno
Produzido na região no Valle de Colchagua pela Viña Ravanal. Este vinho, na boca, tem taninos redondos, corpo médio e final persistente. Ao nariz, traz aromas intensos de geleia de frutas vermelhas, baunilha e nuances tostadas. Um belo Cabernet Sauvignon vermelho-rubi profundo. Harmoniza muito bem com carnes de caça, carnes vermelhas, pizzas e massas de molho vermelho, queijos.
9. Finca Piedra Caliza Terroir Hunting Block 9 Cabernet Sauvignon 2018
Finca Piedra Caliza Terroir Hunting Block 9 Cabernet Sauvignon 2018 – Vinho tinto argentino
Produzido na região de Mendoza pela Belhara Estate. Este vinho é, na boca, encorpado, envolvente e complexo. Ao nariz, traz aromas de frutas pretas e especiarias. Um belo Cabernet Sauvignon que harmoniza muito bem com carnes vermelhas, pizzas e massas ao molho vermelho, queijos.
10. Woodbridge by Robert Mondavi Cabernet Sauvignon
Woodbridge by Robert Mondavi Cabernet Sauvignon – Vinho tinto americano
Produzido na região da Califórnia pela Constellation. Este saboroso vinho traz, na boca, médio corpo, estruturado, frutado e com taninos macios. Ao nariz, é complexo, com notas de cereja, cedro, açúcar mascavo, tosta, chocolate e caramelo. Um belo Cabernet Sauvignon vermelho rubi intenso. Harmonização: Carnes suínas ou bovinas assadas, lasanha, queijos fortes.
Conclusão
Hoje um registro importante, pensando em você, nosso cliente amigo. Precisamos falar sobre a Cabernet Sauvignon, a rainha das tintas. Sua casca é uma vantagem, mas também um perigo.
Falamos disto tudo para você. Aí, é a experiência que miramos. Logo, a importância da produção de vinhos a partir da uva Cabernet Sauvignon. Então, fizemos esta listinha com um detalhe: a barrica. Tranquilo, voltaremos ao assunto. Mas, por hora, curta esta nossa lista.