*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho tinto australiano
Volume: 750 mL
Região: South Australia
Safra: 2018
Boca: De boa estrutura, harmônico, com taninos aveludados e final sutilmente amadeirado
Produtor: Yalumba
Uva: Syrah/Shiraz
Teor alcoólico: 13,5%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 6 anos
Nariz: Frutas como amoras e cerejas negras, além de notas condimentadas e nuances de cacau
Visual: Vermelho rubi intenso
Amadurecimento: Em tanques de aço inox, e carvalho francês e americano
Harmonização: Paleta de cordeiro assada na brasa, alcatra à pizzaiolo, entrevero gaúcho, pernil à mineira, linguine ao sugo com tofu defumado e nozes, e queijos semiduros
Breve descrição:
Um vinho protagonizado pela Syrah, isto é, a famosa Shiraz australiana, a casta emblemática da vitivinicultura do país.
A linha de vinhos Y Series, da qual este exemplar faz parte, pretende expressar a tipicidade das uvas mais simbólicas da Austrália bem como o terroir da sua região sul.
Este rótulo tem o toque delicado do carvalho nos aromas e no paladar, já que também estagiou em barricas. Ou seja, trata-se de um vinho vegano com aromas complexos e um paladar aveludado e harmônico.
Sobre a vinícola:
Fundada por Samuel Smith em meados de 1800, no sul da Austrália, usando o termo aborígene Yalumba, ou seja, “todas as terras ao redor”.
Depois de lançar seu primeiro vinho em 1853, Yalumba está agora na vanguarda da indústria do vinho australiana, fazendo vinhos a partir de uvas clássicas australianas como Shiraz, Cabernet Sauvignon e Chardonnay, mas também aquelas que são mais frequentemente encontradas no hemisfério norte, como Viognier, Sémillon e Sangiovese.
Yalumba possui vinhedos nos vales Barossa e Eden e um portfólio inegavelmente impressionante de mais de 40 vinhos diferentes. Isso inclui vinhos de videira velha, vinhos de um único varietal e a coleção Fine and Rare, bem como uma variedade orgânica e sua série Y de nível básico.
A coleção Fine and Rare é o ápice das expressões no portfólio Yalumba e abrange lançamentos não apenas de varietais, como também de blends finos.
Em meados da década de 1990, Yalumba começou a desenvolver seu próprio programa de viticultura sustentável, não apenas nos vinhedos, mas também na vinícola e nas embalagens.
Dessa forma, como parte desta filosofia sustentável, Yalumba plantou pelo menos um hectare de biodiversidade e vegetação natural para cada hectare de vinha.
A vinícola foi então a primeira do mundo a receber o Prêmio de Proteção Climática da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos em 2007. Além disso, Yalumba possui seu próprio viveiro clonal, onde variedades especializadas, clones e porta-enxertos são desenvolvidos.
De maneira idêntica, Yalumba faz parte de uma organização conhecida como Australia’s First Families of Wine, um grupo de 12 vinícolas familiares comprometidas com a excelência na indústria vinícola australiana. Juntos, o grupo possui mais de 12.400 acres de vinhedos e aproximadamente 1.200 anos de experiência em vinificação. Henschke, d’Arenberg e De Bortoli também fazem parte do grupo.
Referência: www.wine-searcher.com
Veja a seguir mais 1 rótulo de Yalumba: o Yalumba The Y Series Cabernet Sauvignon 2018
Para comprar no site parceiro, clique aqui