Vinhos brancos, características, produção, uvas… O sommelier explica

Apresentação

Os vinhos brancos são assim chamados por sua cor, entre um tom de amarelo palha quase translúcido até o dourado ou âmbar. Os vinhos brancos apresentam uma quantidade menor de nível de compostos fenólicos. Há vinhos brancos muito complexos e com alto potencial de guarda.

Vinhos brancos, características, produção, uvas

Vinhos brancos, características, produção, uvas... O sommelier explica

Os vinhos brancos, via de regra, são produzidos a partir de uvas brancas. Mas, há vinhos brancos produzidos com uvas tintas desde que o suco seja retirado, evitando o contato com as cascas. Porém, as castas chamadas de tintureiras não podem ser utilizadas, pois possuem polpa vermelha.

Desta forma, as uvas são desengaçadas (tiradas do cacho) e levadas à prensa, onde o suco (mosto) é liberado e já separado das cascas. Vinhos aromáticos podem ter contato com as peles, visando ajudar a atrair aromas e sabores aos vinhos brancos.

Após este processo, o mosto é levado para fermentar, processo que transforma o açúcar natural da uva em álcool. Este processo, no caso dos vinhos brancos, costuma ocorrer em tanques de inox e em temperaturas mais baixas, entre 12 e 22ºC, preservando o o frescor e os aromas de frutas nos vinhos.

Alguns rótulos, após a fermentação, podem passar um período em contato com as borras trazendo textura e corpo no vinho. Neste caso, alguns vinhos podem apresentar aromas de manteiga, biscoito assado e pão.

A partir daí, é preciso escolher por envelhecer ou não os vinhos brancos. Tudo depende do objetivo. Se desejar produzir uma Bedia fresca, feita para o consumo enquanto jovem, não há necessidade de envelhecer o vinho. Mas, caso contrário, os vinhos podem ficar em recipientes, inertes, como tanques de inox, concreto, barris de carvalho.

Vinhos brancos, características, produção, uvas... O sommelier explica 3

A uva Chardonnay é a uva branca mais cultivada no mundo, conhecida como a rainha das uvas brancas. É bastante versátil ao terroir. Já a Sauvignon Blanc é uma casta bem aromática, de alta acidez e com adaptação melhor a climas frescos. A Pinot Grigio, também bastante aromática, produz vinhos de acordo com o terroir. Podem ocorrer aromas de pêra e pêssego. A Riesling, uva de origem alemã, produzem vinhos com níveis altos de acides e aroma intensos de frutas.

Na Itália a uva branca mais cultivada é a Trebbiano, com altos níveis de acidez e aromas de limão e erva doce. E a moscatel cria uma diversidade excelente de vinhos brancos e espumante aromáticos. Há uma grande diversidade, mas essas, na minha opinião, são as uvas brancas mais típicas.

Assim sendo, para uma experiência agradável com os vinhos brancos, é necessário prestar atenção à temperatura, geralmente entre sete e dez graus para vinhos leves e dez e treze graus para vinhos mais encorpados. Geralmente, utilizando taças menores, para aumentarem a sensação das características destes vinhos, valorizando o frescor, com a proximidade ao olfato.

Vinhos brancos, características, produção, uvas... O sommelier explica 4

Em matéria de harmonia, os vinhos brancos têm características bem versáteis. Pratos como saladas, caldo verde, queijos frescos e frutos do mar combinam bem com vinhos brancos leves.

As carnes brancas são ótimas para vinhos brancos. Peixes, por exemplos, combinam com a baixa quantidade de taninos dos vinhos brancos. Assim como as aves. No caso de massas, a atenção é dada ao molho. E, o risoto, que leva vinho branco em seu preparo, funciona muito bem com os vinhos brancos.

Dito tudo isso, vamos a uma lista bem honesta de vinhos brancos para seu deleite:

Lista de vinhos brancos

1. Vinho branco chileno – Santa Alicia Chardonnay 2023. Em harmonização, pense em carnes brancas, frutos do mar, queijos, risoto e massas ao molho branco, saladas e aperitivos. 

2. Vinho branco argentino – Viña de Los Andes Torrontés 2023. Em harmonização, pense em carnes brancas, frutos do mar, queijos, saladas e aperitivos.

3. Vinho branco argentino – Rocas Viejas Torrontés 2023. Em harmonização, pense em carnes brancas, frutos do mar, queijos, saladas e aperitivos.

4. Vinho branco chileno – Miolo Seleção Pinot Grigio Riesling 2018. Em harmonização, pense em saladas, frutos do mar, mariscos, peixes, carnes brancas, pizzas e massas.

5. Vinho branco chileno – Finca Patagonia Expedicion Single Vineyard Selection Sauvignon Blanc Central Valley DO 2023. Em harmonização, pense em carnes brancas, frutos do mar, queijos, saladas e aperitivos.

6. Vinho branco argentino – Rocas Viejas White Blend 2023. Em harmonização, pense em carnes brancas, frutos do mar, queijos, saladas e aperitivos.

7. Vinho branco italiano – Biscardo Oropasso Originale Garganega-Chardonnay Veneto IGT 2022. Em harmonização, pense em carnes brancas, frutos do mar, queijos, risoto e massas ao molho branco, saladas e aperitivos.

Leia mais sobre esses vinhos citados acima

1. Santa Alicia Chardonnay 2023

Santa Alicia Chardonnay 2023 – Vinho branco chileno

Produzido na região de Valle Central pela  Viña Santa Alicia. Este saboroso vinho, na boca, é refrescante, frutado e leve. Ao nariz, traz aroma de frutas cítricas e flores brancas. Produzido a partir da Chardonnay, com teor alcoólico 12,5%, e serviço a 9°C, é um vinho amarelho palha classificado como seco.

2. Viña de Los Andes Torrontés 2023

Viña de Los Andes Torrontés 2023 – Vinho branco argentino

Produzido na região de Mendoza pela Fecovita. Este saboroso vinho, na boca, é equilibrado, refrescante, leve, persistente. Ao nariz, traz notas intensas de frutas cítricas e tropicais, com toques florais. Produzido a partir da Torrontés, com teor alcoólico 12,5%, e serviço a 8°C, é um vinho amarelo palha brilhante classificado como seco.

3. Rocas Viejas Torrontés 2023

Rocas Viejas Torrontés 2023 – Vinho branco argentino

Produzido na região de Mendoza pela Fecovita. Este saboroso vinho, na boca, é frutado, refrescante, delicado e com final cítrico. Ao nariz, traz um tom elegante combinação de frutas brancas, com notas florais e um toque mineral. Produzido a partir da Torrontés, com teor alcoólico 12,5%, e serviço a 8°C, é um vinho amarelo palha com reflexos esverdeados classificado como seco.

4. Miolo Seleção Pinot Grigio Riesling 2018

Miolo Seleção Pinot Grigio Riesling 2018 – Vinho branco brasileiro

Produzido na região gaúcha de Campanha Meridional pela Miolo Wine Group. Este saboroso vinho, na boca, tem ótimo equilíbrio e acidez refrescante. Ao nariz, traz aromas de frutas brancas de caroço, como pêssego e nectarina, envolvem o paladar em uma dança de notas delicadas e refrescantes. Um blend vindo das uvas Pinot Grigio e Riesling, com teor alcoólico de 11,5%, e serviço a 8° a 10°C, é um vinho amarelo límpido e brilhante com tons esverdeados classificado como seco.

5. Finca Patagonia Expedicion Single Vineyard Selection Sauvignon Blanc Central Valley DO 2023

Finca Patagonia Expedicion Single Vineyard Selection Sauvignon Blanc Central Valley DO 2023 – Vinho branco chileno

Produzido na região de Valle de Central pela Finca Patagonia. Este saboroso vinho, na boca, é  fresco, harmonioso, frutado, boa acidez. Ao nariz, traz Frutas cítricas como abacaxi e limão siciliano. Produzido a partir da Sauvignon blanc, com teor alcoólico 12,5%, e serviço a 8°C, é um vinho amarelo palha classificado como seco.

6. Rocas Viejas White Blend 2023

Rocas Viejas White Blend 2023 – Vinho branco argentino

Produzido na região de Mendoza pela Fecovita. Este saboroso vinho, na boca, é refrescante, frutado e equilibrado. Ao nariz, traz aromas de frutas cítricas e tropicais. Produzido a partir de uvas variadas, com teor alcoólico 12,5%, e serviço a 9°C, é um vinho amarelo palha brilhante classificado como seco.

7. Biscardo Oropasso Originale Garganega-Chardonnay Veneto IGT 2022

Biscardo Oropasso Originale Garganega-Chardonnay Veneto IGT 2022 – Vinho branco italiano

Produzido na região de Vêneto pela Biscardo. Este saboroso vinho, na boca, é fresco, mineral, estruturado e bem equilibrado. Ao nariz, traz aroma delicado de flores, frutas cítricas e de polpa amarela. Produzido a partir das uvas Chardonnay e Garganega, com teor alcoólico 13%, e serviço a 8°C, é um vinho amarelo palha com reflexos esverdeados classificado como seco.

Conclusão

Conhecer os vinhos brancos é uma experiência imperdível. Há um folclore sobre vinhos brancos, quanto a guarda e potencial de harmonização. Mas, como você descobriu neste artigo, somente um folclore. Homens e mulheres, de bom gosto, sempre vão estar dispostos a saborear um bom vinho branco. Saudações!

Ofertas Relacionadas

Sair da versão mobile