Vinho Tinto Seco, uma lista de 10 vinhos bem honestos

 

Apresentação

Geralmente, o vinho mais apreciado é o vinho tinto seco. Ele é um dos mais saudáveis. Esta diferenciação é tinto, branco, rosé, espumante, suave e seco. É na fabricação que o açúcar que se transforma em álcool. O vinho tinto seco possui menos açúcar, mantendo o sabor original da uva (esse vinho tem apenas 4 gramas de glicose por litro de vinho).

Desta forma, o vinho seco possui taninos mais fortes que os demais vinho. Taninos são polifenóis presentes na casca da uva. Os vinhos tintos secos são mais saudáveis de serem tomados por possuírem mais antioxidantes. Além disso, geralmente, o vinho tinto seco é o mais fácil de harmonizar.

Então, hoje, nos dedicaremos a esse saboroso vinho: uma lista bem honesta de vinho tinto seco para o seu paladar.

Lista dos melhores

1. Vinho tinto argentino – Rutini Cabernet Malbec. Em harmonização, pense em carnes vermelhas, principalmente uma fraldinha acompanhada de batatas soufflé, pizzas e massas de molho vermelho, queijos.

Compre aqui

2. Vinho tinto argentino – Margarita para Los Chanchos Malbec 2022. Em harmonização, pense em carnes vermelhas grelhadas, churrascos e massas com molhos condimentados.

Compre aqui

3. Vinho tinto argentino – Margarita para Los Chanchos Cabernet Sauvignon 2022. Harmonização: Carnes vermelhas, massas ao molho vermelho e queijos.

Compre aqui

4. Vinho tinto brasileiro – Miolo Reserva Cabernet Sauvignon. Em harmonização, pense em carne de panela, dobradinha, feijoada carioca, macarrão ao ragu, arroz de frango caipira, frango com quiabo, arroz carreteiro, baião de dois, rodízio de massas, pizzas clássicas e queijos maturados de massa semidura

Compre aqui

5. Vinho tinto brasileiro – Pérgola Vinho de Mesa Tinto Seco. Em harmonização, pense em massas condimentadas, queijos fortes, carnes vermelhas, frangos e peixes com molhos mais fortes.

Compre aqui

6. Vinho tinto espanhol – Las Aldeas Bobal – Quincha del Charco Utiel-Requena DOP 2020. Harmonização: Carnes vermelhas, assados, queijos maduros.

Compre aqui

7. Vinho tinto argentino – Chac Chac Cabernet Franc 2019. Em harmonização, é ideal para todos os tipos de carnes vermelhas.

Compre aqui

8. Vinho tinto português – Casal Miranda Reserva Tinto Dão DOC 2014. Em harmonização, pense em carnes vermelhas, pizzas e massas de molho vermelho, queijos.

Compre aqui

9. Vinho tinto português – Dom Freitas Vinho Regional Península de Setúbal 2021. Em harmonização, pense em carnes vermelhas, pizzas e massas de molho vermelho, queijos.

Compre aqui

10. Vinho tinto argentino – Virrey Loreto Bonarda-Syrah 2022. Em harmonização, pense em carnes vermelhas, pizzas e massas de molho vermelho, queijos.

Compre aqui

Leia mais sobre estes vinhos abaixo

1. Rutini Cabernet Malbec

Rutini Cabernet Malbec – Vinho tinto argentino

Produzido na região de Mendoza pela Bodegas Rutini. Este é um vinho, na boca, é sedoso, agradável, estruturado, frutado e equilíbrio entre taninos e acidez. Ao nariz, traz intensidade média, com notas evidentes de cereja e framboesa e toques de tostado. A partir das uvas Cabernet Sauvignon e Malbec, este vinho é vermelho-rubi médio com reflexos violáceos e passa por 12 meses em barricas de carvalho.

2. Margarita para Los Chanchos Malbec 2022

Margarita para Los Chanchos Malbec 2022 – Vinho tinto argentino

Produzido na região de Mendoza, safrado em 2022 pela Mosquita Muerta Wines. Este é um vinho que, na boca, tem boa estrutura, taninos suaves e finos, boa persistência. Ao nariz, traz aromas de frutas vermelhas frescas. Um belo Malbec vermelho rubi intenso com tons violáceos com amadurecimento de 30% com carvalho durante 4 meses e o resto em tanques de aço inoxidável.

3. Margarita para Los Chanchos Cabernet Sauvignon 2022

Margarita para Los Chanchos Cabernet Sauvignon 2022 – Vinho tinto argentino

Produzido na região de Mendoza, safrado em 2022, pela Mosquita Muerta Wines. Este vinho tem, na boca, boa estrutura, com taninos macios, final de boca agradável. Ao nariz, traz notas de frutas vermelhas frescas. Um belo Cabernet Sauvignon vermelho rubi intenso com tons violáceos com amadurecimento de 30% com carvalho durante 4 meses e o resto em tanques de aço inoxidável.

4. Miolo Reserva Cabernet Sauvignon

Miolo Reserva Cabernet Sauvignon – Vinho tinto brasileiro

Produzido na região de Campanha Meridional pela Miolo Wine Group. Este é um vinho que, na boca, é estruturado, taninos redondos, bom volume na boca. Ao nariz, traz intensos aromas que expressam o caráter da uva, com as notas da fruta que harmonizam perfeita com a madeira do carvalho. Um belo Cabernet Sauvignon vermelho-púrpura que passa por 6 meses em barricas de carvalho.

5. Pérgola Vinho de Mesa Tinto Seco

Pérgola Vinho de Mesa Tinto Seco – Vinho tinto brasileiro

Produzido na região de Vacaria (Rio Grande do Sul) pela Vinícola Campestre. Este vinho, na boca, tem sabor intenso, corpo médio, persistente. Ao nariz, traz aroma de frutas vermelhas com toque de framboesa. A partir de várias uvas tem coloração vermelha violácea intensa.

6. Las Aldeas Bobal – Quincha del Charco Utiel-Requena DOP 2020

Las Aldeas Bobal – Quincha del Charco Utiel-Requena DOP 2020 – Vinho tinto espanhol

Produzido na região de Utiel-Requena, safrado em 2020 pela Bodegas Murviedro S.A. Este vinho, na boca, possui paladar rico e aveludado devido aos seus taninos macios. Ao nariz, traz aromas poderosos e complexos de frutos silvestres e notas florais. Um belo Bobal vermelho-rubi com nuances granada que passa por 6 meses em barricas de carvalho francês. Premiações: Medalha de Ouro Mundus Vini.

7. Chac Chac Cabernet Franc 2019

Chac Chac Cabernet Franc 2019 – Vinho tinto argentino

Produzido na região de Mendoza, safrado em 2019 pela Viña Las Perdices. Este saboroso vinho, na boca, é equilibrado, macio e com notas de pimentão vermelho e complexidade devido ao estágio em barricas. Ao nariz, traz aroma de cassis e notas de pimentão que marcam a tipicidade da Cabernet Franc. Um belo Cabernet Franc rubi com passagem de 6 meses em barricas de carva-lho francês.

8. Casal Miranda Reserva Tinto Dão DOC 2014

Casal Miranda Reserva Tinto Dão DOC 2014 – Vinho tinto português

Produzido na região do Dão, safrado em 2014, pela Caves Campelo. Este vinho é, na boca, frutado e complexo, com acidez média, taninos delicados, e final persistente. Ao nariz, traz aromas de frutas negras, como amoras, mirtilos e ameixas, e notas florais e defumadas. A partir das uvas Jaén, Touriga Nacional, Tinta Roriz e Alfrocheiro, é vermelho-rubi com reflexos alaranjados e tem passagem de 12 meses em barricas de carvalho francês e americano.

9. Dom Freitas Vinho Regional Península de Setúbal 2021

Dom Freitas Vinho Regional Península de Setúbal 2021 – Vinho tinto português

Produzido na região da Península de Setúbal, safrado em 2021, pela Casa Ermelinda Freitas. Este vinho, na boca, é rico e complexo, com taninos macios e final persistente. Ao nariz, traz notas intensas de frutas vermelhas maduras. A partir das uvas Castelão, Syrah, Touriga Nacional, entre outras, é vermelho-rubi e passa por 4 meses em tanques de aço inoxidável. Premiações: Produtor Europeu do Ano 2020 pelo Sommelier Wine Awards UK, Selo Vinícola Sustentável, Selo Vinícola Centenária e Selo Vinho Vegano.

10. Virrey Loreto Bonarda-Syrah 2022

Virrey Loreto Bonarda-Syrah 2022 – Vinho tinto argentino

Produzido na região de Mendoza, safrado em 2022, pela Fecovita. Este vinho, bastante honesto, na boca, é redondo, agradável e persistente. Ao nariz, tra notas intensas de frutas vermelhas com nuances de ervas. A partir das uvas Syrah e Bonarda, é vermelho-rubi intenso com reflexos violáceos.

Conclusão

Hoje, trouxemos um tema bem gostoso. Lógico, há outros temas. Mas, este, me é muito atraente. O vinho tinto seco é, para mim, o melhor. Por isso, por ser saudável, saboroso, fácil de harmonizar, por trazer o sabor das frutas de forma mais fiel. Este é um dos meus prediletos. Estatisticamente, é o predileto de muitas pessoas. Então, venha conosco nesta aventura, compre seu vinho na lista e partilhe a sua opinão!

Ofertas Relacionadas

Rolar para cima