A harmonização de pratos com um bom vinho possibilita o realce de ambos os sabores. Há combinações que são perfeitas para qualquer ocasião: jantares românticos, encontro com os amigos, eventos corporativos, entre outros. O vinho tinto é um dos melhores nesse sentido, tornando-se indispensável saber com quais pratos ele combina.
Diferente do que se convenciona, a harmonização não fica restrita apenas a quem tem alto poder aquisitivo. Ela pode – e deve – ser experimentada por todos os tipos de públicos, pois é uma experiência única. Sabendo disso, trazemos esse artigo sobre o vinho tinto e com quais pratos ele combina para dar mais qualidade as suas refeições. Confira!
Filé de peixe grelhado
A mais comum – e, para muitos, melhor – combinação é um bom vinho tinto com peixes grelhados. Por possuírem um sabor pouco acentuado em relação a outras carnes, realçando a textura leve dos peixes, o grelhado é ideal para combinar com uma taça da bebida. Entre os mais comuns, a tilápia e o dourado podem ser opções ideais e fáceis de fazer.
Macarronada à bolonhesa
Um dos pratos preferidos no Brasil e em todo o mundo cai bem com um tinto leve. A combinação entre a acidez do tomate (presente no molho), os toques suaves da bebida e o sabor mais intenso da carne de gado permitem uma harmonização perfeita para quem deseja uma solução simples e prática.
Queijos e derivados
O vinho tinto com um tom mais encorpado é perfeito para casar com queijos e seus derivados. Principalmente em opções de tábuas de frios ou receitas que primam pelo queijo, como o fondue, realça-se o sabor. O mais impressionante nesse sentido é o gosto marcante trazido a cada tipo diferente desse alimento.
Risotos
Risoto com um vinho tinto maduro ou aveludado: uma combinação ideal, principalmente para os dias mais frios. Se você quer apostar numa receita com uma carne mais forte, trocando aves pelo gado, um tinto leve ou médio é a combinação perfeita. Aposte e comprove: o risoto é uma harmonização ótima para este tipo de vinho.
Hambúrguer de carne nobre
Muito comum em grandes centros europeus é o ‘combo’ entre um vinho tinto encorpado e hambúrgueres de carnes nobres, como a picanha, o mignon e o angus. A sugestão aqui é dar prioridade para a carne, com menos condimentos, para realçar ainda mais o gosto da bebida em relação ao sanduíche.
Massas ao molho sugo
Um vinho frutado é essencial para combinar com massas ao molho sugo. Diferente do tradicional molho à bolonhesa, que citamos anteriormente, o sugo é um pouco mais intenso e releva um tom de acidez do tomate superior ao seu ‘concorrente’. Em ambos os casos o tinto é a medida certa nessa harmonização.
Pizzas tradicionais
Um bom vinho tinto cai bem com os seguintes sabores de pizza: margherita, calabresa, tomate seco com rúcula e parmegiana. As mais elaboradas, que contam com pedaços de carne, pedem um vinho tinto mais acentuado. Em todas as opções é possível fazer a combinação, principalmente quando é preciso recorrer ao delivery.
Conhecendo mais sobre o vinho tinto e com quais pratos ele combina, que tal aproveitar nossas opções e surpreender no jantar romântico ou encontro com amigos?
Veja excelente opções com desconto clicando abaixo:
⇒ Vinho tinto que harmoniza com pizzas tradicionais,
o Laborie Shiraz 2019:
Estruturado, cheio, suculento e de bom comprimento, com notas de carvalho e taninos intensos; Produtor: KWV; Teor alcoólico: 14%; Uva: Syrah (vinho varietal); Nariz: Aromas predominantemente de ameixa madura, groselha preta e especiarias secas, com toques de anis e cravo; Harmonização: Filet au Poivre, pizza de calabresa, espaguete de pupunha à bolonhesa
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/fgwOi1″]Compre aqui[/button]
⇒ Vinho tinto que harmoniza com queijos,
o La Devise de Lilian Saint-Estèphe AOC 2017:
Saboroso, com taninos bem integrados, estrutura aveludada e toques frutados; Produtor: Château Lilian Ladouys; Teor alcoólico: 13%; Uvas: Merlot e Cabernet Sauvignon (vinho blend); Nariz: Notas intensas de frutas pretas, café torrado, alcaçuz e baunilha; Harmonização: Queijo Grana Padano, Boeuf Bourguignon, bisteca Fiorentina
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/it9xyB”]Compre aqui[/button]
⇒ Vinho tinto que harmoniza com massas à bolonhesa,
o Laborie Merlot-Cabernet Sauvignon 2019:
Carnudo, harmonioso e aveludado, com toques de carvalho, taninos acentuados, final longo e refrescante; Produtor: KWV; Teor alcoólico: 14%; Uvas: Merlot e Cabernet Sauvignon (vinho blend); Nariz: Notas intensas de framboesa, azeitona preta, chocolate, tabaco e especiarias; Harmonização: Churrasco de fraldinha na mostarda, lasanha à bolonhesa, maminha assada com crosta de pimenta do reino e ervas
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://is.gd/JDzidg”]Compre aqui[/button]