Vinho do Porto, lista das 8 melhores opções

O Vinho do Porto é um vinho licoroso produzido na Região do Douro, ao norte de Portugal. Com as navegações, a aguardente foi adicionada ao vinho para melhorar sua preservação. Uma espécie de aguardente vínica adicionada durante ou após a fermentação do vinho.

Embora os vinhos do Porto tenham versões rosé e branco, os principais tipos são tintos, os Ruby e Tawny. O Ruby tem tonalidade mais escura e são mais frutados. O Tawny tem características que mudam a tonalidade, tornando mais claros e que destacam frutas secas.

O Vinho do Porto tem categorias que vão de extrasseco a muito doce, de acordo com a quantidade de açúcar que contem. O Vintage, é um vinho do Porto que ocupa o topo da categoria e é safrado, além da direção de origem do Douro.

Bom, é um vinho muito querido nos jantares, é um aperitivo e, como aprendi com meu avô, que sempre nos serviu belos vinhos de pisa, um fortificante.

Vamos à lista dos melhores

1. Vinho licoroso português – Vinho do Porto Coroa de Rei Poças Ruby. Este vigoroso vinho harmoniza muito bem com frutos silvestres, frutos secos, doces e queijos suaves.

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/3DLEYyo”]Compre aqui[/button]

2. Vinho licoroso português – Vinho do Porto Coroa de Rei Poças Tawny. Este saboroso vinho harmoniza bem com frutos secos, amêndoas, nozes, queijos curados e doces à sobremesa.

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/3s2okYZ”]Compre aqui[/button]

3. Vinho licoroso português – Vinho do Porto Valdouro Tawny. Este Vinho do Porto é ideal com sobremesas e queijos azuis.

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/441ESNQ”]Compre aqui[/button]

4. Vinho licoroso português – Vinho Do Porto Valdouro Ruby. Este Vinho do Porto tem uma harmonia perfeita com sobremesas e queijos azuis.

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/44UUdRE”]Compre aqui[/button]

5. Vinho licoroso português – Vinho do Porto Taylor’s Fine Tawny. Aqui, pense em chocolate, sobremesa à base de frutas e queijos azuis.

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/3QneV8g”]Compre aqui[/button]

6. Vinho licoroso português – Vinho do Porto Taylor’s Fine Ruby. Um saboroso vinho para comer com Sobremesa e queijos maduros azuis.

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://amzn.to/3YlQfPD”]Compre aqui[/button]

7. Vinho licoroso português – Adega de Favaios Muros Porto Tawny. Um saboroso Vinho do Porto para comer com crème Brûlée, queijo Roquefort e torta de amêndoas.

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3DMqG0A”]Compre aqui[/button]

8. Vinho licoroso português – Adega de Favaios Muros Porto Ruby. Este vinho vai ficar uma delícia com tiramisù, queijo Gorgonzola e trufas de chocolate.

[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/47kiD8J”]Compre aqui[/button]

Leia mais sobre estes vinhos abaixo

1. Vinho do Porto Coroa de Rei Poças Ruby

Vinho do Porto Coroa de Rei Poças Ruby – Vinho licoroso português

Um Ruby produzido na região do Douro pela Poças Junior. É um vinho que, na boca, é vigoroso e encorpado, com final longo e persistente. Ao nariz, traz frutos jovens e maduros. Este Vinho do Porto vem das uvas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca e Tinto Cão; possui teor alcoólico de 19,17% e sua temperatura ideal de serviço é de 18°C. O visual deste vinho é vermelho-rubi escuro, passa por 3 anos em barricas de carvalho e é classificado como doce.

2. Vinho do Porto Coroa de Rei Poças Tawny

Vinho do Porto Coroa de Rei Poças Tawny – Vinho licoroso português

Este Tawny é produzido na região do Douro pela Poças Junior. Na boca, ele é macio, com final longo e persistente. Ao nariz tem aromas de frutos secos, fumo e baunilha. É produzido a partir das uvas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca e Tinto Cão e seu teor alcoólico é 20,22%. O serviço é aos 18°C. Este Vinho do Porto é dourado com tons acastanhados e passa de 5 a 7 anos em barricas de carvalho. Classificação: Doce.

3. Vinho do Porto Valdouro Tawny

Vinho do Porto Valdouro Tawny – Vinho licoroso português

Este Tawny é produzido na região do Douro pela Wiese & Krohn. Este Vinho do Porto, na boca, é encorpado e com bom equilíbrio entre acidez e doçura. Final de boca longo e harmonioso com notas de fruta seca e de madeira no retrogosto. Ao nariz, traz aromas de frutas secas, especiarias, tabaco, café, mel e madeira. É produzido a partir das uvas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca e Tinto Cão. O teor alcoólico é 19% e o serviço entre 16° e 18°C. Este Tawny tem visual vermelho-rubi de média intensidade com reflexos granada e lágrimas finas e passa por 7 anos em barricas de carvalho francês. Classificação: Doce.

4. Vinho Do Porto Valdouro Ruby

Vinho Do Porto Valdouro Ruby – Vinho licoroso português

Um Ruby produzido na Região do Douro pela Wiese & Krohn. Um Vinho do Porto que, na boca, é encorpado e bom equilíbrio entre acidez e doçura. Ao nariz, traz notas de frutas secas, especiarias, tabaco, café, mel e madeira. A partir das uvas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca, Tinto Cão, Bastardo e outras castas nativas, tem um teor alcoólico de 19%. Este vinho possui serviço entre 16° a 18°C. Este Vinho do Porto tem visual vermelho-rubi brilhante com reflexos granada e lágrimas finas. Este é um Ruby com amadurecimento de 18 meses em barricas de carvalho francês. Classificação: Doce.

5. Vinho do Porto Taylor’s Fine Tawny

Vinho do Porto Taylor’s Fine Tawny – Vinho licoroso português

Produzido na região do Douro pela Taylor’s. Este é um Vinho do Porto, na boca, macio, com taninos redondos e longo final. Ao nariz um bouquet aromático opulento, com destaque de notas de frutas maduras, como figo e ameixa, e especiarias, além de um toque de caramelo. A partir das uvas touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinto Cão e Touriga Franca, tem teor alcoólico de 20% e serviço entre 16° e 18°C. O visual é vermelho-tijolo com reflexos âmbar. Este saboroso vinho passa por 36 meses em barricas de carvalho. Classificação: Doce.

6. Vinho do Porto Taylor’s Fine Ruby

Vinho do Porto Taylor’s Fine Ruby – Vinho licoroso português

Produzido na região do Douro pela Taylor’s. Este Vinho do Porto, na boca, é macio, redondo, equilibrado e rico em sabores de frutas em compota. Ao nariz, traz frutas vermelhas maduras, caramelo, figos e ameixas secas entrelaçadas com atraentes notas de noz e pimenta preta. Feito a partir das uvas Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinto Cão, Tinta Barroca e Touriga Nacional; tem teor alcoólico de 20% e serviço entre 16° e 18°C. O visual é vermelho-rubi profundo com auréola granada e passa por 36 meses em barricas de carvalho. Classificação: Doce.

7. Adega de Favaios Muros Porto Tawny

Adega de Favaios Muros Porto Tawny – Vinho licoroso português

Produzido na região do Douro pela Adega de Favaios. Este saboroso vinho na boca é elegante, rico, aveludado e encorpado, com bom equilíbrio entre estrutura e doçura. Ao nariz, é intenso, com notas de frutas maduras e secas, especiarias e caramelo. É produzido a partir das uvas Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca, Touriga Nacional e Tinto Cão. Seu teor alcoólico é 19,5% e, ao serviço, opte pelos 12°C. Com um visual âmbar, é amadurecido por 2 anos em cubas de carvalho. Classificação: Doce.

8. Adega de Favaios Muros Porto Ruby

Adega de Favaios Muros Porto Ruby – Vinho licoroso português

Produzido na região do Douro pela Adega de Favaios. Este vinho, na boca, é encorpado, equilibrado, intenso, frutado e persistente. Ao nariz, é aromático, com notas intensas de frutas vermelhas e pretas. É produzido a partir das uvas Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca, Touriga Nacional e Tinto Cão. Seu teor alcoólico é de 19,5% e o serviço aos 12°C. Um vermelho-rubi intenso e brilhante com passagem de 2 anos em cubas de carvalho. Classificação: Doce

Conclusão

Sempre me deparo com esta questão: como escolher o Vinho do Porto ideal. Confesso que sempre vou em duas garrafas, a que uso antes, com os petiscos, uma suave entrada. Mas, também uso uma para a sobremesa, um fechamento do encontro. Assim, tenho este prazer nas versões entradas e sobremesa, um pouquinho antes do café (volta a falar do café e os vinhos em breve!). Mas, agora, quero que experimente este raro prazer com os vinhos licorosos da região do Douro.

Ofertas Relacionadas

Rolar para cima