Introdução
Há poucos vinhos que possam se comparar a uma boa garrafa de Chablis. Este vinho francês é crocante, seco e perfumado, com um toque de mineralidade e cítrico. É um complemento perfeito para frutos do mar, aves e até mesmo salada. Para ajudar você a começar a explorar esta deliciosa bebida, reunimos alguns fatos sobre este fino vinho.
Como pronunciar “Chablis”
● A primeira sílaba do Chablis é pronunciada como ‘ch’ na palavra ‘chave’.
● A segunda sílaba é pronunciada como ‘êxtase’ sem seu ‘ess’ final, mas com um som “ee” extra adicionado no final. É realmente importante dizer isto duas vezes quando se pronunciar.
Origens geográficas dos vinhos Chablis
Chablis é uma região na França, especificamente uma sub-região da Borgonha. Localizado ao sudeste de Paris, o vinho Chablis é feito a partir da uva Chardonnay e conhecido por seus vinhos brancos. A principal uva utilizada na produção do Chablis é o Chardonnay, que representa mais de 98% de todas as videiras plantadas nesta área. O tipo de solo encontrado aqui é giz e argila, com um nível relativamente alto de acidez que produz sabores crocantes quando se trata de vinificação.
O clima do Chablis
O clima do Chablis é fresco e marítimo, o que significa que está abrigado do sol pelas colinas ao redor e recebe mais neblina do que outras partes da Borgonha. A região também tem uma estação de crescimento muito longa, com verões quentes e invernos suaves.
Solos em Chablis
Os solos do Chablis são compostos de argila e calcário, o que confere ao vinho seu caráter mineral distinto. Isto se deve ao fato de que a combinação destes dois elementos é única para o Chablis.
A qualidade de um solo pode ter um grande impacto na cultura da uva, pois afeta a forma como a água e os nutrientes são absorvidos pela videira.
Características dos vinhos Chablis
O Chablis é conhecido por sua acidez crocante e seu caráter mineral. Estes vinhos são perfeitos para emparelhar com frutos do mar e carnes brancas, tais como frango ou peixe.
Os vinhos Chablis têm tipicamente um baixo teor alcoólico (geralmente abaixo de 12%) e altos níveis de acidez. Isto os torna leves, frutados e refrescantes para beber por conta própria ou com alimentos.
Qual é a melhor maneira de servir o Chablis?
Para tirar o máximo proveito de seu Chablis, ele é melhor servido refrigerado. Um copo com uma taça larga e aro estreito é ideal para este fim. Normalmente, o Chablis é servido entre 8°C e 10°C; entretanto, se você preferir seu vinho um pouco mais quente, isso também é bom!
Com quais alimentos o Chablis combina bem?
O Chablis é um vinho versátil. Combina bem com frutos do mar, carnes brancas e aves. A melhor maneira de apreciar o Chablis é emparelhá-lo com pratos de peixe ou frutos do mar. Você também pode servi-lo com frango ou peru. A razão pela qual o Chablis funciona tão bem nestas situações é devido a seus sabores frescos e ácidos que complementam a salinidade dos pratos de frutos do mar e carnes brancas.
A acidez do Chablis combina bem com molhos cremosos, como molho hollandaise em ovos Benedict, molho béarnaise em bife tártaro ou molhos brancos como mornay (queijo) em torta de peixe; todos eles podem ser servidos frios ou quentes, dependendo de sua preferência.
O Chablis é um vinho versátil que pode ser apreciado com muitos alimentos diferentes. A chave para emparelhar o Chablis é lembrar que é um vinho branco seco, então você vai querer emparelhar com pratos que também são secos e sem muitos sabores fortes demais. Aqui estão algumas sugestões:
● Peixe, mariscos e aves
● Frutos do mar (caranguejo, lagosta, mexilhões)
● Fondue de queijo
Quais são os diferentes estilos de Chablis? Quais são as variações de Vintage no Chablis?
Chablis é um vinho branco seco feito a partir da uva chardonnay. É originário do Chablis, que está localizado cerca de 60 milhas ao norte de Paris, e tem sido produzido há séculos.
O Chablis pode ser dividido em duas categorias: Básico e Premier Cru (ou Grand Cru). O Chablis Básico é feito de uvas cultivadas em qualquer lugar dentro do terroir do Chablis e não pode ser rotulado com qualquer nome de vinhedo específico no rótulo. Os engarrafamentos Premier Cru devem vir de vinhedos específicos da Borgonha que tenham sido designados pelas autoridades como Premier Cru (ou Grand Cru appellations).
Logo, em Chablis, as vinhas são classificadas em quatro níveis de denominação: Petit Chablis, Chablis, Chablis Premier Cru e Chablis Grand Cru. Estas duas últimas categorias compreendem vinhos de várias parcelas identificadas e nomeadas, ou Climats.
O Chablis é um bom vinho para emparelhar com peixe e marisco, assim como frango ou peru. Se você pensar nele principalmente como um aperitivo, então você está pronto para um deleite. O Chablis é seco, mas também pode ser doce. Você terá muitas opções de sabor para escolher ao emparelhar seu vinho com a comida.
O Chablis tem sido apreciado pelas pessoas há séculos porque combina bem com tantos alimentos e pratos diferentes. Não se trata apenas de emparelhar a comida certa com o vinho certo; trata-se também de saborear ambos no seu melhor conjunto.
Conclusão
Então, aí está! Esperamos que este artigo o tenha ajudado a entender mais sobre o que exatamente torna o Chablis tão especial. Como sempre, a melhor maneira de aprender é provando e experimentando, portanto, se você já se encontrou na Borgonha, não hesite em visitar um dos seus muitos vinhedos. Se não… bem, então podemos simplesmente recomendar encomendar uma garrafa online, www.centergourmet.com.br, quando você precisar de uma desculpa para um copo de vinho em casa!
E para ver as melhores ofertas de vinhos Chablis da web, não deixe de dar uma olhada na nossa seleta lista abaixo:
⇒ O exemplar Chablis Grand Cru de Les Bougros
William Fevre Chablis Les Bougros Grand Cru 2016:
Boca amplo, redondo, firme e com acidez intensa ao mesmo tempo; Produtor: William Fevre; Teor alcoólico: 13%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Bouquet rico com notas minerais intensas; Harmonização: Peixes, crustáceos, frutos do mar grelhados ou em molho cremoso
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3Zl9Wai”]Compre aqui[/button]
⇒ O exemplar Chablis Básico
William Fevre Chablis 2018:
Boca fresca e macia, sustentada por uma agradável mineralidade; Produtor: William Fevre; Teor alcoólico: 12%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Abertura de buquê fresco e elegante, com notas cítricas, frutas brancas e flores; Harmonização: Peixe grelhado ou em molho leve, frutos do mar, ostras, sushi
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3ICH9bp”]Compre aqui[/button]
⇒ O exemplar Chablis Básico
William Fevre Chablis 2019:
Paladar intenso, com ótima estrutura e suavidade, final longo; Produtor: William Fevre; Teor alcoólico: 12%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Aromas de grande fineza evoluindo com notas cítricas, frutas brancas e flores; Harmonização: Peixe grelhado ou com molho, frutos do mar, ostras
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3vVWhJ3″]Compre aqui[/button]
⇒ O exemplar Chablis Premier Cru de Vaillons
William Fevre Chablis Vaillons Premier Cru 2018:
Boca generosa e refinada, de uma bela redondeza; Produtor: William Fevre; Teor alcoólico: 13%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Nariz pronunciado de frutas e flores com uma agradável frescura e alguns toques minerais; Harmonização: Peixe, frutos do mar, crustáceos, cremosos ou grelhados. Aves em creme ou grelhadas e carnes brancas
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3GlK1X6″]Compre aqui[/button]
⇒ O exemplar Chablis Básico
Domaine Maurice Lecestre Chablis 2021:
Paladar mineral e com bom comprimento. Equilíbrio impecável na boca; Produtor: Domaine Maurice Lecestre; Teor alcoólico: 12%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Bouquet mineral com aromas cítricos; Harmonização: Frutos do mar, peixes crus ou marinados, caracóis, charcutaria, queijo Gruyère
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://bit.ly/3GS2bkU”]Compre aqui[/button]
⇒ O exemplar Chablis Grand Cru de Les Clos
William Fevre Chablis Les Clos Grand Cru 2018:
Paladar intenso, com ótima estrutura e suavidade, além de notas de baunilha, final longo; Produtor: William Fevre; Teor alcoólico: 13%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Complexidade aromática, combinando frutado, floral e picante com uma grande mineralidade; Harmonização: Peixe grelhado ou com molho, frutos do mar, ostras
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3ZmEI2x”]Compre aqui[/button]
⇒ O exemplar Chablis Básico
William Fevre Petit Chablis 2019:
Um vinho leve, fresco e de boa persistência; Produtor: William Fevre; Teor alcoólico: 12%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Bouquet marcado por grande frescura. Notas frutadas, florais e minerais; Harmonização: Ostras, frutos do mar ou peixes mais gordurosos
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3X4J1hy”]Compre aqui[/button]
⇒ O branco Chardonnay de Borgonha
William Fevre Petit Chablis 2018:
Um vinho leve, fresco e de boa persistencia; Produtor: William Fevre; Teor alcoólico: 12%; Uva: Chardonnay (vinho varietal); Nariz: Bouquet marcado por grande frescura. Notas frutadas, florais e minerais; Harmonização: Ostras, frutos do mar ou peixes mais gordurosos
[button type=”success” class=”yellow” link=”https://tidd.ly/3QoKSuV”]Compre aqui[/button]