Villa Matilde Rocca dei Leoni Aglianico 2015

Villa Matilde Rocca dei Leoni Aglianico 2015 - Oferta

Vinho tinto italiano

Volume: 750 mL
Região: Campania
Safra: 2015
Boca: Agradável e bem estruturado
Produtor: Villa Matilde
Uva: Aglianico
Teor alcoólico: 13%
Serviço: 17°C
Potencial de guarda: 2021
Nariz: Frutas vermelhas maduras
Visual: Vermelho-rubi
Amadurecimento: 3 meses em barris de carvalho
Tipo de fechamento: Rolha sintética
Harmonização: Carnes de caça e queijos azuis
Premiações/Pontuações: 91 pontos pelo crítico James Suckling

Breve descrição:

De origem grega, a exótica variedade Aglianico é bem presente no terroir de Campania, no sudeste da Itália, onde mostra todo o seu potencial.

Potencial que é muito bem aproveitado neste Rocca dei Leoni, de equilíbrio impecável e sabor único, que faz jus a fama da premiada vinícola Villa Matilde, uma das mais tradicionais de toda a Itália.

 

Sobre a vinícola:

A história da Villa Matilde começou na década de 1960, no momento em que Francesco Paolo Avallone, um advogado com uma paixão por vinhos antigos e um interesse permanente no “vinum Falernum” descrito nos relatos de Plínio e na poesia de Virgílio, Martial e Horácio (é o vinho mais famoso da literatura antiga), decidiu trazer de volta à vida aquele lendário vinho, que havia desaparecido no início do século XX.

Com a ajuda de um grupo de amigos, incluindo professores do departamento de Ciências da Cultura da Universidade de Nápoles, a Avallone foi capaz de identificar, de acordo com anos de estudo, as variedades de uvas que haviam produzido o Falernum na época romana.

Com a ajuda dos agricultores locais, ele plantou novamente o punhado de videiras que milagrosamente sobreviveram à devastação da filoxera no final do século XIX, bem na região de Monte Massico, onde floresceram nos tempos antigos, e então fundou a Villa Matilde.

Hoje, a vinícola é administrada por seus filhos, Francesco Paolo, Maria Ida e Salvatore Avallone. Eles não apenas valorizam um patrimônio importante, mas dirigem seu olhar para fora também: do Ager Falernus para as províncias de Benevento e Avellino, com novas plantações, novos projetos e novos vinhos que expressam a identidade autoconfiante da Campania Felix.

Em 2000, Villa Matilde introduziu Tenuta Rocca dei Leoni e, logo após, em 2004, Tenuta d’Altavilla, respectivamente, no coração do distrito de Sannio Benevento e no DOCGs Irpinia, na província de Avellino.

O vínculo com a cultura local e suas tradições de vinificação constitui, assim, o começo da história e a fundação da filosofia de produção desta vinícola.

Além disso está a valorização da pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, além do projeto “Emissões Zero”, fruto do desejo de demonstrar que se pode produzir vinho com foco no baixo impacto ambiental.

As vinhas, treinadas então para o sistema Guyot, são plantadas a uma densidade de 6.000 videiras por hectare. A Villa Matilde estuda cuidadosamente os seus vinhos, a fim de identificar as variedades de uvas que outrora produziram os vinhos mais antigos desta área, como o Aglianico, que é o antigo Hellenico; o Piedirosso, que junto com o Aglianico faz o vermelho Falerno; e Falanghina, que produz Falerno branco.

A busca pelo passado é decerto constantemente tornada mais efetiva ao reconsiderar e modernizar esse processo com métodos e equipamentos pioneiros.

Referência: http://www.villamatilde.it

Veja a seguir mais rótulos da vinícola Villa Matilde

Para comprar no site parceiro, clique aqui

Ofertas Relacionadas

Rolar para cima