Vinho tinto espanhol
Volume: 750 mL
Região: Alicante
Safra: 2017
Boca: Médio corpo, boa acidez, taninos presentes, harmônico
Produtor: Vinessens
Uvas: Monastrell (100%)
Teor alcoólico: 13,5%
Serviço: 15°C
Potencial de guarda: 5 anos
Nariz: Cereja, framboesa, alcaçuz e nuance de ervas
Visual: Rubi
Armazenamento: Não passa por amadurecimento
Harmonização: Carne assada, bolinho de carne-seca, lombo suíno ao forno, quiche vegetariano, arroz carreteiro, queijo Edam
Premiações/Pontuações: Pontuado com 90 pontos pelo crítico Robert Parker
Breve descrição:
Elaborado no terroir Alicante, que fica na região ensolarada de Valência, este tinto provém de uma safra certificada como “muito boa”.
Além disso, foi recebeu uma alta pontuação do renomado crítico Robert Parker. Assim sendo, o seu nome, Tragolargo, faz referência a um “grande gole”, devido ao seu paladar agradável e muito saboroso.
Sobre a vinícola:
Vinessens é uma pequena vinícola de gerência familiar, e as vinhas são antigas, algumas com mais de 100 anos de idade. Sendo assim, a vinícola é conduzida por uma família jovem que realmente ama o que faz, apoiada por uma equipe profissional altamente treinada.
Assim sendo, os vinhos que são lançados ao mercado se baseiem em três pilares fundamentais: emoção, inovação e trabalho duro. Sobretudo, na Bodega Vinessens, há sempre a busca do que se chama de “Vinos de Autor” (Autor dos vinhos).
Dessa forma, são vinhos que refletem personalidades produzidas usando quase inteiramente técnicas artesanais. Sendo assim, é um verdadeiro reflexo do que ficou conhecido como “Adega de garagem”, um novo estilo de vinícola com novas e emocionantes interpretações de ponta da vinificação.
No entanto, a produção é limitada, mas com embalagem original e exclusiva. Visto que a bodega tem 23 hectares na encosta da ‘Sierra Salinas’, com uma altitude de 550 a 700 metros acima do nível do mar, as videiras são enraizadas no solo de calcário, em geral arenosas e pedregosas e extremamente baixas em matéria orgânica.
O clima é mediterrâneo, mas tem uma influência continental com invernos frios e secos e verões extremamente quentes, o que é ideal, logo que favorece a maturação constante das uvas, conservando o aroma e equilibrando a acidez.
Sobretudo, há um profundo respeito pelo meio ambiente, combatendo pragas e pragas usando métodos inteiramente ecológicos, como técnicas naturais de confusão de feromônios.
Ademais, Bodega Vinessens é pioneira na produção de vinho na região. Com efeito, o conceito ‘Garage Bodega’ que a bodega adquiriu significa que ela é capaz de adaptar certas técnicas de produção a cada variedade de uva e estilo de vinho.
Como resultado, se tem a ‘micro-vinificação’, na qual se realiza macerações e fermentações artesanais em barris de 500 litros, sempre com o máximo respeito pelas características peculiares de cada variedade.
Só para exemplificar, uma das técnicas que são motivos de orgulho é a fermentação em barril do Chardonnay, que é realizada a baixas temperaturas usando a tecnologia mais recente, como uma maneira de manter os traços específicos da uva. O resultado é um impressionante vinho branco repleto de frutas e personalidade.
Sendo assim, a maioria dos vinhos é produzida a partir de nossas vinhas antigas da variedade Monastrell.
Sem dúvida, o Mediterrâneo está sempre presente nos vinhos com frutas, que mostram notas típicas da região, como notas de ervas locais, como alecrim e tomilho. Além de terem um caráter mineral calcário distinto, devido à calcificação do solo.
Assim como há a produção de vinhos com variedades estrangeiras que se adaptam extraordinariamente bem às condições de cultivo em Villena, como Syrah e Cabernet Sauvignon.
Semelhantemente, a vinícola se esforça na recuperação de variedades locais que quase se extinguiram, como a variedade de uva branca Malvasia, com a esperança firme que eles ainda têm o potencial de fazer bons vinhos.
Referência: http://www.bcnwine.cat/en/wineries/vinessens
Veja a seguir mais 1 rótulo de Vinessens: o La Casica del Abuelo D.O. Alicante 2016
Para comprar no site parceiro, clique aqui