*Para comprar no site parceiro, clique na imagem acima
Vinho branco argentino – Terrazas de los Andes Reserva Torrontés 2021
Para comprar esse vinho no site parceiro, clique aqui
Volume: 750 mL
Região: Salta
Safra: 2021
Boca: Vinho jovem, leve, frutado e refrescante. Com um começo suave, este Torrontés é redondo e cremoso. Seu final de boca é limpo, fresco e persistente
Produtor: Terrazas de los Andes
Uva: Torrontés
Teor Alcoólico: 13,6%
Serviço: 8°C
Potencial de guarda: 4 anos
Nariz: Fresco e elegante, oferece aromas frutados de damasco, pêssego amarelo, abacaxi e limão com notas de camomila e chá verde
Visual: Amarelo pálido com reflexos esverdeados
Amadurecimento: 2 meses em tanques de aço inox a baixa temperatura
Harmonização: Opte por pratos mais leves, como carnes brancas, molhos à base de manteiga, ervas frescas, queijos cremosos ou molhos cítricos. Dicas: carpaccio de pupunha ao pesto, peixe ao forno com legumes, bolinho de bacalhau, quiche de alho-poró
Breve descrição:
Uma expressão da Torrontés, a uva branca símbolo da vinicultura argentina, quando cultivada em Salta, assim é este Terrazas de los Andes Reserva.
Salta fica na região norte do país, e possui um clima quente, seco e razoavelmente frio no inverno, já que possui uma alta altitude. Condições perfeitas para o desenvolvimento da variedade, principalmente porque os vinhedos de onde saíram as uvas que compõem esse exemplar se situam a mais de 1650 metros de altitude.
E ainda essa altíssima altitude agrega mais complexidade às uvas.
Logo após a colheita e a vinificação, o estágio em tanques de aço inox preservou as características naturais da uva. O que conferiu ao vinho ainda mais intensidade nos aromas e no sabor.
E um alerta para os alérgicos: este exemplar contém derivados do leite.
Sobre a vinícola:
De tal forma que é parte do grupo de vinhos da LVMH, a Terrazas de los Andes leva a vinificação a alturas vertiginosas nos Andes argentinos.
Assim, fundada em 1999, a Terrazas de los Andes é uma vinícola na região de Lujan de Cuyó, no Vale do Uco, em Mendoza, no sopé dos Andes argentinos. Visto que é propriedade da empresa francesa LVMH, a vinícola afirma trazer seu ‘know-how francês’ para o terroir argentino.
O nome se traduz em “Terraços dos Andes” e, portanto, suas nove vinhas em terraços ficam em altitudes altas, variando entre 980-1800 metros acima do nível do mar. Bem como eles cobrem 525 hectares, do tamanho da Baixa Manhattan.
Sendo assim, as condições variam dependendo da altitude, e os produtores de vinho tentam ajustar as condições ideais da variedade de uva ao clima correto. E assim as videiras de Torrontés são plantadas na altitude mais alta, aonde se cultiva a variedade Malbec. Assim também se inclui outras variedades como Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Syrah e Petit Manseng.
Além disso, o terroir de Lujan de Cuyó é caracterizado por baixas chuvas, solos rochosos e vastas diferenças entre as temperaturas dia / noite, com muita exposição ao sol seguida de noites frias e desérticas, baixas chuvas e solos rochosos.
Atualmente, a Terrazas de los Andes produz vinhos Malbec, Cabernet Sauvignon, Chardonnay e Torrontés colhidos à mão. Assim como dois Malbecs de vinhedo único e dois Malbecs de ‘parcela’ de seus vinhedos mais antigos e mais altos (plantados em 1929 e 1945, respectivamente).
Referência: www.decanter.com
Veja a seguir mais rótulos de Terrazas de los Andes
Para comprar no site parceiro, clique aqui