Teorema D.O. Calatayud Garnacha 2016

Teorema D.O. Calatayud Garnacha 2016 - Oferta

Vinho tinto espanhol

Volume: 750 mL
Região: Calatayud
Safra: 2016
Boca: Fresco, com bom corpo e nuances frutadas
Produtor: Bodegas y Viñedos Del Jalón
Uva: Garnacha/Grenache
Teor alcoólico: 14%
Serviço: 16°C
Potencial de guarda: 5 anos
Nariz: Cerejas e amoras maduras, ameixas secas, com delicadas notas de chocolate
Visual: Rubi
Armazenamento: Em barricas de carvalho francês
Harmonização: Costela suína com batatas assadas, risoto quatro queijos, legumes sauté, nhoque à bolonhesa, lasanha gratinada, cogumelos salteados

Breve descrição:

Este vinho é feito com as uvas Garnacha – também chamada de Grenache – cultivadas em videira de 40 anos de idade, localizadas na região espanhola de Calatayud.

Portanto é um tinto que une o aspecto fresco, de bom corpo e notas frutadas da variedade com a tipicidade do seu terroir. Barricado, possui um aroma rico e complexo que vai desde notas de cerejas, amoras e ameixas secas até delicadas notas de chocolate

De estilo gastrômico, acompanha perfeitamente uma costela suína ou um risoto de quatro queijos.

 

Sobre a vinícola:

Bodegas e vinhos do Jalón de Calatayud foi fundada em 1999 a fim de ser o motor de crescimento dos vinhos Calatayud. Esta empresa foi então formada graças às três principais vinícolas da Denominação: Bodega San Isidro em Maluenda, Bodega San Fabián em Mara e Bodega Virgen del Mar e Cuesta em Munébrega.

Quatro entidades financeiras e o Governo de Aragão, por meio do I.A.F (Instituto Aragonés del Fomento), também foram, similarmente, parte importante do projeto. O local escolhido, dessa forma, para a fundação desta nova empresa foi um local único e muito especial na região, o famoso Monasterio de Piedra.

Para fazer com que todos os vinhos de Bodegas e Viñedos del Jalón fossem de tão alta qualidade, era necessário afinal ter um vinhedo de grande potencial. As vinícolas associadas tiveram esse potencial em uma área de aproximadamente 650 hectares.

Portanto, os três pilares para obter um bom resultado foram qualidade, profissionalismo e futuro. Isso, juntamente com os esforços das famílias vitícolas e os enormes avanços na viticultura e na tecnologia do vinho, resultam enfim em uma evolução contínua na qualidade.

A região montanhosa, e por conseqüência uma grande variedade de microclimas, proporciona uma grande variedade de lugares onde cada um tem qualidades e potencial de qualidade muito diferentes. As vinhas desse modo estão a uma altitude entre 600 e mais de 1000 metros acima do nível do mar, concentradas na parte sul da região de Calatayud, ao norte do rio Jalón, entrando no sul do Sistema Ibérico e no vale do Rio del Jiloca.

As mais altas, mais da metade, são basicamente antigas Grenaches plantadas há mais de 40 anos, com uma produção muito baixa sendo assim “a jóia da coroa”, e as vinhas mais baixas são de Tempranillo, que fornecem a espinha dorsal de muitos vinhos tintos de Bodegas e vinhos do Jalón, juntamente com as novas variedades emergentes.

Eles fizeram uma subdivisão dentro da vinícola chamada Las Pizarras de Bodegas e Viñedos del Jalón. Essa subdivisão produz vinhos muito exclusivos e altamente expressivos, com personalidade própria.

Eles fazem uma coleção de três vinhos monovarietais muito diferentes que a única característica é que as vinhas são plantadas em solos formados principalmente por pedras e cascalho, pobres em nutrientes.

Referência: https://www.enterwine.com/es/mundo-del-vino/bodegas/bodegas-y-vinedos-del-jalon

Para comprar no site parceiro, clique aqui

Ofertas Relacionadas

Rolar para cima