Salmão grelhado, as dicas do sommelier

Salmão grelhado, sempre uma boa ideia. É isso mesmo, hoje vamos falar de saúde. Saúde é coisa séria. Bom, imagine juntar bom gosto, boa saúde e uma experiência inesquecível. O pescado é grande moda. Faz bem e costuma ser bem saboroso.

Entre os pescados, o salmão é um queridinho de todos. É sinal de bom gosto. O salmão grelhado é um toque em sua mesa. E, além de tudo, é um alimento muito rico em substâncias que melhoram sua saúde, previnem doenças e aumentam seu bem-estar.

Hoje vamos falar disso: salmão grelhado. Uma receita imperdível acompanhada de uma lista ideal para saborear nosso salmão grelhado.

Receita

Ingredientes

2 postas de salmão

Sal

Sumo de 2 limões

Ingredientes do molho

1 colher (chá) de massa de alho

1 pitada de sal

Coentro picado a gosto

50 ml de azeite

1 raminho de coentro

Modo de preparo

Tempere as postas de um dia para o outro em sal e limão. Na hora de grelhar, prepare o molho, misturando todos os ingredientes. Pincele as postas com o raminho de coentro. Grelhe, pincelando com o molho sempre que vira. Na última virada, cubra as postas com os ingredientes do molho. Deixe alourar um pouco mais para aderir bem e está pronto.

Lista de vinhos para acompanha salmão grelhado

1. Vinho branco chileno – Santa Alicia Chardonnay 2023. Em harmonização, pense em carnes brancas, frutos do mar, queijos, risoto e massas ao molho branco, saladas e aperitivos.

2. Vinho branco argentino – Viña de Los Andes Torrontés 2023. Em harmonização, pense em carnes brancas, frutos do mar, queijos, saladas e aperitivos.

3. Vinho branco argentino – Rocas Viejas Torrontés 2023. Em harmonização, pense em carnes brancas, frutos do mar, queijos, saladas e aperitivos.

4. Vinho branco chileno – Reservado Sauvignon Blanc. Em harmonização, pense em peixes, frutos do mar e saladas.

5. Vinho branco chileno – Finca Patagonia Expedicion Single Vineyard Selection Sauvignon Blanc Central Valley DO 2023. Em harmonização, pense em carnes brancas, frutos do mar, queijos, saladas e aperitivos.

6. Vinho branco português – Pauliteiros Branco 2020. Em harmonização, pense em entradas, saladas, frutos do mar e pescados em geral.

7. Vinho rosé francês – Estandon Brise Marine Rosé 2020 1500 mL. Em harmonização, pense em carnes brancas ou peixes grelhados, com legumes e salada

Leia mais sobre esses vinhos citados acima

1. Santa Alicia Chardonnay 2023

Santa Alicia Chardonnay 2023 – Vinho branco chileno

Produzido na região de Valle Central pela Viña Santa Alicia. Este saboroso vinho, na boca, é refrescante, frutado e leve. Ao nariz, traz aroma de frutas cítricas e flores brancas. Produzido a partir da Chardonnay, com teor alcoólico 12,5%, e serviço 9°C, é um vinho amarelho palha classificado como seco.

2. Viña de Los Andes Torrontés 2023

Viña de Los Andes Torrontés 2023 – Vinho branco argentino

Produzido na região de Mendoza pela Fecovita. Este saboroso vinho, na boca, é equilibrado, refrescante, leve, persistente. Ao nariz, traz notas intensas de frutas cítricas e tropicais, com toques florais. Produzido a partir da Torrontés, com teor alcoólico 12,5%, e serviço 8°C, é um vinho amarelo palha brilhante classificado como seco.

3. Rocas Viejas Torrontés 2023

Rocas Viejas Torrontés 2023 – Vinho branco argentino

Produzido na região de Mendoza pela Fecovita. Este saboroso vinho, na boca, é frutado, refrescante, delicado e com final cítrico. Ao nariz, traz um tom elegante combinação de frutas brancas, com notas florais e um toque mineral. Produzido a partir da Torrontés, com teor alcoólico 12,5%, e serviço 8°C, é um vinho amarelo palha com reflexos esverdeados classificado como seco.

4. Reservado Sauvignon Blanc

Reservado Sauvignon Blanc – Vinho branco chileno

Produzido na região de Valle Central pela Concha Y Toro. Este saboroso vinho, na boca, traz notas de frutas cítricas, corpo leve e refrescante, equilibrado, com notas ervais. Ao nariz, traz aromas de frutas cítricas e notas de ervas. Produzido a partir da Sauvignon Blanc, com teor alcoólico 12,3%, e serviço de 7° a 8°C, é um vinho amarelo palha com reflexos verdes classificado como seco.

5. Finca Patagonia Expedicion Single Vineyard Selection Sauvignon Blanc Central Valley DO 2023

Finca Patagonia Expedicion Single Vineyard Selection Sauvignon Blanc Central Valley DO 2023 – Vinho branco chileno

Produzido na região de Valle de Central pela Finca Patagonia. Este saboroso vinho, na boca, é fresco, harmonioso, frutado, boa acidez. Ao nariz, traz frutas cítricas como abacaxi e limão siciliano. Produzido a partir da Sauvignon blanc, com teor alcoólico 12,5%, e serviço 8°C, é um vinho amarelo palha classificado como seco.

6. Pauliteiros Branco 2020

Pauliteiros Branco 2020 – Vinho branco português

Produzido na região de Douro pela Ribadouro. Este saboroso vinho, na boca, é muito agradável, com acidez leve que traz muito frescor. Ao nariz, traz aromas de frutas cítricas bem acentuado e equilibrado. Produzido a partir de uvas variadas, com teor alcoólico 13%, e serviço 6° a 12°C, é um vinho de cor cítrica classificado como seco.

7. Estandon Brise Marine Rosé 2020 1500 mL

Estandon Brise Marine Rosé 2020 1500 mL – Vinho rosé francês

Produzido na região de Provença pela Estandon. Este saboroso vinho, na boca, é frutado, leve, fresco e fácil de beber. Ao nariz, traz cassis e frutas de bosque. Produzido a partir das uvas Garnacha e Syrah, com teor alcoólico 13%, e serviço 8° a 10°C, é um vinho de rosa salmão classificado como seco.

Conclusão

O pescado virou uma nova tendência a partir das descobertas quanto a Dieta do Mediterrâneo. Cada vez mais se descobre que grupos de pessoas que se alimentam basicamente de pescados e azeite têm uma ótima saúde. Então, vamos ao comportamento deste povo: peixes, azeite e vinho. Eu quero, e você? Então, venha!

Deixe um comentário

Rolar para cima